Exercicios_teorias.docx

  • Uploaded by: Ana Maura
  • 0
  • 0
  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Exercicios_teorias.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 1,618
  • Pages: 2
ATENÇÃO: REVISÃO EXERCÍCIOS O Autocuidado é a pratica das ações que indivíduos iniciam e executam por si mesmos para manter a vida, a saúde e o bem estar. Este é um dos principais conceitos da Teoria de Enfermagem de: a) b) c) d)

Calista Roy Virginia Henderson Dorothea Orem Imogene King

6) Segundo a Teoria de Dorothea Orem, a Enfermagem deve avaliar a capacidade das respostas das pessoas para satisfazerem a) os requisitos de cuidados transculturais, culturais regionais e locais b) os requisitos de autocuidado universais, de desenvolvimento e de desvio de saúde c) as necessidades básicas de saúde da pessoa, da família e da comunidade d) as necessidades biológicas, psicológicas e sócias de indivíduos e famílias

10)De acordo com a teoria de enfermagem desenvolvida por Dorothea Orem, (A) o ser humano é um todo unificado com características que são mais que a soma das partes e está continuamente intercambiando matéria e energia com o ambiente. (B) os seres humanos são dependentes, de certa forma, de outros, no que se refere a todos os aspectos de sobrevivência: alimentação, segurança, recreação, diversão e associação. (C) a enfermagem é terapêutica, no sentido de que se trata de uma arte curativa, auxiliando um indivíduo doente ou necessitado de cuidados de saúde. (D) a enfermagem passa a ser uma exigência quando o indivíduo acha-se incapacitado para prover autocuidado contínuo e eficaz.

( ) Pressupõe que as pessoas são capazes e desejam desempenhar o autocuidado para si e para membros dependentes da família. ( ) A enfermagem reconhece o ser humano como elemento participante ativo de seu autocuidado. ( ) A função da enfermagem é colocar os indivíduos nas melhores condições para a natureza agir. ( ) Pressupõe que a enfermagem é baseada num modelo humanista e que o ser humano e o meio trocam matéria e energia continuamente entre si. Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo. A( ) 5, 1, 5, 1, 2, 4, 1, 3. B( ) 5, 6, 3, 3, 2, 6, 1, 4. C( ) 5, 4, 6, 1, 2, 6, 1, 3. D( ) 6, 4, 5, 1, 2, 4, 3, 1.

19) Para Florence Nightingale, a enfermagem é uma prática não curativa, na qual o paciente é colocado na melhor condição para a ação da natureza. Esta condição pode ser alcançada pelo oferecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde. Segundo Florence, as principais áreas de controle ambiental são: (A) emanações, saneamento, ventilação e controle de vetores. (B) ventilação, calor, barulho e iluminação. (C) controle de vetores, controle do agente etiológico, temperatura e ventilação. (D) higiene do quarto, calor, desinfecção de objetos e controle de vetores.

23) A dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, que visam a assistência ao ser humano é representada por: a) Processo de enfermagem. b) Teoria de enfermagem. c) Prescrição de enfermagem. d) Consulta de enfermagem.

QUESTOES DE SAE 14) As teorias de enfermagem representam o saber dos enfermeiros e são uma tentativa dos teóricos de apresentar sua visão sobre um determinado fenômeno da realidade (LEOPARDI, 1999).Relacione a segunda coluna à primeira, em relação às teorias de enfermagem e seus princípios básicos. 1 - Teoria ambientalista 2 - Teoria do autocuidado 3 - Teoria do ser humano unitário 4 - Teoria de Paterson e Zderad 5 - Abordagem Sócio-humanista 6 - Teoria das necessidades humanas básicas ( ) As relações entre os seres humanos, e entre os seres humanos e o meio são sustentadas pelos níveis: social, formal e particular. ( ) A enfermagem é um diálogo vivido em que o enfermeiro e a outra pessoa relacionam-se de forma criativa, através do encontrar-se, relacionar-se e estar presente. ( ) Pressupõe que a enfermagem respeita e mantém a unicidade, autenticidade e individualidade do ser humano. ( ) Ênfase no ambiente físico.

) Com relação às anotações de enfermagem, é correto afirmar que: (A) Os fatos devem ser anotados com precisão e veracidade; data e hora. (B) Toda anotação deve ser breve, concisa, além de ser feita de forma clara e legível. (C) Após as anotações, deverá vir a identificação de quem as fez, seguido do registro profissional e, se for acadêmico, constar a instituição de ensino. (D) Todas as alternativas acima estão corretas. (E) Apenas as alternativas A e C estão corretas. 4) O processo de enfermagem, dinâmica de ações sistematizadas e inter-relacionadas, visa basicamente o atendimento das necessidades de saúde do: (A) indivíduo. (B) paciente e família. (C) indivíduo, família e comunidade. (D) paciente, família e comunidade. (E) paciente.

