Do Internet

  • Uploaded by: Augusto Schwartz
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Do Internet as PDF for free.

More details

  • Words: 1,360
  • Pages: 7
DESVENDANDO A INTERNET Fique por dentro: ANEXO, ARQUIVO ATACHADO: Arquivo anexado a uma mensagem de e-mail. O destinatário da mensagem pode fazer uma cópia do arquivo no computador. Em geral, não é possível enviar arquivos anexados com mais de 2 Mbytes. ASSINATURA DIGITAL: Código utilizado para verificar a integridade de um texto ou mensagem. Também pode ser utilizado para verificar se o remetente de uma mensagem é mesmo quem diz ser. BACKUP: Termo utilizado para designar cópias de segurança de arquivos,documentos, programas. BLOG: Espécie de diário mantido na Internet através de um simples sistema de publicação. BLUETOOTH: Tecnologia que permite a transmissão de sinais entre telefones, computadores e outros dispositivos sem a necessidade do uso de fios a pequeno alcance (100 metros). BOOKMARK OU FAVORITO: É um recurso do navegador que permite acesso rápido aos sites preferidos do internauta.

29

BIT: É a unidade mínima de informação que pode ser interpretada pelo computador. O conjunto de bit é denominado bytes, megabytes etc. CACHE: Quando o internauta acessa um site, o computador faz uma cópia temporária dos arquivos da página. A isso se dá o nome de cache. Esse recurso permite que a navegação seja mais rápida. CAVALO DE TRÓIA: Programa que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário. CHAT: É uma forma de conversar com outras pessoas que também estão online pela internet. CIBERESPAÇO: Sinônimo para internet. COOKIE: É um arquivo salvo por um site no seu computador. Em geral serve para armazenar dados sobre seus hábitos de navegação na internet. COMÉRCIO ELETRÔNICO: Também chamado de e-commerce, é qualquer forma de transação comercial em que as partes interagem eletronicamente. Conjunto de técnicas e tecnologias computacionais, utilizadas para facilitar e executar transações comerciais de bens e serviços através da internet. COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA: Acontece virtualmente em tempo real, por linguagem escrita ou oral, e através de softwares que permitem troca de mensagens e arquivos. Permite reuniões (chats) de pequenos grupos. COMUNIDADES VIRTUAIS: Através de recursos dos meios de comunicação à distância as comunidades virtuais representam espaços virtuais onde as pessoas se agrupam conforme interesses e perfil e trocam experiência e informações no ambiente virtual. O exemplo mais conhecido é o Orkut.

30

CORREIO ELETRÔNICO: Sistema que permite a troca de mensagens eletrônicas entre contas de correio. Um usuário de e-mail possui uma conta no formato [email protected]. CRIPTOGRAFIA: Ciência e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secretas. É usada, dentre outras finalidades, para: autenticar a identidade de usuários; autenticar transações bancárias; proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos; e proteger o sigilo de comunicações pessoais e comerciais. DOMÍNIO: Nome que designa o próprio endereço de um site. DOWNLOAD: Cópia de um arquivo da internet para seu computador. DSL: Tipo de conexão rápida à internet. Utiliza linhas telefônicas para transmitir dados da rede em velocidades superiores à conexão discada. ENDEREÇO DE E-MAIL: Endereço utilizado para troca de mensagens de correio eletrônico. ENDEREÇO IP: Este endereço é um número único para cada computador conectado à Internet, composto por uma seqüência de 4 números que variam de 0 até 255 separados por “.”. Por exemplo: 192.168.34.25. ENGENHARIA SOCIAL: Método de ataque onde uma pessoa faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações. FREEWARE: Programa distribuído gratuitamente. É diferente de software livre porque ser freeware não implica, necessariamente, na liberação do código-fonte do programa.

