Encarte Dos Jovens E Adolescentes

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Encarte Dos Jovens E Adolescentes as PDF for free.

More details

  • Words: 6,314
  • Pages: 12
Atividades Missionárias para Jovens e Adolescentes

s atravé s e õ s s i fazer m s. Através o m o c a e cionad aior união ento d e m r i i d d n e s m ent uma m âmica s gerar u ades e din mos que haja ue as idéia is ativid , e q esejado e espera ses ma s , e a e s f d t a s n c a i e d sc âm ão efeito tude s ã, pois tas din ens e adole t n o s s e e i r v m d c u a j t r a . mo os jov icas su eitos ência e a delas -se co r m c c e m r a â s a u t n n e r l i n a o e i d o e d s a s A ad pessoa posic vens querem om este tas na és de c s v a o r p t o a c r lmente s a e jo p a a s a e e d r i r r s a v a a e p e c t h i c s f n n ti en difícei ente ve do amor de ue alca dolesc rocuram iden c q a s s e l o o , l d r a o vem e a em ger e, para isso, p po fala grupo de o tãos, j m s i a e r t d c a o o o po Que c :42: em tod a ão sã com as alho n em gru n b e a t a glóri r s n r t 5 o e a s g m p i o l o n a s t m o a , A ica sso grupo. re frut escola e umprir d o o s ordando pe ralmente abd g c a n n o a h u n eja Q a, ge estemu sto, s o conc ceito e m t i r ã r a u u n r t e idades , C e s v e s a i t , e t u n u o s a e q p a c e e d ru ue adoles igos... sempr ostura dar o g m a p a s r a a reio q g c c a i e . a m r s a r l â e e o a e n h d i d n m sp atitu a olhar do Se o uxe nas d ois através vicçõe corage s, s n o r o m e c r t s a ç o Tr não de sua nião, p assim come precis ro. m Jesu u o u e t é g a n é e f e e s s t a e m a a . a se diferen em é fruto d cionad ferenç mesmo sentirelacion ja orando, i a r i l r d s e e r s a e m r d g u a e z o e ra Par com mos fa eitaçã ssa co ele é e fazer, s c e S a d o e E o . E e r m o p e o o v ã Õ c i ã v inaç aceita que preens MISS igação, mais e o m a s v o a i determ u r c t e a a r . c p i r ovens D o f ho i l b J e d n e o ! u n g i s m i q e u e s r e d a b õ is e ri qu be de um oment e Miss de cumprir o u cont ção ma cisa sa v s o i deixem a e v “ t r o i l : p d e e o n c l v m a á a da au .” Saud O jove E é esta a ropost do, aju tolo P mente a p j s n i e e ó a d r p g a m I a ! ç tá e ive dan Uma queles o diss áveis v que es a ma mu d m d u u o grupo. a e o u s d C p e s . o u s i r r e e e t e g t d n rm do pode través olesce arte do rme po selho a d p o n ” a f r r o s o e c n z h a r a o n f e st a o Deus o e do S recisam é, refletind que haja um d p I “ s ê c af Vo çoe!!!! reciso ntece, n p forme o e c n b é a o a , c ó s enezes o s t o s m M i s o e u ã a g a m ç e n r a e a a a v s D que Hos scamo aulo. P , e esta reno u P b e o l s o u e es apóst a do D e ment r d v a o l ã a ç P ezes para n e s renova editamos na e . M r d a o a err enh ativid om osana T quand ientação do S o algumas H nd or propo tudo a s o m Esta

Este encarte é parte integrante do material da Campanha Missionária 2009

Através da união quebramos barreiras e geramos frutos! Trabalhar a união dentro de nossas igrejas precisa ser uma realidade, pois a divisa da nossa campanha diz: “todos os dias, no templo e nas casas”, nos relata que temos que estar interligados 24 horas, por 7 dias da semana, em viver em UNIÃO, para assim gerar pessoas saudáveis e uma Igreja Saudável. Os objetivos desta dinâmica são: Comunhão e Participação Material: fios finos de barbante ou de lã. (+ ou – 30 cm) - Distribuir entre todos - Analise a aparência do barbante ou lã distribuído e peça que façam o mesmo. Que características são observadas? Qual o propósito daquele barbante? Resposta: Utilidade (2 min - é um tempo suficiente) - Pedir para que cada um tente arrebentar o seu fio observar como é fácil. - Depois, pedir para que cada um ofereça o maior pedaço que lhe sobrou para formar um feixe de barbantes e pedir a alguns voluntários que tentem arrebentar esse feixe.

