“Do Rato Mickey a Andy Warhol”
DO RATO MICKEY A ANDY WARHOL
07 Fev - 14 Mai 2009 – BIBLIOTECA DA FUNDAÇÃO SERRALVES
A literatura infantil está desde há várias décadas associada à criação de inúmeros artistas plásticos. Para uns (como Andy Warhol), a imagem, o design e a forma dos livros para crianças e dos livros de banda desenhada constituem fonte de inspiração para criarem obras novas. Outros (como Dieter Roth) concebem de raiz livros cujo conceito é apelativo para os mais novos. A presente exposição inclui diversas publicações que evidenciam várias formas de manipulação ou criação de originais e livros infantis que chamam a nossa atenção para a arte contemporânea (Hergé – Tintin).
Esta mostra, comissariada pelo belga Guy Schraenen, foi apresentada na Biblioteca do Museu de Serralves de 7 de Fevereiro a 14 de Maio de 2009. Esta exposição apresentou variados trabalhos que tinham como ponto de partida todo o imaginário infantil, incluindo diversas publicações relacionadas com a criação/manipulação de originais e com livros para crianças que dirigem a nossa atenção para a arte contemporânea.
Há imensos anos que inúmeros artistas recorrem à literatura infantil para assim criarem novas obras, inspiradas na imagem, no design e na forma do livro para crianças, destituindo-lhes a sua função original de realizar recriações. Apesar disso, os tradicionais livros infantis não fizeram parte do propósito desta exposição, que apenas apresentou publicações criadas por artistas plásticos.
O habitual aspecto da banda desenhada, o seu conceito artístico e os seus heróis foram motivo de inspiração de diversos artistas que fizeram parte da exposição. Com exemplo disso são os quadros de Erró, Lichtenstein, a forma do Rato Mickey etc. Nesta exposição estiveram também incluídos livros de colorir concebidos por Andy Warhol .
Por estas razões, a mostra detinha um interesse tanto para crianças como para adultos que pôde encontrar inúmeras referências às suas leituras de infância. Por sua vez, permitiu às crianças a descoberta de um novo universo de cores, formas e linguagens, que lhes permitiu a familiarização com obras de artistas contemporâneos que colocaram assim todo o seu talento ao serviço dos mais jovens.
Gestão Artística e Cultural 1º ano Práticas de Produção Multimédia I Sara Abreu 4212