Epifania Do Senhor - Vimos A Estrela E Viemos

  • Uploaded by: CVJ-Maia
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Epifania Do Senhor - Vimos A Estrela E Viemos as PDF for free.

More details

  • Words: 713
  • Pages: 14
mos a Estrela ... e viemos...

Ligue o som!

Celebramos hoje a festa da Epifania e a conclusão do tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos, representantes das pessoas do mundo inteiro

A palavra "Epifania" significa: Manifestação de Deus aos homens.

A Liturgia recorda a manifestação de Jesus, como "Luz" que atrai a si todos os povos.

Essa "Luz" se encarnou na nossa história, a fim de iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de salvação.

A 1a Leitura anuncia a chegada da Luz salvadora do Senhor, que alegrará Jerusalém e que atrairá a ela povos de todo o mundo. A 2ª Leitura apresenta o projeto salvador de Deus, como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos, numa mesma comunidade de irmãos, a comunidade de Jesus.

No Evangelho vemos a concretização da promessa da primeira leitura:

Ao encontro de Jesus vêm os Magos, atentos aos sinais da chegada do Messias, que o aceitam como "Salvação de Deus" e o adoram. A Salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora uma oferta universal.

Com relação aos magos é bom aprofundar o fato... - A narrativa, exclusiva de S. Mateus, tornou-se muito conhecida e popular... No entanto, não estamos diante de uma reportagem jornalística que faz a cobertura oficial de três chefes de estado a outro país.

Estamos diante de uma CATEQUESE sobre Jesus, destinada a apresentar Jesus como Salvador de todos os homens.

- A Estrela, inventada por São Mateus, não é um astro no céu, mas a pessoa de Jesus. Ele é a "Luz" anunciada pelos profetas. Ele é a Luz que ilumina todos os povos e nações. - Os Magos representam todos os homens que vão ao encontro de Jesus e se deixam guiar pela sua mensagem de paz e de amor. - Intenção de Mateus era apresentar Jesus como o Messias, o novo Moisés... o ungido de Deus, recusado pelos judeus e aceito pelos pagãos que formarão o novo Israel, o novo povo de Deus: a Igreja.

+ ATITUDES

diferentes diante dessa estrela: -ADORAÇÃO: os Magos viram a "estrela", deixaram tudo e puseram-se a caminho para descobri-lo e adorá-lo. Diante dele, se ajoelharam e reconheceram nele a Luz do mundo. -Os Magos representam todos os povos não judeus, agora associados à História da Salvação. -São Mateus resume:

"Vimos …e viemos…"

- INDIFERENÇA: Os Sacerdotes o conheciam bem nas Escrituras. Sabiam até o lugar onde deveria nascer, mas não perceberam o sinal de sua chegada, nem se preocuparam de ir ao seu encontro. Estavam muito seguros de sua sabedoria, orgulhosos… e por isso não tiveram a alegria de adorar o Salvador. O orgulhoso não precisa de Deus.

- REJEIÇÃO TOTAL: Herodes, que tentou apagar esta luz. Simbolizando os grandes desse mundo, temeu por sua chegada. Poderia roubar-lhe o trono.

Todos viram a mesma realidade: um menino recém-nascido, mas as respostas foram e são diferentes...

- Com quem nos assemelhamos?

-Com os magos,

atentos aos sinais, capazes de ler os acontecimentos de nossa vida e da história do mundo à luz de Deus? - Com os sacerdotes, orgulhosos de seu saber, mas acomodados?

- Com Herodes,

que procura matar o menino?

+ O Caminho dos Magos...

O itinerário seguido pelos magos para encontrar Jesus é um caminho a ser seguido por todos nós, em nossa procura de Deus: - Estão atentos aos sinais (estrela), - percebem que Jesus traz a Salvação, - põem-se a caminho para o encontrar... - perguntam aos judeus, que conhecem as Escrituras, o que fazer, - encontram Jesus e o adoram...

•Nesse relato, descobrimos também as etapas do nosso caminho: - Sensibilidade em distinguir os sinais de Deus… - Generosidade de aceitar… "Os magos viram a estrela e vieram adorá-lo". •Os magos aceitaram o convite e não perderam a esperança: - nem mesmo na incompreensão dos contemporâneos… - nas dificuldades da longa caminhada… - na ignorância e maldade de Herodes… - nem estranharam o ambiente rústico do menino, procurado como rei dos judeus.

Se olharmos o mundo e os homens com os olhos da fé… tudo será uma manifestação e presença de Deus… uma perene Epifania... Os magos não se apresentaram de mãos vazias… Ofereceram as suas riquezas: ouro, incenso e mirra...

E nós, o que temos a oferecer?

Related Documents

A Estrela Do Oriente
June 2020 12
A Ceia Do Senhor
June 2020 8
A Vinha Do Senhor
May 2020 10
Epifania
October 2019 15
A Cura Vem Do Senhor
November 2019 9