e

Objetivo: Demonstrar como é difícil para alguém que está chegando em nossa igreja, muitas vezes fazer parte do nosso grupo de amigos e de comunhão. Através desta dinâmica, podemos mudar alguns conceitos do que é nova amizade. Estamos em um mês Missionário onde estamos falando de Igrejas Saudáveis, e com isso espera-se que seus membros sejam pessoas saudáveis, que, à luz da Bíblia têm vivido quebras de paradigmas e até de preconceitos com relação à comunhão e união. Somente quando isto for uma realidade, conseguirmos demonstrar que verdadeiramente Jesus Cristo nos faz nova criatura. 10 participantes:

Observar como fica mais difícil a medida que o feixe fino, torna-se agora, grosso. Concluir: Eclesiastes 4.9-12 Discutam sobre a relação com a dinâmica e o grupo. Se em sua Igreja existe Cultos direcionados aos jovens e adolescenets, esta dinâmica poderá ser feita no início de um destes Encontros. Após isto, pode-se aplicar também ao envolvimento em todos os trabalhos da Igreja, e, pricncipalmente, o trabalho missionário, queprecisa ser realizado em conjunto: INDO, ORANDO, CONTRIBUINDO...

02

Pedir a 2 ou 3 pessoas para sairem da sala por alguns instantes. Combinar com o grupo que ficar que eles devem formar um círculo apertado, com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros que estão fora da sala), entrar neste círculo. Enquanto o grupo se arruma, vá até os que saíram e explique que ele devem integrar ao grupo que está lá. Depois de alguns minutos,de tentativa, desfazer o círculo, e discutir como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo. Aplicação: Muitas vezes somos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrarem e sentirem-se bem em nosso meio. Como temos agido com pessoas novas em nossa igreja ou no nosso grupo? Igreja Saudável não vive em “panelas” mais sim em uma união, orando e trabalhando para o crescimento da obra missionária em nossa cidade, nosso bairro, no Estado e por fim, aos confins da terra.

Madrugada Evangelística Atos 5:42b – “não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. Estamos tratando de Missões como relata em Atos 1:8b “ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” E por que não começarmos fazendo a diferença em nossa própria cidade, em nosso próprio bairro? Assim trago uma sugestão que envolva a Igreja como um todo, para no final deste mês, realizar um Evangelismo nas ruas, onde apresentaremos a salvação e ainda atenderemos algumas necessidades básicas do momento. Organização/Objetivo: Escolher um dia para alcançar um bairro (junto à Igreja), para evangelizar e distribuir Novos Testamentos acompanhados de roupas usadas e sopão. Com um tempo hábil de 1 hora e meia, circulando pelo bairro escolhido, cumprindo o propósito, separados em carros, motos ou a pé). Esta é uma atividade que envolve toda a igreja, pois os jovens deverão fazer uma campanha durante o mês de junho para adquirir roupas e Bíblias, os adultos peovidenciarão o material da sopa, e etc... Deverão escolher um dia (sugiro sexta-feira) para se reunirem para orarem e dividirem em equipes. Para sairem na madrugada sugiro que se reúnam às 22 horas. Para sair a tarde sugiro que se reúnam às 15 horas. O próposito desta noite é abordar: - bêbados - mendigos - prostitutas, drogados, e demais pessoas que precisam de ajuda. Apresentar o plano salvação. Dar comida e roupa, se necessário. Durante toda a vigília de ação, anotar os nomes dos que foram abordados, para posteriormente tentar um novo contato e quem sabe novas ações como esta.

03

Cine Missões É comum os nossos adolescentes e jovens se reunirem semanalmente ou nos fins de semana para encontros. Aproveitando esta prática, sugerimos que esta atividade seja realizada num sábado à noite ou em um outro dia da semana que o grupo já tem por hábito reunir-se. Objetivo: Desenvolver com os jovens e adolescentes o desejo de evangelizar. Orientações: - Convide jovens e adolescentes para assistirem um filme impactante em uma casa ou na própria igreja. - Divulgue através de cartazes, internet e outros veículos de comunicação disponível. - Faça uma dinâmica para recepção (quebra-gelo) - Faça um período com cânticos e oração. Logo após exiba um filme com uma mensagem bem objetiva. Por exemplo “,A Virada” ou “Desafiando o Gigante” - encontram-se em livrarias evangélicas. Duração de 2 horas e 10 minutos sem trailer. Estes falam da mudança de um homem que estava vivendo uma vida infiel a Jesus, e mostra sua transformação de vida após uma atitude de verdadeira entrega. - Após exibição direcione uma discussão e um momento de oração. Como estamos sendo fiéis ao nosso Deus, a nossa Igreja? O que estamos fazendo para um viver saudável, na presença do Senhor e com isso estar em uma Igreja Saudável? O que podemos fazer para colaborar com Missões estaduais? E por fim viver uma estrutura de vida saudável na presença do Senhor. Poderá ser cobrado um INGRESSO que dê direito a um saco de pipoca e um copo de refrigerante. É CRIME cobrar ingresso para o filme! Ou ainda, colocar barraquinhas de lanche no pátio da Igreja, e vender lanche. Toda a verba será destinada a oferta de missões estaduais!

