D.2 1parte

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View D.2 1parte as PDF for free.

More details

  • Words: 1,277
  • Pages: 7
D. Gestão da BE D.2. Condições humanas e materiais para a prestação de serviços Indicadores

D.2.1. Liderança do/a professora coordenadora.

Factores Críticos de Sucesso

O professor coordenador:

Instrumentos de Recolha de Evidências Autoavaliação do professor/a coordenador/a

É membro activo da comunidade educativa, mobilizando a equipa e a escola/agrupamento para o cumprimento dos objectivos da BE e para a sua integração na escola.

A equipa tem uma postura activa que induz comportamentos de acesso e uso dos recursos, garante uma mediação eficaz entre as necessidades dos utilizadores e as fontes de informação BE.

A equipa interage com a escola, com os departamentos e com os professores e os

O/a professor/a coordenador/a elabora a sua autoavaliação recorrendo à reflexão do trabalho que tem desenvolvido e a partir da solicitação de opiniões a vários intervenientes da comunidade educativa. O/A coordenador/a partilhou pontos fortes e fracos com o Conselho Executivo e Escola.

Define e distribui funções e cria boas relações interpessoais com a equipa e o ambiente de trabalho propício ao bom funcionamento da BE.

Participa nos órgãos de decisão pedagógica e nos momentos de planificação de actividades, sugerindo recursos e inventariando possibilidades de trabalho com a BE.

Evidências extraídas dos Instrumentos

Questionário aos professores (QP3)

Membros da equipa

Resultados do questionário (QP3). Por ex. % dos professores considera Muito; Bastante; Pouco; Nada, se a BE é eficaz e capaz de favorecer o trabalho com os alunos e a articulação com o currículo e com o processo educativo e funcional da escola. . A BE reuniu com a equipa, motivando-a para a formação autónoma

restantes utilizadores. Os alunos são acompanhados e formados para que haja uma contínua utilização da BE e para as diferentes literacias

Indicadores

D.2.2. Adequação da equipa em número e qualificações às necessidades de funcionament o da BE e Às solicitações da comunidade educativa.

Factores Críticos de Sucesso

O/A coordenador/a possui um nível de formação e um perfil de competências que o tornam apto a gerir a equipa e a BE. A equipa é pluridisciplinar, adequada em número e possui formação e competências compatíveis com as funções que desempenha. A equipa integra um ou mais auxiliares de acção educativa a tempo inteiro, com formação acrescida e competências técnicas e organizacionais adequadas à gestão local da BE e à implementação do serviço de referência. A equipa tem uma postura activa que induz comportamentos de acesso e uso dos recursos e garante uma mediação eficaz entre as necessidades dos utilizadores e as fontes de informação/possibilidade s da BE. A equipa interage com a escola/agrupamento,

Instrumento s de Recolha de Evidências Currículos profissionais dos membros da equipa.

Evidências extraídas dos Instrumentos

O/A coordenador/a identificou os perfis de competência dos membros da equipa de acordo com as necessidades exigidas. O/A coordenador/a reuniu com o Conselho Executivo para mediar as necessidades da BE e garantir uma equipa adequada.

Horário da equipa.

A BE orientou as tarefas de acordo com o perfil de cada elemento da equipa. A BE geriu de acordo com as necessidades de funcionamento as competências técnicas e organizacionais da equipa.

Questionário aos professores (QP3).

Percepções dos membros da equipa

Resultados dos questionários (QP3). % de professores interagem com a BE;% de professores avaliou os recursos disponibilizados pela BE; % de professores referiu experiências de trabalho com os alunos na BE.% de professores indicou positivamente/negativament e as condições de acesso à informação na BE.

A BE reuniu com a equipa, motivando-a para a formação autónoma.

com os departamentos e com os professores e os restantes utilizadores e os alunos são acompanhados e formados em contínuo para o uso da BE e para as diferentes literacias.

Indicadores D.2.3. Adequação da BE em termos de espaço e de

Factores Críticos de Sucesso A BE reflecte e integra os normativos

Instrumentos de Recolha de Evidências Documentos caracterizadores da BE (plantas,

Evidências extraídas dos Instrumentos A BE desenvolveu formas de reorganização do espaço e equipamentos.

equipamento às necessidades de escola/agrupamento

definitivos pelo Ministério da Educação/Rede de Bibliotecas Escolares. A BE disponibiliza condições de espaço capazes de responder, no seu funcionamento, às solicitações da comunidade escolar e a uma utilização diversificada.

equipamentos, etc.)

