E.B.I Oliveira de Frades
Trabalho elaborado por: •Paula Lopes Nº11 •Tatiana Gomes Nº16
8ºA
Neste trabalho pertendemos que fiquem a conhecer o que são drogas e as suas consequências. Também as drogas existentes e o que cada uma provoca. Esperemos que gostem.
Droga é toda a substância psicoactiva, ilegal ou legalmente comerciável, cujas propriedades influem no SNC e alteram comportamentos. A perigosidade da substância está não apenas nas suas consequências, mas também no tipo de relação que o indivíduo estabelece com ela e com o ambiente de consumo.
Existem vários tipos de drogas, que são: Drogas depressoras; Drogas estimulantes; Drogas perturbadoras; Drogas com efeito misto; Drogas e doenças infecciosas.
Drogas depressoras são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios ansiolíticos e antidepressivos e seus derivados. Seu principal efeito é retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas.
Heroína é uma droga depressora. Heroína pode ser injectada, o que leva a um quadro de euforia. Quando inalada, porém, resulta em forte sonolência, náuseas, retenção urinária e prisão de ventre – efeitos que duram cerca de quatro horas. A médio prazo, leva à perda do apetite e do desejo sexual e torna a respiração e os batimentos cardíacos mais lentos.
Morfina é uma droga depressora. Morfina apresentam efeitos muito parecidos com os da heroína, porém, com características euforizantes menores. O seu efeito depressor é explorado pela medicina há várias décadas, principalmente no alívio da dor de pacientes com câncer em estado terminal.
As drogas estimulantes mais conhecidas são as anfetaminas, a cocaína e seus derivados.
A cocaína é uma droga estimulante. A cocaína também pode ser inalada, ingerida ou injectada. A duração dos efeitos varia, as a chamada euforia breve persiste por 15 a 30 minutos, em média. Nos primeiros minutos, o usuário tem alucinações agradáveis, euforia, sensação de força muscular e mental. Os batimentos cardíacos ficam acelerados, a respiração torna-se irregular e surge um quadro de grande excitação. Depois, o usuário pode ter náuseas e insónias. A cocaína causa uma grande e forte dependência.
Neste trabalho percebemos que pertencemos a um mundo em que muitas pessoas entram nos caminhos da droga porque dizem que querem ser livres. Contudo em vez da liberdade encontram um vício que os faz ficar prisioneiros. O corpo humano não foi feito para ser escravo dos nossos vícios, mas para ser livre e saudável.