UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INTERATIVA Marcelo Pereira da Silva RA: 0909435 CURSO: Gestão da Tecnologia da Informação 1º semestre
PORTFÓLIO ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Escola Paroquial Cristo Rei
Ficha de Controle Nome Completo: Marcelo Pereira da Silva _ RA: 0909435______________ Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Semestre: 1º semestre______ Email:
[email protected]_________ Telefone: (63)84396662_____
Uso exclusivo para correção Data
Descrição da atividade
Horas
21/06/09
Resumo da revista: Plenitude Resumo do livro: Tocantinópolis Resumo do filme: O Dia Depois de Amanhã Resumo do filme: Tigres
22/06/09
Resumo do Vídeo: Natureza: Os fenômenos e as agressões
05h00min
22/06/09
Resumo de matérias publicadas em jornais: Terra do fogo
10h00min
22/06/09
Resumo/relatório Participação de fóruns de discussões
05h00min
24/06/09
Resumo de matérias publicadas em jornais: Por um planeta melhor
01/06/09 10/06/09 20/06/09
10h00min 10h00min 05h00min 05h00min
10h00min
24/06/09
Resumo de matérias publicadas em jornais: Palestra estimula o publico a refletir sobre o futuro do planeta
10h00min
24/06/09
Resumo da Revista: Veja
10h00min
Resumo da revista:
Hs. Val.
Obs.
24/06/09 / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Veja
10h00min
/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / Total de Horas
90h00min Total de Horas: Tutor:
Resumo da Revista: Plenitude A revista “Plenitude” com o tema a “fúria da natureza” a qual escolhe porque aborda um assunto referente à disciplina a qual estou cursando neste semestre, nela fala notícias sobre o que está acontecendo no mundo, apesar de ser do ano de 2005, contam fatos que vem ocorrendo no nosso planeta, à reação da natureza contra o homem, a degradação do homem ao meio ambiente, que são assuntos atuais, nela cita algumas catástrofes que já acorreu ou esta ocorrendo no nosso planeta como: terremotos, tsunamis, furacões, buraco na camada de ozônio, aquecimento global e etc. “A ONU afirma que as populações mais desfavorecidas serão as mais atingidas com as conseqüências das mudanças climáticas no nosso planeta”. Se nada for feito imediatamente, agora e futuramente iremos sofrer com essas mudanças climáticas, e o caso que já esta acorrendo em nosso planeta chuvas recentemente vem devastando diversas regiões do planeta, chuvas intensas em algumas áreas e poucas chuvas em outras áreas, populações e representantes deverão fazer algo para que não continuemos com essas catástrofes que vem ocorrendo desde revolução industrial. Então a revista fala muito sobre essas catástrofes que vem ocorrendo, nela tem critica sobre a poluição das indústrias, essa critica e feita pelo astrônomo Ronaldo Rogério, assunto sobre meio ambiente deveria ser divulgado recentemente em revista, jornais e TV, para vermos se algo seja tomado urgentemente, se não vamos ter que continuar sofrendo com essas mudanças climáticas.
Comprovante
Resumo do livro: Tocantinópolis 150 anos de urbanização O livro ao qual peguei pra ler, conta a historia de minha cidade, a qual escolhe este livro porque também aborda assunto referente ao meio ambiente, nosso município apesar de ser uma pequena cidade com seus 22 mil habitantes, sofre muito com a poluição dos rios e o desmatamento local, assunto que e falado bastante em qualquer lugar do planeta, o mesmo, cita historias, infra-estrutura e meio ambiente de cada setor, e quanto à infra-estrutura não e nada agradável em nosso município não temos saneamento básico de esgoto, o bom pelo menos as ruas e todas asfaltadas, o livro foi produzido pelo professor Carlos Antonio de Oliveira Sousa, com ajuda dos alunos do Centro de Ensino Médio Dep. Darcy Marinho, também participei da criação desde livro, na capa do livro mostra uma rua, essa rua faz parte do bairro Alto da Boa Vista II, (onde moro atualmente), no livro fala que o setor e considerado um dos mais belos aspectos paisagísticos da cidade, (fora o centro e a beira rio, que é uns dos setores, mais bem organizado do que qualquer outro local da cidade), nosso bairro em questão de infraestrutura e bem organizado, porque foi um bairro planejado, nele ha saneamento básico toda semana, o livro fala detalhadamente como é cada bairro de nossa cidade, e como vivem todos os moradores desses bairros.