Teatro

pessoas de todas as idades já foram infectadas em todas as igrejas e em todas as denominações. o Dr. Fé afirma que uma vacina já foi desenvolvida, mas alerta, que em cada caso o vírus tem agido de maneira diferente por isso é necessário que cada doente passe por uma bateria de exames e tome um coquetel de acordo com o seu estado de saúde espiritual. A qualquer momento daremos mais notícias. Boa tarde!!"

Esta é uma sugestão de atividade para o encerramento da Campanha de Missões em sua Igreja. Assim que chegar o material, distribua com os responsáveis, de maneira que haja uma grande participação do maior número de irmãos: figurinos, personagens, iluminação, sonoplastia, divulgação... Enfim, envolvimento é o segredo do sucesso!!!

2º cena Ocorre dentro de uma igreja num final de culto: o pastor e membros... É necessário um pastor com bíblia, e sete pessoas assentadas. Todas contam o hino nº295, de forma desanimada. O pastor lê Jo 3.16 e dá os avisos:

Apresentamos dois textos para serem ensaiados: 1) A Igreja Doente e 2) A Epidemia do Não Posso. Mesmo de forma cômica, os dois textos trazem-nos uma grande mensagem para reflexão de como tem sido o nosso agir enquanto Igreja - Corpo de Cristo. Se queremos Igrejas saudáveis, precisamos de crentes saudáveis.

Pastor- Queridos, irmão estamos encerrando este culto, porém , gostaria de convocá-los para as programações da igreja: 4º feira- culto de oração e gostaria de contar com a presença de todos, pois temos muitas necessidades para serem colocadas diante de Deus e cremos que se todos nos unirmos em oração seremos grandemente abençoados.

A Epidemia do “não posso!”

Pastor- A é??!... Interessante! Meus irmãos, 5º feira tem Estudo Bíblico, estamos sentindo a necessidade de fortalecê-los na fé. Membro 2- Meu Pastô, o sinhô vai mi disculpa, mas o sinhô tá marcando muito culto. Na 5º feira eu tenho que moiá meu pepinar e infelizmente "não posso" comparecer.

Ministério de teatro da PIB em Ji-Paraná Pr. José Eraclides da Silva Vargas Compilado e adaptado por Joquebede Rosa e Silva

Pastor- Meus irmãos, precisamos ganhar mais almas. Precisamos evangelizar os perdidos desta cidade. Na 6º feira sairemos para entregar folhetos no bairro Mata Mais Um .

1º cena Entra um homem no palco com um rádio. Se assenta e liga no canal das noticias:(Faça uma gravação , ou um narrador faz na hora)" Rádio Gospel ZYK 123,4 . A rádio que entende dos fatos! Fique agora com as notícias: ALERTA!!! As autoridades locais decretaram calamidade pública, pois uma epidemia até à pouco desconhecida está mortificando muitas igrejas de nosso estado. A procedência do vírus ainda não é totalmente conhecida, mas já se sabe que o vírus é conhecido como "CONTÁGIO DO NÃO POSSO" e pela sigla NP. Pelo que fomos informados até o presente momento um número sem procedência de

Membro 1- Pastor, na 4º eu "não posso” vir ao culto porque já tenho um compromisso sério: a minha noiva me convidou para uma festa de aniversário e não posso faltar.

Membro 3- Pastor! O Sr. tem coragem de evangelizar neste bairro?? Lá só tem bandido, eu tenho minha família para sustentar. O Sr. vai me desculpar, mas eu "não posso" ir. (os demais concordam).

04

Pastor – Então, já que ninguém quer ir eu convido os diáconos e nós iremos sozinhos evangelizar aqueles pecadores. Eu tenho certeza que Deus irá adiante de nós e nos protegerá como até hoje fez. A Epidemia do “não posso”!

Membro 4- Um diácono toma a palavra - Pastor, para começar este evangelismo vai ficar muito caro para mim, pois não tenho automóvel e tenho que pegar três ônibus e um metrô. O Sr. me desculpe, mas se ninguém pode ir, eu "não posso".

com a cara dele, ele é insuportável e vive me provocando, faz tudo pra me aborrecer. E se ele continuar ou não for excluído da igreja eu não posso continuar vindo nos cultos. Pois eu não posso me misturar com pessoas desta estirpe.