31

FIREWALL: Sistema de proteção do tráfego de acesso de uma rede ou computador. FÓRUM: Espaço onde os internautas podem realizar debates escritos sobre determinado assunto. GRUPO VIRTUAL: Também denominada de lista de discussão ou mailing list, são listas de e-mails gerenciáveis que agrupam pessoas com interesse comum e através do recurso de e-mails recebem e trocam informações entre si. HACKER: Pode ser usado para designar pessoas que são extremamente habilidosas no uso do computador e na criação de programas. Mas também é utilizado para nomear pessoas que utilizam conhecimentos técnicos para burlar a segurança da internet. HIPERLINK: Permite uma “ligação” entre dois textos. Ao clicar num link o usuário é levado para outra página ou lugar da mesma página. HIPERTEXTO: É o texto formado por uma ampla ligação entre textos. Ao invés de ser linear, o hipertexto é formado por diversos textos com uma ligação pertinente entre si. Na internet, o termo hipertexto está ligado à capacidade da rede em permitir tais ligações. HOME PAGE: Página principal de um site ou seção de site. HOAX: Boato da internet. INTERNET: Rede mundial de computadores. Engloba todos os serviços de email, Web, troca de arquivos etc. JPEG: Formato de imagens, muito utilizado por proporcionar maior realismo. KBPS: É a velocidade do fluxo de informações digitais e equivale a mil bytes por segundo.

32

LINK: É uma conexão de uma palavra, imagem ou objeto para outro. MECANISMO DE BUSCA: Sistema que permite a busca de um determinado termo ou frase em documentos de um determinado site ou até mesmo de toda a internet. MBPS: Forma reduzida de megabytes (um milhão de bytes por segundo) e é também referente à velocidade de informações na internet. MODEM: Equipamento que permite o envio de dados de computador via linha telefônica. MULTIMÍDIA: Documento que reúne recursos de vídeo, áudio, imagem e texto. NAVEGADOR: Programa utilizado para acessar sites da internet. NET: É sinônimo de internet. ONLINE: Estar online significa estar conectado à internet ou a um determinado sistema, como o MSN. PLUGIN: Programa que pode ser instalado no navegador e que permite o uso de recursos extras, como o acesso a vídeo ou a documentos em Flash. POP-UP: Pequena janela que se abre sobre a página visitada. Normalmente é usado para publicidade. PORTAL: É um site com várias seções distintas. O POP é um exemplo de portal da internet. PROVEDORES DE ACESSO: Empresas que “vendem” o acesso à internet.

33

SECOND LIFE: É um ambiente virtual que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome “second life” em inglês significa “segunda vida”, que pode ser interpretada como uma “vida paralela” à vida real. SHAREWARE: Programa que permite o uso gratuito por um período determinado de tempo. Serve para o usuário testar o programa antes de comprar a licença. SITE: Conjunto de páginas da internet sobre um mesmo assunto ou mesmo autor. SMILES: São carinhas usadas para transmitir a idéia de estado de espírito. SOFTPHONE: Programa específico que realiza ligações telefônicas pelo computador. SOFTWARE LIVRE: Sinônimo de domínio público, refere-se aos programas de computador com código fonte aberto que podem ser copiados e utilizados por qualquer usuário sem custo de licença. SOFTWARE PROPRIETÁRIO: Programas de computador que são comercializados e que o usuário só pode utilizar mediante o pagamento da licença ao proprietário. SPAM: Emails enviados em massa cujo objetivo é divulgar produtos ou criar tráfego desnecessário na internet. UPLOAD: Copiar um arquivo do computador para a internet. URL: Endereço da web. Por exemplo: www.cdipr.org.br é a URL do CDI. www.gvt.com.br é a URL da GVT.

34

VÍRUS: É um programa capaz de infectar outros programas e arquivos de um computador. Para realizar a infecção, o vírus embute uma cópia de si mesmo em um programa ou arquivo, que quando executado também executa o vírus, dando continuidade ao processo de infecção. VOIP: também chamado voz sobre IP. É um serviço de transmissão de voz via internet que pode funcionar como um telefone comum quando conectado a um adaptador. WEB: Protocolo da internet onde estão publicados os sites como conhecemos. WI-FI: Do Inglês Wireless Fidelity. Termo usado para referirse genericamente a redes sem fio que utilizam qualquer um dos padrões 802.11. WIRELESS: A tecnologia wireless permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de uso de cabos, através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão. YOUTUBE: Site na internet que permite aos usuários carregar, assistir e compartilhar vídeos em formato digital.

35

Related Documents

Do Internet
May 2020 8
Internet
May 2020 27
Internet
November 2019 56
Internet
May 2020 26
Internet
December 2019 54
Internet
November 2019 50

More Documents from ""