Comprovante
Resumo do filme: O Dia Depois de Amanhã
Peguei esse filme porque aborda assunto referente à disciplina desenvolvimento sustentável no filme tudo começa quando o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) testemunha uma separação de um pedaço de gelo das calotas geladas da Antártida. Então uma série de fenômenos meteorológicos cada vez mais intensos começa a ocorrer pelo globo terrestre: chuva de granizo, furacões com recordes de velocidade, neve e uma série de tornados destrói Los Angeles. O climatologista tenta alertar chefes de Estado sobre uma catástrofe ambiental, mas não é ouvido. O Professor Teny Rapson (Ian Holm), acredita no desastre climático e confirma os piores temores de Jack. Essas ocorrências climáticas bruscas são sintomas de uma mudança global maciça. Segundo eles, o derretimento das calotas polares adiciona uma enorme quantidade de água doce nos oceanos e rompe o equilíbrio das correntes que estabilizam nosso sistema climático. Acontecimentos incomuns tomam conta do mundo e colocam em pânico a população: furacões, que só se formam sobre o mar, aparecem em terra firme, ondas gigantescas engolem prédios em Nova York, pessoas na Escócia simplesmente são congeladas vivas em segundos. É o aquecimento global provocando uma nova Era do gelo. Jack Hall já havia previsto essas mudanças, mas não imaginava que fosse tão cedo e de forma tão brusca. O resultado pode ser uma nova era glacial no planeta. Após detectar exatamente o que está acontecendo e prever as conseqüências, os EUA tomam uma forte decisão. Tentam salvar o que puderem e se refugiam com a ajuda dos chamados países de terceiro mundo. A Europa e a Ásia encontram-se na mesma situação. Depois de alertar os governantes Jack tem um problema pessoal a resolver. Seu filho de 17 anos Sam (Jake Gyllenhaal) se encontra preso na cidade de New York onde ele e seus amigos estão em uma competição escolar. Ele agora tem de enfrentar as fortes inundações e a queda dramática das temperaturas em Manhattan. Depois de conseguir se refugiar na biblioteca pública de Manhattan, Sam consegue contatar seu pai pelo telefone e Jack o pediu que ficasse dentro do prédio aconteça o que acontecer e que procure se mantiver aquecido. À medida que uma evacuação em larga escala para o sul tem início, Jack se dirige para New York para salvar Sam. Mas nem mesmo Jack está preparado para o que vai acontecer com ele, com seu filho e com o planeta. No caminho em busca do filho, Jack perde um amigo de muitos anos, mas não desiste e continua a caminhada até que o olho da tempestade passa por Nova York congelando tudo e com muita sorte ele consegue se proteger a tempo. Enquanto isso, Sam e os outros sobreviventes que estão na biblioteca queimam todos os livros para poderem se mantiver aquecidos, pois, se não for assim, morrem congelados. Quando a tempestade passa, Jack sai novamente em busca do filho e se assusta ao ver
a biblioteca quase toda coberta pela neve. Ele entra na biblioteca e é com grande alívio que encontra seu filho vivo, apesar de ter morrido milhares de pessoas. E exatamente isso que ocorrerá se nada for tomado urgentemente, consumimos mas do que necessitamos, poluímos mas que devíamos e se continuar nesse ritmo nossas futuras gerações serão devastadas pela fúria da natureza. "O filme mostra o aquecimento global provocando o resfriamento global".