Pastor- Até os diáconos já se contaminaram com a epidemia do "não posso". Desse jeito eu "não posso" continuar nesta igreja!!! Eu não posso fazer todo o trabalho sozinho! (para por uns minutos e reflete no que acabou de falar). Meus irmãos, estamos terrivelmente infectados por este vírus do Não Posso. Precisamos urgentemente de tratamento ou todos morreremos espiritualmente. Convoco a todos vocês neste momento para irem comigo ao consultório espiritual, consultar com o Dr. Fé.

Dr. Fé- Você já sentiu estes sintomas antes?

3º cena Ocorre num consultório. É necessário uma recepcionista e um médico, mesas e instrumentos hospitalares como: medidor de pressão, termômetro, cartaz escrito: Jesus-amor-missões-perdidos-contribuir-ir. O médico precisa estar vestido a rigor e com os dizeres numa faixa; "Tudo posso naquele que me fortalece". Também deve possuir um bloco e uma caneta pra destacar receitas . Primeiro chega o pastor com os seis doentes e pergunta se o Dr. Fé já chegou. A secretária manda assentar e aguardar. Em seguida chega o médico, se assenta e manda entra o primeiro paciente. 1º paciente- Pastor- Não posso mais trabalhar com esta igreja, Dr. ela está me causando muita dor de cabeça e insônia, e acho que já estou com uma úlcera nervosa. O Dr. Fé (examina o paciente, os olhos e a língua). Você está com sintomas de anemia espiritual, está lhe faltando certas proteínas, vitaminas, cálcio e ferro. Vou lhe dar uma receita que se observada serás curado: · Uma dose dupla da Palavra de Deus diariamente.

Paciente- Sim. Faz muito tempo que não consigo amá-lo. Desde que ele me ofendeu dizendo que eu era um crente Raimundo, que tenho um pé na igreja e outro no mundo. Dr. Fé- Eu poderia tirar um raio X para dar um diagnóstico mais preciso, mas diante do quadro que estou vendo sinto muito em lhe dizer que terás que passar por uma cirurgia... (o paciente fica apavorado!), seu problema é sem sombra der dúvida um câncer em estado avançado nas entranhas. Este câncer horrível é causado pelo ressentimento excessivo. Mas lhe darei um remédio: · Você precisa beber uma dose de perdão ao próximo preparado com obediência a Deus. · Mas a cura completa só se dará mediante a intervenção cirúrgica. Para arrancar o mal pela raiz você precisa confessar o seu pecado ao próximo e a Deus. Eu sei que isto é dolorido, mas é a única solução para que sejais curado. Terceiro paciente- Dr. não posso participar dos cultos aos sábados, EBDs e quartas-feiras (FAÇA UMA ADAPTAÇÃO AOS DIAS DE CULTOS DE SUA IGREJA). O Sr. Sabe que moro longe da igreja e o combustível fica muito caro, também teria que parar mais cedo no meu serviço e isto acarretaria numa queda considerável no meu salário. Também tenho filhos para criar, o Sr.sabe... hoje tudo está difícil... E também como posso, se sou presidente do clube recreativo e preciso estar lá Dr. Fé- (Faz um exame das batidas do coração do paciente0 – Você está sofrendo do coração. Suas veias arteriais estão entupidas · Vá à farmácia na rua Mateus 3:33 e compre um pouco da promessa e tome diariamente. · Você também pode adquirir um pouco de renúncia. Custa muito caro, mas resolverá seu problema. Você terá que renunciar seus ideais, seus caprichos... E sua própria vida, e colocar Deus em primeiro lugar.

· E para sua fraqueza, muita oração e dependência do Senhor. · E ainda um pouco mais de amor e zelo pela obra do Senhor. Segundo Paciente- “Dr.,não posso amar aquele irmão Tadeu, eu nunca fui

05

Quarto Paciente- Seu Dr., não posso falar de Jesus pois não tenho jeito pra isso. Não tenho esse dom como o meu pastor.

A Epidemia do “não posso”!

hora em hora. Dr. Fé- Você está sofrendo de desordens psicológicas e de amnésia espiritual, por isso está esquecendo das ordens e das promessas de Deus e também do perdão de seus pecados recebidos através da graça de Deus.

· Nada de revistas sujas (com pornografias), cuidado com a internet!! E convide Jesus para sentar-se na poltrona para assistir TV com você.

· A ordem é IR POR TODO O MUNDO E PREGAR O EVANGELHO. Marcos 16:15

· Corte toda e qualquer música mundana. E só beba músicas que procedem da FONTE DA ÁGUA DA VIDA.

· A promessa está em atos 1:8. Mas recebereis poder...

· Evite misturas com o mundo, com as más companhias, com o conformismo e muito cuidado com o: “ISSO NÃO TEM NADA A HAVER”.

