Pr. Samuel Couto
FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA "Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17.20).
Que pensamentos e emoções invadem o nosso coração quando lemos essas afirmações do Senhor Jesus? Estamos de fato firmemente convictos de que isso se cumprirá literalmente com uma ordem nossa, fazendo um monte se transplantarem de um lugar a outro? Ou reagimos justamente ao contrário, simplesmente rejeitando essas afirmações e dizendo que isso não é possível? Infelizmente, são justamente essas afirmações de Jesus que criam em muitos crentes uma sensação de fraqueza interior, pois quase automaticamente vem o pensamento: "isso não é possível!" Quero compartilhar algumas lições importantes que nos ajudarão a entendermos melhor esta afirmação de Jesus.
PRIMEIRA LIÇÃO: NÃO UMA GRANDE FÉ, MAS UMA GRANDE FAÇANHA PELA FÉ Em primeiro lugar, quero dizer que em nosso texto: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" não se trata de uma grande fé, mas de uma grande façanha, de um ato grandioso! Essa afirmação é totalmente contrária à interpretação tradicional que sempre fala de uma fé tão grande que muda um monte de lugar. Mas repito: aqui prioritariamente não se trata de uma grande fé, mas de uma grande ação pela fé!
Pr. Samuel Couto
Afinal, que fé é esta, que pode ter um efeito tão impressionante como o deslocamento de um monte? Será que é uma fé imensa, sistemática, objetiva, planejada, convincente, que não vê empecilhos, e que de maneira soberana supera tudo o que atravessa o seu caminho? que fé é esta, que tem – como Jesus expressa figuradamente – a condição de transferir montes?
Fé como um grão de mostarda "Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível". ele é chamado de "...a menor de todas as sementes sobre a terra". De fato ele tem um diâmetro de apenas 0,95 mm. Esse pequeno grão de semente, que tem de ser observado com uma lente se quisermos vê-lo nitidamente, é considerado pelo Senhor como exemplo para uma fé que é capaz de mover montanhas. Por que Jesus considera justamente esse pequeno grão de mostarda como exemplo para uma fé pela qual podem acontecer grandes coisas? Esse grão de semente extremamente pequeno, que quase não pode ser visto a olho nu, no espaço de um ano se transforma num grande arbusto, numa pequena árvore com galhos de cerca de 2,5 a 3 metros. Portanto, como são diminutos os pré-requisitos para um resultado tão grande num minúsculo grão de semente, onde aparentemente nada existia. Deus não exige muito de nos, mas as bênçãos, os resultados que Ele provoca em nossas vidas, são grandes !! Aleluia !
Pr. Samuel Couto
SEGUNDA LIÇÃO: NÃO UMA GRANDE FÉ, MAS FÉ EM AÇÃO Será que, às vezes, não imaginamos algo errado quando pensamos na fé que precisamos ter para viver como cristãos verdadeiros? Todos nós nos defrontamos diariamente com situações, perguntas e problemas que se avolumam como montes. Não é justamente nesses momentos que aspiramos de todo o coração ter mais fé, ter uma fé maior, a fim de vencermos tudo isso? É justamente aí que muitos precisam aprender a mudar o raciocínio, pois Jesus diz: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá!" Em outras palavras: nossa fé não necessita ser particularmente grande para transferir montes – simplesmente é suficiente "termos fé". Acreditar que Deus e capaz de mudar tudo em nossa volta ! Que Ele e capaz de transformar o meu alvoroço em Paz ! Que Ele e capaz de remover todos os empecilhos de nossas vidas ! Tenha Fé, as coisas vão mudar ! - Não deixe que as circunstâncias determinem o seu estilo de vida, o seu humor, a sua espiritualidade. Não !! - O que habita em teu coração, - O que esta na tua vida - O que você carrega em sua vida, e maior do que tudo e do que todos !! Ele fiel para cumprir em você todas as suas promessas. Tenha Fé !!
Pr. Samuel Couto
TERCEIRA LIÇÃO: NÃO UMA GRANDE É, MAS UMA MUDANÇA NO ENTENDIMENTO DA FÉ Se o grão de mostarda tivesse a possibilidade de olhar para si mesmo e conseguisse se enxergar, teria tudo para desanimar, pois em si mesmo não teria nada a apresentar. AH ! sou tão pequeno, tão minúsculo, tão insignificante, jamais conseguirei !
E assim é também, muitas vezes, em nossa vida: olhamos para nós e vemos uma fé relativamente pequena, limitada, e então ficamos desanimados. Mas o grão de mostarda não faz isso. Ele não olha para si mesmo para então desanimar. Não. Ele simplesmente se deixa plantar na terra, ali começa a crescer, e finalmente se torna aquilo que deve ser, ou seja, uma árvore em cujos ramos "aninharam-se as aves do céu" (Lc 13.19).
Ao mesmo tempo é de se considerar que o grão de mostarda não se torna uma árvore porque empreendeu grandes esforços, mas simplesmente porque torna ativo e aplica o que possui! Oh!, como seria bom se compreendêssemos hoje que, com todas as nossas fraquezas, dificuldades e tentações diárias, simplesmente podemos nos aquietar com fé infantil na mão de nosso Salvador! Que modificação isso provocaria em nossa vida espiritual!, isso seria extraordinario !
“ Diga para Ele: eu não sou nada Jesus, mas me coloca em tuas, me planta aonde tu queres e sereis grande ! “
Pr. Samuel Couto
QUARTA LIÇÃO: OS FUNDAMENTOS DAS GRANDES COISAS ESTÃO NAS PEQUENAS COISAS Em Isaías 42.3 está escrito: "Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega". Pois a cana quebrada ainda não foi esmagada, está apenas quase partida, e um pavio que fumega ainda não está totalmente apagado. Nesse sentido essas palavras apontam para a fé mais pequena possível que uma pessoa pode possuir, fé como a de um grão de mostarda. Meu irmão, minha irmã, você compreende o que o Senhor quer lhe dizer com isso? Mas agora escute bem: o fato de você se sentir como uma "cana quebrada" ou um "pavio que fumega" prova que em você ainda existe algo. Pois uma cana quebrada ainda não está amassada, e um pavio que fumega ainda não está apagado. Apesar de todos os montes de dificuldades que talvez neste momento existam à sua frente, você ainda tem uma centelha de fé. E é justamente isso que você tem que ativar agora, pois Jesus diz: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível". no Salmo 34.18 está escrito: "Perto está o Senhor dos que têm coração quebrantado e salva os de espírito oprimido". com sua fé como um grão de mostarda. Assim o Senhor poderá lhe encontrar de maneira totalmente nova, e fazer transbordar sua vida como talvez nunca aconteceu antes! Como aconteceu a alimentação dos cinco mil? Para poder alimentar os milhares de ouvintes, os discípulos já haviam projetado um plano "muito bom": "Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e já vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer" (Mt 14.15).
Pr. Samuel Couto
O Senhor, porém, não havia esperado por uma proposta dessas, mas por outra bem diferente. Ele não necessitava dos estoques de gêneros alimentícios dos arredores para poder alimentar as milhares de pessoas. Ele procurou por alguém que tivesse fé como um grão de mostarda. Ele necessitava de uma pessoa que possuísse pouco, mas que estivesse disposta a dar ao Senhor o pouco que possuía. Meu irmão e minha irmã, seja, ainda hoje, como esse rapaz: consagre ao Senhor o pouco que tem. Traga ao Senhor a sua fé como um grão de mostarda, e Ele virá ao seu encontro de maneira totalmente nova. Portanto, não é o tamanho de nossa fé que faz a diferença, mas a fé como um grão de mostarda num grande Deus!