Comprovante
Resumo do filme: Tigres
Peguei o filme “tigre” porque aborta assunto referente à disciplina desenvolvimento sustentável, o filme conta uma historia das criaturas mais belas e misteriosas conhecidas pelo homem, o tigre siberiano e mais um animal que corre serio risco de extinção. Menos de 400 espécimes ainda vivem em seu habitat selvagem após décadas de perseguições pelo seres humanos e a devastação de floresta. O documentário inédito e exclusivo mostra o esforço de uma equipe de cientista americanos e russos que se uniram para acompanhar a trajetória do tigre siberiano, tentando garantir sua sobrevivência.
O casal de pesquisadores americanos John Goodrich e Linda Kerley tenta acompanhar de perto esses mistérios felinos, observando hábitos alimentares, sua complexa estrutura familiar e ate a abrangência do território que ocupam eles seguem as pegadas da tigresa Kátia e de seus filhotes de 6 meses, batizada de Larissa, em sua luta pela sobrevivência nas geladas floresta da Sibéria. O documentário “In the Shadow of the Tiger” revela a luta destes felinos que já foi o maior predador da Ásia – contra o avanço do homem, cujo progresso descontrolado e a devastação da floresta que homem vem causando ameaçada sua vida na reserva natural em Sikhote, no estremo oriente da Rússia. A caça predatória do tigre siberiano também ajudou a reduzir drasticamente a população deste animal. O filme mostra como esses cientistas tenta ajudar na sobrevivência destes tigres, hoje o homem vem devastando muito as florestas, fazendo queimadas tirando umas das mais belas riquezas de nosso planeta que são as arvores fazendo com isso a extinção dos animais, porque e a única casa que eles têm e a floresta então o cientista esforçam muito pela sobrevivência destes tigres.
Comprovante
Resumo do Vídeo: Natureza: Os fenômenos e as agressões O vídeo “natureza” fala dos fenômenos que vem ocorrendo em nosso planeta o vídeo começa falar dos furacões primeiro ele fala do furacão Katrina que atingiu em 29 de agosto de 2005 a costa sul dos Estados Unidos com força arrasadora. No vídeo diz que mais de mil pessoas morreram e os prejuízos foram estimados em dezenas de bilhões de dólares. O vídeo cita que a cidade de Nova Orleans foi inundada após os diques de contenção contra enchente terem se rompido. O vídeo diz que a tempestade acabou sendo o maior desastre natural da história norte-americana. Depois de seis meses do ciclone tropical, o mundo toma conhecimento dos motivos para que o Katrina não apenas fosse o maior desastre natural até agora nos Estados Unidos, mas também o maior desastre de gestão de emergência da nação norteamericana, logo seguida o vídeo fala das mudanças climáticas diz que nos últimos cem anos, a Terra ficou 0,7º C mais quente (parece ser pouco), mas essas mudanças já estão alterando os climas em todo o planeta, causando derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, furacões mais intensos, enchentes e secas cada vez mais fortes. Caso medidas drásticas não sejam tomadas para controlar o aquecimento global, o planeta enfrentará tempos muito difíceis. A temperatura irá aumentar mais que 2º C (segundo o vídeo) acima dos níveis pré-industriais, com riscos de extinção em massa, colapso dos ecossistemas, falta de alimentos, escassez de água e grandes prejuízos econômicos, empresas deveriam produzir produtos menos poluentes e menos causador de impactos ambientais, se a população não fizer algo urgentemente sofreremos drasticamente no futuro podendo ate mesmo causar a extinção de vida na terra.