· A receita para você é: Uma dose forte de 1º João 4:19 que diz: “Nós amamos porque Ele (Jesus) nos amou primeiro” Quinto paciente- O meu problema é difícil de falar... eu não sei como começar... Eu não posso contribuir para a obra, pois o que ganho é pouco, eu pago as minhas contas, e nunca sobra nada nem para o dízimo... Dr., o Sr. Me entende... O custo de vida está muito alto hoje em dia. Dr. Fé- Venha aqui, você precisa fazer um teste de visão. (plaqueta escrita em letras maiores JESUS e as próximas palavras vão diminuindo de tamanho uma embaixo da outra) JESUS, AMOR MISSÕES, PERDIDOS, CONTRIBUIR e IR.(O paciente só consegue ler as primeiras duas letras.) Você consegue ler esta palavra? Quinto paciente- Sim, é JESUS. E esta ééééé´. Acho que é AMOR. E esta? Não enxergo. Dr.Fé- Receita: Seu problema é miopia espiritual: Você precisa de um óculo espiritual para ter mais visão da realidade espiritual do nosso mundo, das pessoas que vivem ao seu redor, sem Cristo e sem salvação. As pessoas estão esperando que alguém fale de Jesus a elas. Leia João 4:35 diariamente e João 9:4-5 Sexto paciente- Seu doutor, o Sr. Precisa me ajudar! Eu não posso vencer o pecado, eu estou escravizado pelas coisas do mundo. E isso me tem causado muitos problemas pessoais. Dr. Fé - (O médico coloca o termômetro). Meu jovem você está em estado de intoxicação. Precisa primeiro de uma lavagem interior pela Palavra de Deus.Romanos 12:12. · (O médico tira o termômetro) Exclama: Você está queimando de febre pelas coisas do mundo! 45 graus!! · Uma dieta espiritual: um analgésico da Palavra de Deus e da Oração de

06

Sétimo Paciente- Um cego entra de óculos escuros e bengala e diz: “Eu não posso ver nada. Eu não vejo por que devo aceitar sua religião e seu Cristo. Afinal, sempre segui uma religião e acho que todas são boas . Também não vejo porque devo me converter e deixar meus amigos do barzinho, a bebida, o cachimbo, e até minhas namoradas... eu não vejo nenhum inferno na minha frente... este mundo é o maior barato.... e Deus é meu chapa, não me queimaria no inferno e nem ninguém. DR. Fé- Você está cego pelo príncipe deste mundo. O seu problema é que a catarata já cobriu toda a sua visão, o diabo encheu os seus olhos de areia. Receita; Você tem que comprar o colírio para lavar os seus olhos e este colírio você só encontra em Jesus . João 14:6 e Atos 4:12 · E por último precisarás fazer um transplante de coração, e esta cirurgia é só pelo Espírito Santo e pelo arrependimento. Atos 3:18

4º Cena Novamente na igreja: O pastor dirige o culto, e a igreja entoa um cântico (Escolha uma música alegre que diga que em Cristo podemos todas as coisas) , o Pastor faz a leitura de Filipenses 4:13 e um irmão dá o testemunho sobre como Deus o libertou da Epidemia do Não Posso : - Querida Igreja, após ir ao Dr. Fé , retornei para casa e busquei ao Senhor em sua Palavra e em oração e descobri o seguinte : Quando Jesus esteve neste mundo ele chamou discípulos para participarem do ministério, e eles não estavam de férias, estavam trabalhando (pescando),essa era sua carreira (profissão). Nossas carreiras exigem muito de nosso tempo e atenção. Mas Jesus sabe como interromper nossa agenda, na verdade, ele nos convida para participar do seu trabalho. E nós somos tentados a pensar que deveríamos fazer algo de nossas vidas, e ao mesmo tempo seguir

A Epidemia do “não posso”!

Na maioria das vezes, Deus não nos pede para deixar nossas carreiras e segui-lo, mas ele pedirá que vejamos nossa profissão como ele vê. Onde você pesca não é importante. Mas, se você segue Jesus, você tem que pescar!! Não importa nossa profissão, temos que brilhar a luz de Jesus e servir na Igreja conforme os desafios que o Senhor tem nos dado. No final todos saem para evangelizar cantando um cântico.

