Farol J- Cvp.m 07

  • Uploaded by: Juventude da Cruz Vermelha de Matosinhos
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Farol J- Cvp.m 07 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,460
  • Pages: 5
Os Votos da CVP de Matosinhos para 2009 Desejamos um ANO NOVO cheio de... Edição 7

Humanidade

Dezembro, 2008

Nesta edição:

Neutralidade

Imparcialidade mparcialidade

CVP de Matosinhos com o Presidente da República

2

“Abraça a Vida”

2

“A Brincar e a Jogar Aprende como te Alimentar”

3

“Primeiro Passo”

3

Serviço da CVP da Teleassistência

4

Breves

5

Unidade

Independência

Universalidade

Voluntariado

10 anos e a Obra Feita é: •

Apoio a Famílias Carenciadas do Concelho de



Matosinhos •

Serviço de Apoio Domiciliário/Ajudas Técnicas



Atendimento Integrado à Família



Casa de Abrigo a Vítimas de Violência Doméstica “Recomeçar”



Centro de Atendimento a Vítimas de Violência “Primeiro Passo”



Linha Nacional de Emergência Social, 144



Voluntariado—NUDIV (Núcleo de Dinamização de Voluntariado—Apoio Geral) e Juventude da CVP (8-35 anos)

Formação Profissional para Jovens

Satisfeitos Não….Queremos mais O Farol J |CVP Matosinhos — 1

CVP de Matosinhos com o Presidente da República Como este assunto suscita No dia 20 de Dezembro, o Sr. Presidente da República, preocupado com a situação da particular interesse para a nossa violência doméstica em Portugal, recebeu no Delegação e cada vez mais insurPalácio de Belém 14 técnicos e representantes gimo-nos na nossa sociedade de instituições que têm respostas sociais nesta como uma voz activa em questões área. Estes técnicos fizeram-se acompanhar de de Igualdade de Género e Violên9 mulheres institucionalizadas em casas de cia Doméstica, fomos convidados abrigo para prestarem o seu testemunho na pri- a estar presentes nesta reunião. meira pessoa sobre as dificuldades que se debatem e enfrentam no seu dia-a-dia, a partir do momento que decidem recomeçar uma nova

..."Quero manifestar o meu grande apreço pelo trabalho realizado por estas associações, um grande apreço pelos voluntários que, generosamente, se dedicam aos outros"… (Presidente da República)

A Delegação da CVP de Matosinhos dirige também um grande agradeci-

vida.

mento a todos os voluntários que cada vez mais se interessam e se envolvem

Esta iniciativa teve como principal objectivo chamar a atenção da sociedade portu-

nas questões da violências doméstica e que se dedicam a minimizar obstáculos e

guesa para este flagelo, classificado pelo Sr. Presidente da República como “chaga social”,

dificuldades que vão surgindo às crianças

pretendeu ainda, prestar solidariedade a estas mulheres e a seus filhos que após decidirem

que integram a "Recomeçar".

recomeçarem uma nova vida, longe de agressões e de violência, ainda se têm de debater com inúmeras dificuldades e preconceitos.

Dra. Joana Salinas a discursar na conferência de imprensa

Abraça a Vida” Esta campanha mudou um pouco o rumo inicial, pois após contacto do Instituto Português do Sangue (IPS) foi decidido não só fazer uma colheita por ano, mas sim uma por mês, aproveitando desta forma este projecto da Juventude. Foi estabelecida uma parceria com a Junta de Freguesia de Matosinhos tendo como objectivo a criação de uma rotina mensal, de forma a fidelizar os dadores de Matosinhos, penalizados com a mudança de instalações do IPS. Na sequência desta parceria já foram realizadas duas colheitas e os resultados, baseados só da primeira colheita, já superaram os do ano anterior com o aparecimento de 37 dadores, mais 7 pessoas.

Os Princípios da Cruz Vermelha

VOLUNTARIADO: Trata-se de um Movimento assente no voluntariado e sem fins lucrativos. (Texto retirado do site da CVP)

O Farol J |CVP Matosinhos — 2

“A Brincar e a Jogar, Descobre como te Alimentar” A Obesidade infantil é um assunto bastante actual devido à crescente taxa de crianças com peso acima da média em Portugal, estima -se que cerca de 31,5% das crianças entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso, é assim urgente agir para que a qualidade de vida destas crianças, quando se tornarem adultos, não fique afectada. Assim surge o novo projecto da JCV, no âmbito da Educação e Promoção para a Saúde, que pretende fomentar o interesse de adolescentes e jovens para a adopção de

hábitos e comportamentos saudáveis. A ideia desta actividade é sobretudo sensibilizar os mais novos para os cuidados que devem ter na alimentação e ajudá-los a conhecer quais os alimentos mais saudáveis para o seu crescimento. Só em Novembro e Dezembro esta actividade já foi realizada com 400 crianças em quase todo o agrupamento vertical de escolas primárias de Matosinhos. Porém, para 2009 já outras acções se encontram agendadas.

“Primeiro Passo” Desde o dia 1 de Setembro de 2008 uma nova resposta social dá inicio na CVP de Matosinhos, o “Primeiro Passo”, um Centro de Atendimento de Apoio a Vítimas. Este Centro de Atendimento “Primeiro Passo” tem como objectivo dar resposta às vítimas de violência (violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação, crimes, maus-tratos físicos e psicológicos, exclusão social, entre outros), sem discriminação racial, nacionalidade, ideologia política, religião, orientação sexual, idade, condição socioeconómica, nível de escolaridade, ou qualquer outro factor. Assegurando apoio, acompanhamento, encaminhamento, aconselhamento e informação no âmbito social, psicológico e jurídico.