Comprovante
Resumo de matérias publicadas em jornais:
Terra do fogo A matéria com o tema “terra do fogo” afirma que a maior floresta tropical do mundo, esta acabando, mas de 800 mil quilômetros quadrados de floresta é devastado, a cada ano, no noticiário diz que o “O relatório GEO Amazônia, divulga em fevereiro pelo programa das Nações Unidas para o meio ambiente (PNUMA), coloca o Brasil em posição vergonhosa ao traçar o descaso com a floresta vem sendo tratada”. O Brasil ocupa o quarto lugar em emissão de gases são mais de 500 milhões de toneladas de carbono e lançadas, anuamente, na atmosfera. A FAO afirma que 42% do desmatamento que vem ocorrendo entre 2000 e 2005 aconteceram no Brasil, se os governos brasileiros e a sociedade não se responsabilizar pela riqueza que tem com certeza a floresta ira se acabar. Na noticia diz que o famoso biólogo e pesquisador alemão Heiko Bleher e a fotografa Natalva Kardina, do Uzbequistão, foram presos por agentes federais quando tentavam embarcar para os EUA, levando varias espécies de peixes sem a devida autorização do IBAMA, o que configura a biopirataria. Os governos investem muito em desmatamento através de formas de créditos para fazendeiros é muito maior do que o dinheiro que investe na recuperação da floresta. Se os representantes que ajudam no desmatamento, quem pode salvar a floresta? E claro que somos nós, se não tomamos iniciativa de salva-la a floresta amazônica não existiram mais daqui alguns anos, por isso temos que tomar iniciativa de tudo porque se não a biopirataria e o desmatamento vai continuar.
Comprovante
Resumo/relatório Participação de fóruns de discussões:
A estatística ajuda na tomada de decisões? O fórum a qual participei com o a seguinte pergunta: A estatística ajuda na tomada de decisões? Mas de 62 mensagens foram postadas duas mensagens foi postadas por mim, uma respondendo a pergunta e a outra corrigindo um erro que cometi no primeiro comentário à primeira foi à seguinte postagem, que foi no dia 22/05/09: “Boa noite pessoal, sou da turma de abril e estou tentando entender um pouco sobre estatística, pois sei que não e uma matéria fácil de aprender e também não e tão difícil de compreender, vale ressaltar que temos que estudar muito pra entendê-la, então a estatística além de ajudar em tomar algumas decisões ela também nos ajudar a compreender os fatos ocorrido, de forma ilustrativa com tabelas e gráficos, a estatística hoje esta em tudo em quanto lugar, onde você anda ela esta ali presente, a parte mas legal que acho em estatística e de saber umas certa probabilidade, tipo você tentar participar de um jogo de loteria você primeiro teria que ver quais são as suas chance de ganhar, por isso que não jogo na loteria pois vejo que a chance de eu ganhar são de 1 em milhões, rsrrsrsrs, então estatística tem haver com tudo. Valeu pessoal bom estudos pra vocês.” A segunda postagem foi no dia 22/05/09 (sei que não conta, mas vou citá-la mesmo assim): Pessoal só mais uma coisa acabei de verificar meu comentário, pois vir que escrevi estatística de forma errada, então estou aqui corrigindo o meu erro, para que todos não fiquem fazendo piadas, valeu? Vários comentários foram postados no fórum a maioria falou que a estatística ajuda sim na tomadas decisões, apesar de ser uma disciplina difícil de entender, mas ela nos ajuda nas tomadas decisões, alguns afirma que sem a estatística a TI não funcionaria de modo correto, todos estão vendo que a estatística e indispensável no curso de TI, os comentários sobre essa pergunta começa no dia 23/04/09 e foi feito pelo aluno FERNANDO BARBOSA com o seguinte comentário: ”Para se tomar certas decisões na empresa onde se trabalha tem que usar certas regras de estatísticas e cálculos para que a decisão seja certeira ou pelo menos chegue perto do objetivo desejado. Usando a estatística de certa forma prevemos o futuro. Nos como profissionais em TI devemos usar esta ferramenta aproveitando melhor o parque computacional e o gerenciamento dos mesmos. Abraço Fernando”. Ele fala que a estatística prever sugestão e nos ajuda o tomar algumas decisões certas, e concordo plenamente com ele a estatística nos ajuda a prever futuros problemas e também nos ajuda a tomar certas decisões. Ultima postagem foi no dia 30/05/09, e foi feita pela aluna LURANA GUIMARÃES ela sita o seguinte comentário: Paulo, você tem facilidade em estatística?