A Igreja Doente”

O nosso objetivo não é outro, senão advertir de uma maneira sutil e inteligente. Queremos com esta peça alertar a cada um em particular e a igreja em geral. Se a sua vida cristã se identifica com a de algum personagem aqui representado, sugerimos então que pare e faça uma reflexão. Você está aborrecendo a Deus e a sua vida não está sendo reta perante a Bíblia. A Igreja Doente, aqui representada nesta peça, não existe, por isso queremos advertir que não nos inspiramos em qualquer denominação para compor este trabalho. Qualquer semelhança com alguma igreja que o irmão ou a irmã conheça é simples coincidência Igreja doente não existe, mas os membros delas estão espalhados por aí. Temos certeza de que depois que os irmãos virem esta peça nunca mais irão querer fazer parte desta Igreja invisível.

Extraído do site: www.teatrocristao.net

Inicio da Peça Personagens:

Irmão Aparência entra de Paletó e gravata com uma Bíblia bem grande debaixo do braço. Este irmão entra, para no meio do palco e critica a Igreja fazendo gestos com a mão e a cabeça. Ele deve trazer nos bolsos os seguintes objetos: uma arma, um maço de cigarro, bilhete da loteria e CD do grupo “Mamonas Assassinas”.

Irmão Aparência (1): Esposa do Irmão Aparência (1): Filho do Irmão Aparência (1): Irmão Estrela (1) : Irmão Crítica (1) : Irmãos Mentirosos (2) Getulio Safiro Irmãs Linguaruda (2) Linguarilda Linguaruda Irmãs Namoradeiras (3)

Apresentador:: Este é o Irmão Denorex – parece mas não é. Meus Irmãos, este é o irmão Aparência. Um santo em forma de gente. Ele está sempre fantasiado de crente. Na Igreja é um santo homem. Já nasceu crente. Vamos ver o que ele carrega nos bolsos. (tira do bolso do Irmão Aparência a arma) Bom é só para proteção, né, afinal...(tira do bolso do Irmão aparência o cigarro) No mínimo foi comprar para o vizinho e esqueceu de entregar.(tira do bolso do irmão aparência o bilhete de loteria) Sorte sempre é bom. (tira do bolso do Irmão Aparência o CD de um grupo musical que não seja evangélico) Não é para ouvir, é só para lembrar.(pausa) Bom, Irmãos. Agora vamos chamar a esposa e o filho do Irmão Aparência. Entrem!!!!!

Irmão Galã (1): Irmão Esportista (1): Irmã Cantora (1): Irmão Pregador (1) : Apresentador (1): Narrador (1): Apresentador: O Objetivo da peça não é fazer graça para divertir os irmãos. Os personagens desta peça são muito engraçados em um ponto de vista, mas o fato de eles serem reais em algumas igrejas faz com que nos sintamos muito tristes. E isto aborrece ao Senhor.

Apresentador: Ué, que caminhão passou em cima da senhora?

O nosso objetivo não é outro, senão advertir de uma maneira sutil e inteligente. Queremos com esta peça alertar a cada um em particular e a igreja em geral.

Mulher do Irmão Aparência: Que caminhão nada! (aponta para o Irmão Aparência) Foi ele que me bateu ao chegar da igreja! Ele me bateu, só porque a comida estava fria.

07

(Entram em cena o filho e a esposa do Irmão Aparência. Esta, com hematomas).

que Jesus vai ter que expandir o céu. Apresentador: Quem diria, hein, irmãos? Aparências enganam. Vamos ouvir agora o que a Bíblia diz a respeito do Irmão Aparência. Narrador lê 1 Samuel 16: versículo 7 Apresentador: Vamos agora conhecer o Irmão Estrela. Irmão Estrela: (entra olhando sua própria roupa, se achando o máximo). Poxa, cheguei bem cheiroso. Calça nova, camisa de seda... e ninguém me notou. Tenho classe, uma BMW... Será que ninguém nota que sou uma estrela? Meu Deus, mas que igreja de pobre! Narrador lê 1Tm 2.9-11! Apresentador: Vamos agora conhecer o Irmão da Critica – Crentildo. Irmão da Crítica: (entra caminhando rapidamente olhando p/ lados) Viram só! Igreja vazia, né? Culpa do ________. Olha, gente, esta igreja já não é mais a mesma coisa do Pastor DóDó.No tempo dele sim é que dava gosto. Aquilo sim é que era Igreja. Mas este Pastor aí dá muita moleza prá turma. A Mocidade faz o que bem entende .A União de Homens só tem gente preguiçosa, que não querem saber de trabalho. A sociedade de senhoras não quer nem saber de fazer alguma coisa para o Senhor. Só querem saber de falar mal da vida dos outros irmãos e só. As moças daqui só vêm para a Igreja para ver os moços. Isso sem falar nos rapazes, que além de só virem para a Igreja pelo mesmo motivo, vêm também para depois do culto sair c o m u m a t u r m i n h a . Ah se eu fosse pastor desta Igreja...Eu colocaria tudo no lugar. Aí sim isso aqui iria ser uma Igreja de verdade. Ah!!! Se o Pastor fosse eu.... (Irmão da Crítica sai de cena muito zangado, balançando a cabeça). Apresentador: Vamos ouvir agora o que a Bíblia diz a respeito do Irmão Critica. Narrador lê Mateus 7: 1 a 5. Apresentador: Vamos conhecer dois Irmãos agora. Os irmãos Getulio e Safiro. Os Irmãos Mentirosos entram em cena vindo cada um de uma porta diferente. Eles se cumprimentam no meio do palco. Devem estar de paletó e com Bíblia. Getúlio: Ontem eu fui pregar lá na Vila Cocada. Sabe quantos eu converti? Mais de seis mil pessoas, por baixo!! Tô ganhando tantas almas para Jesus