A fachada do novo espaço do Centro de Atendimento

O Centro de Atendimento “Primeiro Passo” está a funcionar provisoriamente nas instalações da Delegação de Matosinhos de segunda à sexta das 9.00 às 17.30 horas. Entre as 17.30 horas e as 21.00 horas e aos fins-desemana e feriados funciona em regime de chamada de emergência. Em breve a inauguração do novo espaço. O Farol J |CVP Matosinhos — 3

Serviço da CVP da Teleassistência A Teleassistência da CVP é um serviço telefónico de apoio, inovador e com comprovada fiabilidade, pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima dos seus utilizadores. Funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e abrange todo o território nacional. Abrange um conjunto de serviços de resposta em situações de urgência/emergência e em situações de solidão. Este serviço é suportado por equipamentos disponibilizados ao utente de forma a assegurar o pronto auxílio. O atendimento é garantido por profissionais dedicados, com experiência na Cruz Vermelha Portuguesa e com formação na área social, em socorrismo, emergência e no contacto directo com dependentes. O funcionamento do serviço é acompanhado por técnicos da Cruz Vermelha Portuguesa, especializados em diversas áreas, designadamente: Serviço Social, Psicologia, Informática, etc.

Através deste serviço, todos aqueles que se encontram em situação de dependência (por velhice, doença, incapacidade ou isolamento), bem como as pessoas plenamente autónomas, mas que desejam sentir-se protegidas, dispõem de uma resposta imediata em qualquer situação de urgência/emergência.

Para mais informações pode consultar o site da CVP ou contactar directamente a nossa Delegação. (Informações retiradas do site da CVP)

Face à disponibilidade em integrar a curto prazo determinados acessórios e equipamentos, podem vir a usufruir do Serviço de Teleassistência CVP, os familiares e as pessoas portadoras da doença de Alzheimer, Parkinson, com Esclerose Múltipla, pessoas confinadas obrigatoriamente a determinado perímetro ou área geográfica, ou ainda doentes em convalescença no domicílio que necessitem de uma monitorização permanente ou temporária de determinados sinais vitais.

09...AJUDFE A PARA O ANO 20 ERENÇA MARCAR A DIF

Seja Sócio da CVP de Matosinhos. Contacte-nos e conheça os seus benefícios. O Farol J |CVP Matosinhos — 4

Breves O Peditório Anual da Delegação foi realizado nos dias 5 e 6 A nossa Delegação acaba de criar o Gabinete de Estudos de Dezembro e apesar do mau tempo muita gente não quis para a Violência e Igualdade de Género. deixar de dar o seu contributo. A todos que colaboraram o nosso

MUITO OBRIGADA….

Este gabinete pretende elaborar estudos no âmbito dos vários tipos de Violência, como forma de adequar e melhorar as respostas disponíveis para esta população. Pretende ainda levar a cabo estudos sobre a Igualdade de Género que está intimamente ligada com a Violência Doméstica.

E foi no dia 14 de Dezembro que a Delegação de Matosi- Neste momento a JCV de Matosinhos está a elaborar um nhos realizou a Festa de Natal dirigida às famílias carencia- projecto “Rotas para a Igualdade de Género”, no âmbito das que apoia. Foram entregues cerca de 50 cabazes e 84 da Igualdade de Género, dirigido a crianças e adolescentes presentes para crianças até aos 12 anos. É sempre preciso dos 10 aos 13 anos. Actualmente prevê-se envolver cerca de muito esforço e dedicação para que este evento se realize, no 400 crianças com perspectiva a alcançar uma projecção entanto o resultado final compensa tudo.

maior no ano seguinte.

Para 200 rar u 9 estamo m fo sap rma repa t o difer para ente o Fa rol J .

Cruz Vermelha Portuguesa—Matosinhos Sede Rua Conde Alto Mearim, 223 4450-032 Matosinhos Tel: 229350137 Correio electrónico: [email protected] Unidade de Socorro Rua de Brito e Cunha, 332 4450-083 Matosinhos Tel.: 229351515

Juventude Correio electrónico: [email protected] Blog: http://jcvmatosinhos.blogspot.com

Ficha Técnica Propriedade CVP—Matosinhos Coordenação Patrícia Santos, Coordenadora da JCVP de Matosinhos Colaboração Direcção, Voluntários e Funcionários da CVP– Delegação de Matosinhos, Juventude da CVP

O Farol J |CVP Matosinhos — 5

Related Documents

Farol J- Cvp.m 07
December 2019 7
Farol J - Cvp.m 01
December 2019 6
Farol J - Cvp.m 02
December 2019 13
Farol J - Cvp.m 05
December 2019 8
Farol J - Cvp.m 03
December 2019 10
Farol J - Cvp.m 04 Natal
December 2019 6

More Documents from "Juventude da Cruz Vermelha de Matosinhos"

Farol J - Cvp.m 04 Natal
December 2019 6
Farol J - Cvp.m 06 Esp Chao
December 2019 5
Farol J - Cvp.m 01
December 2019 6
Farol J - Cvp.m 02
December 2019 13
Farol J - Cvp.m 05
December 2019 8
Farol J- Cvp.m 07
December 2019 7