Características e vantagens do esquema: São simples enunciados das palavras-chave, de um determinado assunto, em torno das quais é possível arrumar/hierarquizar grande número de conhecimentos. Constituem uma enorme economia de palavras/tempo. Permitem destacar, visualmente, o essencial do tema a tratar, podendo ser reformulados facilmente. Facilitam a clarificação e relação entre as ideias. Desenvolvem a criatividade e o espírito crítico. Proporcionam a elaboração de planos de trabalho e a preparação para as provas de avaliação (revisões.
Para construir um esquema é preciso:
Procurar/seleccionaras ideias principais do assunto
Definir as ideias secundárias, dependentes daquelas
Tentar escrever uma frase ou palavra que tenha o sentido geral dessas ideias
Escolher a melhor forma de apresentar a relação entre elas (de visualização/compreensão rápida)
Assim, a primeira coisa a fazer é encontrar as ideias principais.
Como encontrar as ideias principais?
Selecciona um texto a teu gosto e aplica o seguinte exercício:
Questões a colocar De que trata este texto? Qual a conclusão mais importante que o texto tira? O que tem a ver este parágrafo com o assunto do texto? Quais as frases que se relacionam com o assunto principal?
TAREFA Define o assunto principal de que trata o texto; Diz numa frase o que de mais importante o texto fala; Estabelece a relação de cada parágrafo com essa frase; Verifica, então, se as d ligações são coerentes.
Como vês, para fazer um bom resumo é indispensável ter compreendido bem o conteúdo do texto/matéria. Com as respostas podes, em seguida, construir o teu esquema.
Existem vários tipos de esquemas: Índices, quadros, gráficos, desenhos ou mapas de ideias.
O trabalho de projecto: 1- O que é? 2- As diferentes fases: 2.1- planificação 2.2- pesquisa bibliográfica 2.3- tratamento dos dados 2.1- reescrita do tema 3- Avaliação sistemática 3.1- avaliação do plano 3.2- avaliação dos resultados 3.3- reformulação 4- Apresentação do trabalho final
E)-ÍNDICE (ou de subordinação)
F)-MAPA DE IDEIAS
Nota: Os esquemas são, por vezes, desaconselháveis pela insuficiência de elementos a registar e porque a matéria esquematizada com linhas, figuras, sinais e palavras-chave, pode perder o sentido, com o decorrer do tempo. Menos ambíguos são os resumos, sobretudo quando se precisa da matéria muito tempo depois do registo dos apontamentos