08

Safiro: Só isso? Isso aí eu ganho por oração que eu faço. Getulio: O Billy Graham me convidou para eu pregar no congresso que ele foi convidado para fazer em alguns países. Safiro: Rapaz, convidou você também? Ele me convidou também, mas eu recusei porque eu já tinha marcado com o Benny Hinn para ir orar pela família dele que está meio doente. Getulio: Bom, tenho que ir porque só na parte da manhã já entreguei uns 150 mil folhetos, e ainda falta 70 mil, pois entrego 200mil pelo menos. Senão, fico insatisfeito. Safiro: É isso aí, né, irmão? Temos que trabalhar para Deus, senão ele vem e a gente fica aqui, né? Ao sair de cena, o público percebe que ambos acham que o outro é mentiroso através do recurso cênico do “pensar alto”. Apresentador: É, irmãos, acho que, desse jeito, a gente não vai pró céu! Mas vamos ver o que Deus fala dos mentirosos. Narrador lê o Apocalipse 21: 18 Apresentador: Vamos conhecer agora mais duas Irmãs. A Irmã Linguaruda e Linguarilda. Uma das duas deve ter uma revista amiga debaixo do braço. Entram de braços dados. Linguarilda: 'Cê viu, menina. O marido da Irmã Pedrita está de carro novinho. Linguaruda: Também, compra em 80 prestações e ainda fica devendo...Até eu, né!! Linguarilda: Menina, você já reparou na Irmã Pedrita? Meu Deus, como ela se veste mal. Gente do céu...Ela é muito cafona. No domingo passado ele veio com sapato amarelo, saia rosa e camisa lilás. Linguaruda: É mesmo. Mas o que eu tenho dó é das crianças dela que vão para o mesmo caminho. Linguarilda: E o Pastor devia dar um toque para a Irmã. Já pensou se vem um deputado ou alguém importante de fora da cidade, né? A Igreja Doente

Linguaruda: O Pastor é outro que não tira aquele paletó. Entra ano e sai ano, mas o Paletó lá, nele...

Galã: Poxa, mano, essa Igreja num tá cum nada! Num tem mina, né?! Vô puxar o carro antes que tenha que assistir ao culto.

Linguarilda: Bom, eu vou embora. A propósito, você vai à reunião de senhoras amanhã?

Narrador lê Eclesiastes 11: 9

Linguaruda: Eu não, de jeito nenhum! Ir lá pra quê? Lá só tem irmã que vive falando da vida dos outros. Deus me livre!

(O Irmão Esportista entra em cena de tênis, bermuda e camiseta, com uma bola na mão).

(Se despedem com beijos no rosto).

Esportista: Eu tive uma idéia genial para trazer os jovens para esta igreja. É mesmo! Uma idéia que vai lotar a igreja de jovens! É preciso movimentar os jovens desta Igreja. Nada de estudo Bíblico ou reuniões de oração. Eu estava pensando em promover um torneio de ping-pong. Peteca, futebol, voleibol e outros. Vou correndo falar com o meu presidente da Unijoven. Tenho certeza que ele vai adorar e vai começar amanhã . (Sai rapidamente)

Apresentador: Vamos ouvir a Bíblia. Narrador lê Tiago 3: 6 a 10 Apresentador: Mais irmãs: Rute, Isabelle e Débora (Devem estar na moda, todas moderninhas de chicletes na boca) Isabelle: Sábado que vem a nossa Juventude vai visitar a Igreja lá na vila Cocada. Eu vou lá. O Juninho vai estar lá. Ele é lindo. Aaiiimmm! Rute: Eu não vou. Prefiro os da vila Tutano. Eles têm carro. Débora: Pra mim não precisa ter carro. É só morar sozinho com casa própria e pronto. Como o presidente da Unijoven da Vila Mascate. Isabelle: Gozado, né? Nossa Igreja só tem homem feio e pobre. Cada canhão que dá até desgosto. Rute: É. Os bonitinhos já arrumaram namoradas. Débora: Estou pedindo a Deus um namorado lindo, bonito, rico e inteligente. Olha, pra falar a verdade, nem precisa ser crente. Sendo lindo e rico, tá beleza!.