Ela lança a pergunta por que Paulo falou que a trabalha em área de informática ele diz que apenas soma e calcula a media em sua profissão e ele diz que achou ótima a idéia de fazer à estatística como uma ferramenta de trabalho ele fez o seguinte comentário: “Já trabalho com informática há muito tempo, e o que fazemos é apenas somar valores, totais, e calcular médias. Adorei a idéia de fazer estatística, e poder oferecer vários outros resultados e análises. Mas estou a mais de 20 anos sem estudar. Decorar fórmulas para mim não tem sido fácil, procuro achar a lógica das coisas, mas é claro que precisamos pesquisar para achar os melhores caminhos. Espero sinceramente aprender a gostar mais da estatística, aprender as ferramentas que existem e mesmo que seja através de consultas, gerarem pelas fórmulas os resultados que dêem para ajudar na tomada de decisões”. O comentário que Paulo fez esta quase igual a minha opinião, eu não sou bom em decorar formulas e sempre tento achar soluções de forma pratica e rápido usando a lógica, mas sempre pesquisar para achar o melhor caminho, então esse fórum ficou muito interessante e podemos ver que a estatística nos ajuda bastante e tomada em decisões e pode perceber que essa disciplina esta se tornando indispensável para profissionais em TI só espero compreender claramente como essa disciplina funciona, e qual o melhor caminho para se aprender espero que eu não tenha deixado de aprender muito porque se não eu não vou conseguir ser um profissional bem qualificado em TI, o que vale mesmo e o esforço, se não nos não aprendemos mesmo.
Comprovante
Resumo de matérias publicadas em jornais: Por um planeta melhor No noticiário do Jornal do Tocantins diz que as crianças e os adolescentes têm consciência de se empenhar na busca por um planeta melhor, sem poluição, degradação ambiental, extinção de animais e de outras espécies. Wilamy Valadares de Castro Valadares, de 13 anos, procura fazer sua parte, ele cita uma opinião, ele diz que os problemas atuais são culpa do homem. Ele fala que as pessoas só pensam no presente e esquecem o futuro. Ele diz que temos que cuidar do planeta, ele e a nossa casa. E verdade o planeta e nossa casa porque não existe outro planeta para moramos se nos não cuidamos desse não teremos outra para se mudar, por isso e bom cuidar do meio ambiente para que não soframos com as conseqüências no futuro. A coordenadora da área técnica do Instituto Ecológico, Eliana Parejo, aposta na consciência dessa nova geração. Ela diz que as crianças têm mais facilidade para entender o processo o processo de sustentabilidade. Ainda segundo Eliana, cuidar do meio ambiente deve ser encarado como um compromisso de todos da escola, de crianças, adultos, família e comunidade. Para Eliana, preservar o meio ambiente e um habito cultivado com pequenas atitudes, como promover o destino correto do lixo, economizar água e outras atitudes. Temos que tira de forma racional da natureza pra o nosso consumo sem que prejudicar as nossas florestas se tirou temos que repor não e só tirar e não repor se não daqui uns anos as florestas acabam mesmo.
Comprovante
Resumo de matérias publicadas em jornais: Palestra estimula o publico a refletir sobre o futuro do planeta Inusitada, interativa e com foco na autorre-flexão. Essas são algumas características que podem definir a palestra do diretor do Programa de Doutorado e Mestrado em Planejamento de Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília, Genebaldo Freire Dias. Ministrada no dia 16 de junho. Dias utilizou fotografias, charges e vídeos para provocar os participantes a uma viagem da auto-reflexão sobre o processo de evolução na terra. Dias contou que não ia fazer uma palestra, ele disse que trouxe um relatório, com as coisas que ele viu durante uma viagem a um planeta chamado terra, Dias mostrou que os homens ao longo do século foram perdendo valores e consumindo desordenadamente, sem se preocupar com os recursos naturais. O palestrante apresentou ainda duas versões para o futuro do planeta. Na primeira, as previsões mostravam um cenário de crescimento desordenado, tanto populacional quanto industrial. Na outra, soluções como a meritocracia, a educação inovadora, a gestão ambiental chegando aos municípios brasileiros e a honestidade traçaram um futuro diferente com bases sustentada. Ele diz que cabe ao Homo Sapiens decidir qual a versão do relatório prefere, ao concluir foi aplaudido pela a platéia. Isso que o Dias falou e mera verdade se não cuidarmos a população e as indústrias irá crescer de forma descontrolada fazendo com isso todos sofreremos com as conseqüências da fúria da natureza.
