Efeito de estufa A maioria dos planetas que têm atmosferas experimenta alguma elevação da temperatura de sua superfície devido ao efeito chamado efeito de estufa. O efeito de estufa é maior para Vénus, que na realidade, tem uma temperatura superficial mais alta do que a de Mercúrio, embora esteja muito mais distante do Sol do que este. Isso acontece por causa da grande quantidade de CO2 na atmosfera de Vénus. Na Terra, a quantidade de dióxido de carbono foi reduzida como consequência da existência de vida. Mesmo apesar de existir em pequena quantidade, o CO2 presente na atmosfera da Terra ainda é o principal factor da “produção” do efeito de estufa na Terra, embora o vapor de água e os CFCs também contribuem.
Estima-se que a temperatura média da Terra está actualmente 1 ºC mais alta do que estava há um século atrás. O nível do mar elevou-se cerca de 15 a 20 cm no século XX.
Figura – efeito de estufa!
O gráfico da Figura do lado esquerdo apresenta medidas da variação da temperatura global em relação à temperatura de 1950, mostrando um aumento de 0,8 °C até o ano 2000. O gráfico da Figura do lado direito mostra um modelo de variação da temperatura no topo da troposfera até o ano 2100, baseado na tendência actual. É previsto um aumento de 0,6° em 100 anos. É importante notar que na última era glacial a variação de temperatura no topo da troposfera foi de apenas 0,2 °C.