Apresentador: O Irmão Esportista.

Narrador lê Tito I - 10 - 11 e 16 Apresentador: A Nova Irmã Tenorilda, a Irmã cantora. (Entra em cena com livros de música, discos e entrar cantando com uma voz forte um hino bem conhecido) (HINO). Tenorilda: O meu problema nesta igreja é que não me deixam usar a minha linda voz. Deixo o regente daqui da Igreja “no chinelo”. Eu gosto muito de cantar muito, mas aqui nesta igreja não tem jeito. O Pastor enche o culto de coisa e meu solo vai sempre ficando para outro dia. É, acho que vou ter que procurar outra igreja que me deixe mostrar a minha voz. Senão, vou ter que enterrar meu talento.

Apresentador: (entra e fala) Irmãs, todos já conhecem o seu gosto. Mas... e Deus onde fica??

(Sai de cena cantando, porem triste).

Isabelle: Ah, é mesmo. Tem Deus, né? Bom, então nós vamos lá só para falar com Deus

Apresentador: E a Bíblia, o que diz sobre isso:

(Saem com risadas no rosto).

Narrador lê Isaias 29:13 e Lucas 14:11

Apresentador: Como ficam elas com a Bíblia? Narrador lê Isaias 3 - 16 á 24

(O Pregador entra lendo a Bíblia de terno e gravata). Pregador: O que mais aborrece nesta igreja é que sou um bom pregador. Porém, nunca me deixam pregar. Eu prego bem, mas aqui nesta igreja eu me sinto um inútil. O Pastor quer que eu pregue nos

Apresentador: O próximo Irmão! (Galã entra em cena com óculos escuros, celular e chave de carro).

09

A Igreja Doente

igreja. Eu quero mesmo é pregar de Domingo à noite com a Igreja cheia de gente, mas o pastor não vê isso. O Benny Hinn é um seminarista perto de mim... Mas aqui não dá. Vou procurar outra Igreja. Narrador lê Efesios 4:17 e Filipenses 2:3 Apresentador: Meus irmão, silêncio e muita atenção agora, pois finalmente temos o prazer de apresentar o Pastor desta Igreja. (chama o Pastor da Igreja) Pastor! Pastor! Pastor... (Entra uma pessoa com um bilhete que contém os seguintes dizeres:) . Caro Apresentador: O Irmão Pastor não pode vir hoje. Pediu para qualquer outro irmão que dirija o culto de hoje, pois não pode perder o ultimo capitulo da novela que já vem acompanhando com tanto carinho desde o início.

do amor de Deus para com cada um de nós e com os que ainda não conhecem a Jesus? A nossa oração, é de que saiamos daqui nesta noite, diferentes em nossa conduta cristã... Buscando a orientação de Deus, para nos mostrar onde caímos e o que precisamos fazer para nos apresentar “igreja gloriosa” para o nosso Deus. As luzes se apagam ou fecham as cortinas, e é cantada uma música que traga em sua letra, a mensagem de arrependimento e prontidão no serviço cristão. Nossa sugestão é que seja cantado, em forma de SOLO, e depois toda a congregação a música : Primeiro Amor. Após o canto do hino, o pastor (ou outra pessoa devidamente preparada), pode fazer uma oração ou uma reflexão sobre o nosso papel enquanto crentes. *****************

Apresentador: Que Deus o tenha, né? Apresentador: Bom, irmãos, chegamos agora ao final da peça. Pedimos agora a todos os irmãos da igreja doente que entrem em cena, pois está é hora em que talvez algum irmão se identifique com algum irmão da igreja doente Deus deseja usar a igreja, mesmo com todos estes problemas. Você sabe melhor do que ninguém como anda sua vida. Você sabe também o que Deus está pensando a seu respeito, porque foram lidos os textos que se encaixam com a vida de cada um dos personagens. Hosana Terra Menezes é casada com o Pastor Sérgio Menezes. Formada em Teologia pelo Seminário Batista Aliança (SSA-BA);

Qual será nossa postura diante de tamanho desafio? Como nossa Igreja tem estado por causa de pessoas como estas que acabamos de demonstrar aqui? Como viver missões, se nós perdemos o referencial

10 A Igreja Doente

Especialização e Assistência Social - Projeto Sussuarana NOVA), atuu em Projetos sociais também na Alemanha. É atual cooperadora no Ministério da Congregação Batista em Mariana, Porto Velho. Professora e Diretora da EBD..

Planejamento

Related Documents