Balão Mágico!
O efeito de estufa Uma estufa é um espaço coberto por vidro ou plástico. As estufas são cada vez mais usadas na agricultura, porque se conseguem obter maiores produções em menos tempo. Os raios luminosos provenientes do sol atravessam facilmente o vidro e o plástico e são absorvidos pelo solo e por outros corpos que estão dentro das estufas, transformando-se em calor. Parte desse calor fica retido na terra ou nos outros corpos, mas a maior parte é devolvida ao ar. Ao contrário do que acontece com a luz, o vidro e o plástico dificilmente se deixam atravessar pelo calor que, assim, não pode passar para o exterior da estufa e se vai acumulando no seu interior, provocando o aumento da temperatura. Entre a atmosfera e a superfície do nosso planeta, o efeito de estufa acontece duma forma semelhante. Na atmosfera, as nuvens, os gases provenientes das fábricas e dos veículos com motor, as poeiras, os fumos dos incêndios, desempenham o mesmo papel do vidro e do plástico que deixam passar facilmente os raios luminosos que são absorvidos pelo solo e são transformados em calor. Uma grande parte desse calor é devolvido à atmosfera, mas dificilmente atravessa a camada poluída. Dessa forma, vai-se acumulando entre a camada poluída e o solo, provocando o aumento da temperatura. Quanto maior for a poluição do ar, maior será o efeito de estufa. Isto poderá levar ao aquecimento de todo o planeta.
Questão Problema: Será que ao misturar bicarbonato de sódio e vinagre será possível encher um balão?
Objectivo: Formar dióxido de carbono prejudicial ao efeito de estufa através desta mistura.
Página 7
Balão Mágico!
Material necessário: 2 Balões 1 Garrafa de plástico de 1,5 L 1 Garrafa de plástico de 0,5 L 1 Gobelé 1 Colher de café
Reagentes: Vinagre Bicarbonato de sódio
Procedimento: Medir 100 ml de vinagre e colocar na garrafa de 1,5 L. Colocar 3 colheres de café (aproximadamente 5,5 g) de bicarbonato de sódio dentro do balão. Prender o balão ao gargalo da garrafa. Fazer com que o bicarbonato de sódio presente no balão caia para dentro da garrafa.
Página 8
Balão Mágico!
Observa e regista na tabela.
1.
2.
Tabela 1
Repetir a experiencia com a garrafa de 0,5 L; Observar o que acontece, registar na tabela 2;
1.
2.
Tabela 2
Página 9
Balão Mágico!
Explicação da questão problema: O ácido acético, que é ácido do vinagre, reage com o bicarbonato de sódio, formando o gás dióxido de carbono, entre outros produtos. O gás fica preso na garrafa e enche o balão. Quanto maior for a garrafa, mais espaço existe para o gás que se formou. É por isso que o balão da garrafa mais pequena enche mais o balão, pois o gás não tem tanto espaço dentro da garrafa. Este gás, o dióxido de carbono, é a principal causa do efeito de estufa. Ao ser libertado em grandes quantidades para a atmosfera, aumenta o efeito de estufa, o que vai fazer com que a temperatura da Terra aumente, causando graves consequências. Por isso, devemos tomar medidas para evitarmos que isso aconteça, e cabe-nos a todos ajudar.
Página 10