W|t wx cÉÜàâztÄ? wx VtÅÆxá x wtá VÉÅâÇ|wtwxá cÉÜàâzâxátá No âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas decorreu, no Campo Infante da Câmara, pelas 10:15h do dia 10 de Junho de 2009, a cerimónia militar, que contou com a presença das mais altas individualidades do Estado, membros do Corpo Diplomático acreditado em Portugal, individualidades locais e integrou elementos dos três ramos das Forças Armadas.
O ministro da Defesa Nacional e os quatro chefes militares estiveram presentes nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Santarém, onde Sua Exa. o Presidente da República, Prof. Dr. Cavaco Silva, homenageou Salgueiro Maia. O ministro Nuno Severiano Teixeira e o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Gen. Valença Pinto, e os chefes de Estado-Maior do Exército (Gen. Pinto Ramalho), Força Aérea (Gen. Luís Araújo) e Armada (Alm. Melo Gomes) estiveram na capital ribatejana, onde teve lugar a deposição de uma coroa de flores no monumento ao «capitão de Abril».
Na parada militar estiveram representadas diversas unidades dos três Ramos das Forças Armadas, num total de cerca de 1200 efectivos. O desfile incluiu unidades apeadas e mais de 100 viaturas, com especial destaque para as viaturas blindadas de combate. A cerimónia incluiu também um desfile aéreo. Sua Excelência o Presidente da República proferiu a sua tradicional alocução dirigida às Forças Armadas Portuguesas.
O Presidente da República agraciou personalidades ligadas à indústria, educação, artes, tendo contemplado escritores, maestros, músicos, escultores, artistas plásticos, ex-ministros, investigadores, empresários, numa escolha eclética que tenta reflectir o dinamismo da sociedade portuguesa.
Professora Celeste Silva Fotos: Alferes Susana Melo Presidência da Republica