Comprovante
Resumo da Revista: Veja A revista a qual peguei pra ler fala sobre o meio ambiente e a tecnologia assunto referente ao curso em que faço o tema principal da revista e a o problema ambiental nela fala das catástrofes da natureza enfrentado pelo homem, e dar dicas de como solucionar esses problemas em que enfrentamos são sete dicas desde como reciclar de como consumir de forma necessária sem prejudicar as florestas para que não aumente o aquecimento global. A notícia mais interessante em que conseguir achar na revista foi do “laptop de 100 dólares” no noticiário diz que as crianças mais carentes poderão fazer um bom uso dos beneficio da informática, os cientistas fizeram seis anos de pesquisas para conseguir um computador de baixo custa para as pessoas mais carentes. Diz que o pequeno computador e uma maravilha da inovação tecnológica. Não depende de energia elétrica para funcionar, podendo ser carregado por um sistema manual. Sua tela, 60% mais barata do que as convencionais, pode ser visualizada mesmo sobre uma luz do sol forte, esse computador e ótimo ninguém conseguiu fabricar um micro tão barato e inovador quanto o XO. O noticiário afirma que a Negroponte Já fechou pré-acordos de fornecimento com seis países, incluindo o Brasil, esse laptop seria muito bom nem precisa de corrente elétrica para pode ser carregado, isso sim que chamo de tecnologia avançada.
Comprovante
Resumo da revista: Veja A revista veja gosta muito em falar de assunto referente ao meio ambienta a maioria das vezes lhe aconselha de como devemos salvar o planeta, essa edição da revista fala da retrospectiva de 2004, então já que e de 2004, mas o assunto dela fala muito dos atuais como o nosso planeta vem enfrentando a ganância do homem, o primeiro assunto que a revista cita e as mudanças do clima: podem perceber que o clima do planeta este cada vez mais intenso chuvas fortes e muito calor, outro assunto falado e das transformações em todo planeta: vocês podem observar que o nosso planeta esta cada vez mais estranho chuvas fortes em algumas regiões e poucas chuvas em outras regiões, e a temperatura esta cada fez mais intensa, a revista fala também os limites da exploração de recursos naturais: todos sabem se só tiramos e não repomos um dia ira acabar e o que esta acontecendo, o homem tira da natureza mas do que deviam, fazendo com isso a extinção de algumas plantas e espécies de animais. Ate onde o homem contribui para a degradação: tem alguns ate que ajudam a combater o meio ambiente, mas muito não se importa só querem produzir e ter seu lucro não se preocupa com a floresta, o que os cientistas dizem sobre o futuro e como podemos melhorar esse cenário: os cientistas dizem, que se nos não fizermos algo urgente para ajudar o planeta, iremos sofrer seriamente com as catástrofes universal, eles dizem que a temperatura do planeta daqui a uns cem anos aumentará cerca de 100 graus Celsius, parece ser pouco, mas não e não, iremos sentir quando esse dia chegar. Esses são assuntos atuais que são debatidos em uma matéria da revista, devemos preservar o que e nosso, porque se não teremos um futuro melhor, se o planeta continuar nesse ritmo de poluição e explorações de forma irracional nos irá sofre muito com problemas futuros.
Comprovante