5) O marco conceitual da consulta de enfermagem estabelece diretrizes. Assinale a alternativa correta a respeito dessas diretrizes. (A) Aceitar o cliente com seus valores, crenças, estilo de vida, visão holística das ações de enfermagem, com base no conhecimento científico, enfatizando o pensamento crítico e a prevenção e promoção da saúde. (B) Compreender o ser humano quando doente, sadio, estressado, focando em seu estilo de vida no ambiente, avaliando o grau do atendimento quanto às especialidades procuradas. (C) Entender a saúde como resultante das necessidades humanas básicas, contribuindo harmonia entre o corpo, mente e alma, gerando segurança no diagnóstico, tratamento e exames complementares especializados. (D) Promover a saúde mediante o diagnóstico, prescrição, investigação e tratamento precoce. (E) Promover a saúde mediante o diagnóstico, exames complementares e reabilitação precoce. 6) São considerados passos integrantes da sistematização do processo de enfermagem: (A) Diagnóstico de enfermagem, plano de cuidados e prognóstico de enfermagem. (B) Prescrição e evolução de enfermagem. (C) Histórico, diagnóstico, plano assistencial, evolução e prognóstico de enfermagem. (D) Histórico, diagnóstico, plano assistencial, prescrição de enfermagem, plano de cuidados, evolução e prognóstico de enfermagem. (E) Histórico, diagnóstico, plano assistencial, prescrição, evolução e prognóstico de enfermagem

8. No caso de o diagnóstico de enfermagem ser integridade tissular prejudicada, relacionada com alterações vasculares periféricas, dentre suas características definidoras, são consideradas verdadeiras: (A) Insuficiência arterial, alterações neurológicas e insuficiência venosa. (B) Taquicardia, leito ungeal cianótico, hipertensão. (C) Agitação, fadiga e cicatrização lenta das lesões. (D) Redução da mobilidade, disfunção cognitiva, sentimento de isolamento. (E) Sudorese acima da lesão, bradicardia ou taquicardia, cefaléia difusa. 10. Na dificuldade de adaptação do paciente a níveis reduzidos de suporte do respirador artificial, é considerada intervenção a curto prazo: (A) Orientar o paciente a executar técnicas eficazes para tossir. (B) Manter os níveis de hidratação adequada. (C) Auscultar os sons respiratórios a cada duas horas, ou sempre que necessário, pois a presença de ruídos adventícios podem preceder a insuficiência respiratória. (D) Auxiliar a retirar os tubos do respirador mantendo uma máscara de oxigênio ao alcance, a fim de evitar disfunção respiratória. (E) Nenhuma das alternativas acima pode ser considerada como uma intervenção a curto prazo. 11. Quanto à execução do histórico de enfermagem, pode-se afirmar: (A) O histórico, primeiro passo dentro do processo sistematização da assistência de enfermagem, deve ser realizado imediatamente após a admissão do paciente na unidade. (B) O histórico, por se constituir de um roteiro sistematizado de coleta de dados, deve ser realizado sem interrupção ou sem qualquer adiamento. (C) O objetivo do histórico de enfermagem é o levantamento de dados, significativos para o enfermeiro, de modo a tornar possível a identificação de seus problemas, entendidos como diagnósticos de enfermagem. (D) O roteiro a ser seguido na coleta de dados durante o histórico de enfermagem inclui também algumas orientações básicas a serem dadas ao paciente. (E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

12 O “processo de enfermagem é uma abordagem de solução de problemas para satisfazer as necessidades de enfermagem e de cuidado de saúde de uma pessoa”.(Brunner & Suddarth). Baseado na afirmação acima, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, escolhendo a alternativa que apresenta a numeração correta. 1ª coluna 1. Histórico de enfermagem 2. Diagnóstico de enfermagem 3. Planejamento de enfermagem 4. Implementação 5. Avaliação 2ª coluna ( ) Registrar as reações do paciente às ações de enfermagem. ( ) Organizar, analisar, sintetizar e resumir os dados colhidos. ( ) Identificar as características definidoras dos problemas de enfermagem. ( ) Continuar todas as etapas do processo de enfermagem. ( ) Desenvolver por escrito o plano de cuidado de enfermagem. (a) 2, 1, 5, 3,4 (b) 3, 5, 1, 2, 4 (c) 4, 1, 3, 5, 2 (d) 4, 1, 2, 3, 5 (e) 4, 1, 2, 5, 3

15 Acerca do processo de enfermagem, assinale a opção correta. a) É uma abordagem intencional de solucionar problemas para atender às necessidades de assistência à saúde dos pacientes e de enfermagem por meio de várias etapas. b) Todo o processo é cíclico, sendo suas etapas interligadas, recorrentes, mas não interdependentes. c) A coleta sistemática de dados para determinar o estado de saúde do paciente e identificar quaisquer problemas reais, faz parte do diagnóstico. d) Identificar problemas de saúde que são possíveis de resolução por meio das atividades de enfermagem é chamada de investigação no processo de enfermagem. e) A formulação de um plano de cuidados de enfermagem está inclusa na etapa de implementação no processo de enfermagem. 16. O processo de enfermagem é tradicionalmente descrito em cinco fases por meio de atividades que o enfermeiro deve realizar em cada uma delas. I. Determinar o que precisa ser feito para atingir os resultados desejados. II. Verificar se as metas foram alcançadas. III. Pensar em quais informações coletar. IV. Fazer a prescrição de enfermagem. V. Pensar sobre o significado dos dados coletados. VI. Realizar ações para ajudar o paciente a atingir as metas estabelecidas. VII. Interpretar os dados coletados. As fases de Planejamento e Diagnóstico correspondem, respectivamente, APENAS em (A) I e II, III e V. (B) I e III, IV e V. (C) I e IV, V e VII. (D) II e III, VI e VII. (E) III e IV, V e VI.

More Documents from "Ana Maura"