2009
Instalar Fontes tutorial Breve explicação (na óptica do utilizador) de como baixar e instalar uma nova “fonte “ no seu sistema operativo, e ficar disponível para todas as aplicações.
António Arnaut Duarte Professor/Formador 25-02-2009
2
Instalar Fontes
Por norma, as fontes que acompanham os pacotes Office (escritório), são mais que suficientes, mas nada nos impede de instalar mais algumas. Trata-se de um procedimento relativamente simples e que vou passar a descrever nas linhas seguintes. Na Internet - http://www.netfontes.com.br/ - podemos encontrar diversos sítios de onde descarregar diferentes tipos de fontes. Neste local da rede, existe um motor de pesquisa interno, onde podemos digitar o tipo de letra que procuramos e iniciar a busca.
Logo de seguida são listados os resultados obtidos e então só temos que proceder à descarga da fonte seleccionada, como se mostra na imagem em baixo. Na listagem é-nos sempre mostrado um exemplo da fonte.
É sempre conveniente que se guarde o ficheiro no disco rígido; de salientar que o formato dos mesmos é sempre “*.zip”, ou seja, ficheiro comprimido. É necessário portanto ter instalado um descompactador de ficheiros daquele formato, para podermos depois proceder à instalação do ficheiro da fonte escolhida. Professor/Formador | António Arnaut Duarte
3
Instalar Fontes
Independentemente do programa que se utilize para fazer a descompressão de ficheiros “zip”, o procedimento é muito idêntico, em qualquer deles.
Vamos então aceder ao Explorador do Windows, e procurar o disco rígido, sempre identificado pela letra “C”. Neste iremos encontrar a pasta “Windows”, que seleccionamos com um simples click sobre ela. Expandindo aquela pasta iremos encontrar uma lista enorme de subpastas, e de entre elas, existe uma denominada “Fonts”. É agora chegada a altura de procurar o menu “Ficheiro” e escolher a opção “Instalar novo tipo de letra …”.
Na caixa de diálogo que entretanto surgiu, iremos procurar onde temos o(s) ficheiros das fontes que pretendemos instalar. Seleccionamos todos e clicamos em “OK” e a instalação é imediata e fica disponível para todos os aplicativos existentes no nosso computador. Professor/Formador | António Arnaut Duarte