GRUPO VOCACIONAL OBJECTIVOS DO GRUPO O Comboio da Vida Um comboio avança velozmente para o seu destino. Atravessa os campos como uma flecha. Penetra nos túneis. Cruza cidades e aldeias. Parece uma serpente mecânica a deslizar com toda a perfeição. Dentro do comboio desenrola-se o drama de humanidade. Gente de todas as raças, de todas as idades, de todas as condições sociais. Gente que ama e gente que odeia. Uns acham que o comboio leva uma velocidade exagerada; outros vão satisfeitos, contemplando a paisagem. Uns preocupam-se em saber se ele chegará ao seu destino, enquanto outros, despreocupados, passeiam-se pelas carruagens. E o comboio continua a correr, impassível, em direcção ao destino. A todos transporta, sem se interessar pelas diferenças. A viagem é grátis, mas ninguém pode sair do comboio. Vive-se dentro dele. Podem os passageiros estar tristes ou alegres, mas isso em nada influencia o comboio, que continua a correr infatigavelmente para a meta. Mas para onde vamos? E quem espera por nós? Reflexão Individual: Tu entraste neste comboio: De onde vens? (o teu passado, o que já viveste) Para onde vais? (o teu futuro, perspectivas, anseios, desejos) Quem viaja contigo? (pessoas que marcaram e marcam a tua caminhada, que te acompanham… O que queres visitar? (os teus interesses, que queres conhecer, aprender…) O que te leva a fazer a viagem? (porque entraste? As razões desta aventura, …)
O que dizem os outros de Jesus: Tens aqui várias frases referentes a Jesus Cristo. Lê-as com atenção e procura tirar o essencial de cada uma delas. Depois escolhe aquela com a qual mais simpatizas. Partilha depois os motivos da tua escolha. «Jesus não se deixa fechar em nenhuma categoria de pessoas: nem entre os poderosos, nem entre os rebeldes, nem entre os moralizantes, nem entre os silenciosos do campo. É o homem que rompe com todos os esquemas». (H. Kung). «Cristo é o homem que eu gostaria de ser ; a sua sabedoria cativa-me, a sua bondade encanta-me». (Carlos, 17 anos). «Atrai-me a compreensão de Jesus, a sua humanidade, a sua capacidade de entender e perdoar tudo». (Natália Figueiroa). «Cristo ensina que a vida humana tem sentido enquanto é testemunho da verdade e do amor». (João Paulo II).
GRUPO VOCACIONAL «Para mim Cristo é o único caminho que colectivamente tem a humanidade para rectificar a direcção que o conduz à sua total destruição». (Miguel Fisac). «A doutrina (Maria Teresa).
de
Cristo
é
doutrina
de
amor,
de
não-violência».
«Cristo é uma necessidade de vida. Sem ele seria impossível enfrentar as incógnitas que diariamente se nos põem nos estratos mais profundos da consciência». (José Maria Gil-Robles). «Jesus tem sido para mim, desde a minha juventude, ao longo de toda a minha existência, o bom amigo que me deu a paz». (João Contreiras). «Cristo proclama a plena liberdade do homem, e com ela a responsabilidade dos seus actos». (J. Garcia). «Jesus amigo de todos, com uma preferência pêlos marginalizados, defendeu a justiça sem ressentimentos». (José Gomes). «Sentir a Cristo é possuir internamente a esperança». (Manuel Maria Escudeiro). «Vós, jovens, venceis o mal com o bem todas as vezes que, por amor e a exemplo de Cristo, vos libertais da escravidão daqueles que só pensam em ter mais, e não em ser mais». (João Paulo I). «Jesus Cristo foi o homem que mais amou... Vós, jovens, sois aliados naturais de Cristo». (João Paulo II). Em cada um destes breves testemunhos de crentes está um aspecto da vida de Cristo como nosso Salvador. Todos eles são unânimes no seguinte: Ele dá-nos razões para viver na esperança e para lutar por um mundo melhor.