Registos de observação do funcionamento.

A organização do espaço em zonas funcionais permite uma utilização integrada do espaço e dos recursos e o trabalho individual e em grupo.

A BE desenvolveu acções que permitem indicar o funcionamento da BE: a utilização diária das turmas e dos docentes (nº de turmas e docentes); a resposta eficaz (ou não) à utilização dos recursos por grupos de trabalho (frequência em nº nas diferentes zonas funcionais); utilização partilhada (ou não) pelo agrupamento (nº de vezes que é utilizado por docentes com alunos). A BE dinamizou acções formativas dirigidas aos docentes e alunos sobre a forma como se organiza o espaço e como se utiliza. A BE investiu na melhoria das condições e serviços da BE (ex:horário contínuo da BE).

O mobiliário é adequado em quantidade, cor e altura à faixa etária dos alunos, proporcionando boas condições de acomodação e o acesso livre dos utilizadores à documentação. Os equipamentos são suficientes para as necessidades locais e para as necessidades do agrupamento.

A BE divulgou os recursos disponibilizados.

A BE criou condições de acesso e acompanhamento aos utilizadores na pesquisa e uso da informação.

Questionário aos professores (QP3).

Resultados do Questionário (QP3).% de professores afirmou utilizar (ou não) diariamente a BE. % de professores referiu a organização do espaço e a resposta positiva/negativa dos equipamentos da BE ao serviço da escola.

Indicadores

D.2.4. Resposta dos computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho e aos novos desafios da BE

Factores Críticos de Sucesso Os equipamentos de respondem em adequação e funcionalidade aos desafios que o paradigma actual coloca e ao trabalho e uso da documentação em diferentes suportes.

O número de computadores responde à procura e às solicitações dos utilizadores.

Instrumentos de Recolha de Evidências

Questionário aos alunos (QA4).

Inventário de material existente.

Evidências extraídas dos Instrumentos Resultados do Questionário: % de alunos avaliou positivamente (ou não) a melhoria das condições e serviços da BE, por ex: horário alargado e contínuo das 8:30 às 18:30. .% de alunos indicou a melhoria (ou não) de acesso à informação, por ex: catálogo online.% de alunos referiu que a BE desenvolveu (ou não)trabalho de apoio na pesquisa de informação e na realização de trabalhos.% de alunos afirmou recorrer muito/pouco aos recursos documentais disponíveis na BE.

A BE direccionou uma política de aquisições ao nível de equipamento que dá resposta (ou não) às exigências actuais da escola. A BE articulou (ou não) com os responsáveis TIC a manutenção e a rentabilização de equipamento tecnológico.

O hardware está actualizado e o software responde às exigências das solicitações. A equipa articula a manutenção e uso das TIC com o coordenador das TIC, rentabilizando equipamentos e possibilidades de trabalho. A BE funciona em rede (intranet e Internet) e explora as potencialidades que as redes facultam na escola e no agrupamento. A BE recorre a diferentes tipos de ferramentas Web para incentivar o diálogo e desenvolver processos formativos

Questionário aos professores (QP3).

Questionário aos alunos (QA4).

Resultado do Questionário (QP3).% de professores atribui um grande /pequeno impacto do uso das novas tecnologias nas suas práticas educativas. % de professores indicou experiências de trabalho com a BE na exploração da Internet e ferramentas WEB muito/pouco positivas. Resultado do Questionário (QA4). % de alunos afirmou usar positiva ou negativamente a informação online da BE. % de alunos participou (ou não) em sessões de trabalho relativas à consulta, pesquisa e produção da informação promovidas pela BE. % de alunos indicou uma grande/pequena actualização do equipamento informático(hardware e software). % de alunos recorreu (ou não) a diferentes tipos de ferramentas WEB.

Natália Pina

Related Documents

D2
July 2020 28
D2
October 2019 32
D2
November 2019 26
D2
November 2019 24
D2
October 2019 28
D2
June 2020 12