“ Pechão não tem uma catedral mas tem uma dinâmica” Quais considera os problemas da sua Freguesia? A minha freguesia é como todas as outras freguesias: o nosso intuito é sempre melhorar as condições das pessoas. A nossa freguesia não tem problemas de fundo, mas estamos a fazer a requalificação da ribeira de Bela Mandil, o pulmão da freguesia, que era um problema, em termos de limpeza. E quais os pontos fortes da Freguesia de Pechão? A freguesia tem vindo a recuperar muito: o saneamento era uma das coisas que nos preocupava, mas hoje somos a freguesia do concelho de Olhão que melhor está servida de saneamento básico, continuando de resto, a tentar levar água e esgotos ao interior. Há que dizer também que nos últimos três mandatos quadruplicamos as infra-estruturas e acessibilidades. O nosso edifício da Junta de Freguesia é uma pequena Loja do Cidadão: temos uma extensão de centro de saúde, correios, centro de emprego, serviços de acção social… Que projectos tem a curto prazo para a Freguesia? Começo a preocupar-me muito com o facto de Pechão se poder estar a transformar no dormitório de Olhão e Faro. Tem havido muito desenvolvimento e muita construção, e o que se pretende é que este não seja desenfreado. É que ter casa em Pechão é muito bonito, porque é perto do mar e do campo… Para contrariar esta tendência, apostamos forte no associativismo, criamos jardins-de-infância e escolas. Em termos de património, Pechão não tem nenhuma catedral, mas tem uma dinâmica. É em torno destes pólos que pretendemos os apostar: cultura e educação. Fazemos uma série de iniciativas, o Festival de folclore, de rock, teatro, dança… Os projectos até final do mandato são ampliar o cemitério, até Abril, e inaugurar a Casa Museu, até Agosto. Entrevista dada por Custodio Moreno, Presidente da Junta ao jornal “O Algarve", distribuído com o Expresso no dia 12/02/2009.
Pechão tem uma espécie de loja do cidadão “O Algarve ainda não tem nenhuma loja do Cidadão. Mas já tem uma espécie de “Loja do Cidadão”. Fica em Pechão, mais precisamente na sua pouco convencional Junta de Freguesia: para além dos serviços básicos,
esta junta conta já com serviços de Correios, Finanças, Acção e Segurança Social, Emprego, Ludoteca e ainda uma extensão de um centro de saúde. Esta Sede da Junta foi inaugurada em 2001 e desde aí tem vindo a acumular mais valências. O “Objectivo é evitar que as pessoas nomeadamente os mais idosos, muitos deles sem carta de condução tenham que se deslocar a Olhão”, refere o presidente da Junta de freguesia Custódio Moreno. “ Aqui um idoso pode vir receber a sua reforma, pagar as contas e a sua contribuição”. A extensão do Centro de Saúde resulta de uma parceria com a Unidade Familiar Mirante, em Olhão, funcionando quatro dias por semana (todos os dias úteis excepto terça-feira), das 8,30h às 14h. Por semana e extensão do Centro de Saúde recebe em média quase cem pessoas na sua maioria idosos. O objectivo a longo prazo, porém, é mais arrojado: a ambição é ter não uma extensão, mas um Centro de Saúde contíguo á Junta de Freguesia. Inaugurada em 25 de Outubro do ano passado, a ludoteca já tem 28 inscrições. Trata-se de um projecto lúdico pedagógico com o objectivo de encontrar soluções para a ocupação dos tempos livres das crianças entre os cinco e doze anos. A Ludoteca está aberta todos os dias úteis, das 10h às 13h e das 14h às 19h, desenvolvendo projectos com crianças, envolvendo teatro, pintura, leitura, jogos didácticos ou computadores. Na forja estão outras funcionalidades para a Junta de Pechão. Depois de uma ex-funcionária ter voltado a trabalhar na Junta graduada como psicóloga desencadeou-se uma sugestão óbvia: aproveitar as novas competências. Para já estão a estabelecer-se contactos para protocolos e parcerias para que seja criado um serviço de aconselhamento, que inclua entre outros, apoio psicológico. A disponibilidade da equipa que trabalha na junta suscita por vezes, casos insólitos: Uma imigrante Brasileira a viver em Pechão requereu há algum tempo à junta, por antecipação, uma lista de lares da terceira idade da freguesia em que se possa alojar com o marido daqui a algum tempo: foi-lhe concedida uma lista pormenorizada. A senhora só tem elogios para junta de freguesia. Custódio Moreno diz que foi eleito para “ promover a marca Pechão”. Reportagem de Pedro Francisco Guerreiro / Jornal “O Algarve", distribuído com o Expresso no dia 19/02/2009.
Custódio Moreno tem lugar no executivo do PS em Olhão
“Em Olhão, depois do “vendaval” da possível candidatura de Gonçalo Amaral, pelo PSD, a tempestade serenou a favor de Francisco Leal, que eleito pelas listas do PS tem liderado a Câmara nos últimos mandatos. Contudo, tem pela frente a empreitada de remodelar a lista concorrente às Autárquicas de 2009. Dos actuais vereadores, pensamos que António Miguel Pina tem a continuidade garantida, porém em relação aos outros, deverá haver grandes mudanças. Na sequência de uma auscultação efectuada pelo Algarve Mais, junto do eleitorado no Concelho, nomeadamente na faixa etária dos 18 aos 35 anos, é vontade destes munícipes que Francisco leal convide Custódio Moreno, Presidente da Freguesia de Pechão e antigo Presidente do Instituto Português da Juventude de Faro (IPJ) para fazer parte da lista do PS em lugar elegível. Recorde-se que Custódio Moreno, nos tempos em que presidiu ao IPJ de Faro, levou esta instituição ao mais alto nível, sendo nesses anos considerada a melhor delegação do país. Através da Junta Freguesia de Pechão, deu a conhecer ao Algarve e ao país também o nome desta localidade, pelo que uma chamada ao executivo será talvez a única forma de colmatar uma lacuna que o executivo tem tido nos últimos mandatos nos pelouros da juventude, animação, desporto e sobretudo, fazer passar a comunicação da câmara para o exterior e também saber estancá-la quando for necessário, áreas que Custódio Moreno domina em absoluto.”
Texto extraído da revista “Algarve Mais” - Nº 181 – Março 2009