O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Metodologias de operacionalização – parte II TABELA D.2 D. GESTÃO DA BE D.2. Condições humanas e materiais para a prestação de serviços Indicadores D.2.1 Liderança do professor bibliotecário na escola /agrupamento.
Factores críticos de sucesso O professor bibliotecário exerce uma liderança forte e eficaz, promovendo:
- O trabalho sistemático e a comunicação com a com os órgãos de direcção, administração e gestão (director, conselho pedagógico), departamentos curriculares e demais estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica. - Uma participação efectiva no conselho pedagógico e demais estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, garantindo a integração e adequação dos objectivos e actividades da BE aos objectivos educativos e curriculares da escola. - Uma gestão integrada que rentabilize recursos e possibilidades de trabalho na
Instrumentos de Recolha de Evidências sugeridos Auto-avaliação do professor bibliotecário (CK3) Registos em Actas de reuniões: -Conselho Pedagógico; Departamentos; outras estruturas Questionário aos docentes (QD3)
Projecto Educativo, Projectos Curriculares e Regulamento Interno
Evidências extraídas dos Instrumentos, a integrar no Relatório de Auto-avaliação A liderança do professor bibliotecário está registada nas actas de reuniões dos órgãos de decisão pedagógica. Percentagens dos níveis atribuídos à pergunta 3.1 do QD3 (% de professores atribuíram nível 4 / 3 / 2 / 1) à capacidade de liderança do professor bibliotecário, trabalho com os departamentos, docentes e alunos e desempenho ao nível da gestão da BE) De acordo com o que está descrito nas actas das diversas reuniões em que participa, o Professor Bibliotecário trabalha no sentido de mobilizar a escola / agrupamento para o cumprimento dos objectivos da BE.
escola. - Uma boa gestão dos recursos humanos, criando boas relações interpessoais com a equipa. - A mobilização das comunidades educativa e escolar para o valor e para o trabalho da/com a BE.
Registos de projectos / actividades desenvolvidas pela BE
A BE está devidamente referenciada no RI e no PE.
Registos do trabalho articulado com os departamentos e os docentes
A BE planifica actividades conjuntas com os vários Departamentos e docentes, seguindo o PAA. São realizadas as respectivas planificações e Relatórios de actividades.
- O trabalho articulado com os docentes. - O apoio e o trabalho com as BE/escolas do agrupamento, garantindo igualdade de condições no acesso aos recursos de informação e a actividades que facultem o apoio ao currículo e a formação para as diferentes literacias.
Estatísticas da BE /CRE Página Web e Blogue da BE
Plano de Actividades da BE - O apoio a projectos e a articulação com outros actores com intervenção Planificações específicas pedagógica na escola (PTE, PNEP, PNL, das várias actividades outros). Relatórios de Actividades - A planificação estratégica e operacional relacionada com os resultados da Sumários nos livros de avaliação, com os objectivos prioritários ponto e o planeamento da escola. Projecto Curricular de - A operacionalização de programas de Turma e Actas dos formação para as literacias e actividades Conselhos de turma culturais que contribuam para as aprendizagens dos alunos e para o sucesso escolar. - A implementação da autoavaliação dos serviços, introduzindo um processo de
Questionários de Docentes e Alunos (QD3 e QA4)
Percentagem de docentes que usou a BE para determinadas áreas (AP, EA, FC,…) Os trabalhos realizados no âmbito dos projectos de articulação são expostos na BE e alvo de observação e análise (grelhas). Descrição das percentagens dos níveis atribuídos na pergunta 1, QD3: % de docentes considera a gestão da BE Muito / Medianamente / Pouco / Nada eficaz e capaz de favorecer o trabalho com os alunos e a articulação com o currículo Podem ainda ser descritos os resultados da grelha da pergunta 3 (QD3) – 3.2, 3.3, 3.4, 3.5. 3.7 e 3.8. As actividades da BE relacionadas com a formação das literacias a cultura em geral são descritas nos PCT, nos Sumários dos livros de ponto e em Actas dos Conselhos de Turma. São incluídas nos Blogues
melhoria contínua com impacto no processo de planeamento e em acções de promoção e marketing.
Relatório de auto-avaliação da BE.
da BE e do Agrupamento e na Página Web e é feito o respectivo tratamento estatístico. O processo de auto-avaliação dos serviços é implementado ( Relatório final) e são referidas as acções de melhoria. Descrição dos resultados dos QD3 – 4 e QA4 – 6 (percentagens das avaliações atribuídas ao impacto da BE na vida da escola). A divulgação de todo o processo é realizada de diversas maneiras, incluindo as ferramentas Web que são ainda utilizadas para as acções de inovação e marketing.
D.2.2 Adequação dos recursos humanos às necessidades de funcionamento da BE na escola/agrupamento.
O professor bibliotecário afecto possui formação e competências adequadas ao seu conteúdo funcional, nos termos da legislação vigente.
Currículos profissionais e académicos dos elementos da equipa da BE;
A equipa é pluridisciplinar, adequada em número e possui formação e competências adequadas seu conteúdo funcional.
Horário da equipa
O professor bibliotecário e a equipa, que deve integrar pessoal não docente, asseguram uma gestão integrada e serviços eficazes à escola /agrupamento. O professor bibliotecário e a equipa têm uma atitude proactiva que: induz comportamentos de acesso e uso dos recursos; garante uma mediação eficaz
Horário da BE Registos em acta das reuniões da BE Questionários aos docentes (QD3) Registos dos recursos
O professor bibliotecário possui um nível de formação e perfil de competências que o tornam apto a gerir a BE e a coordenar a equipa (indicar a formação). Os elementos da equipa possuem (ou não) formação específica (Descrever a situação de cada um). O professor bibliotecário define e distribui funções, promovendo um ambiente de trabalho propício ao bom funcionamento da BE. São efectuados registos orientadores das diversas actividades de promoção da BE, prevendo sempre alguma mobilidade nas respectivas funções.
entre as necessidades dos utilizadores e as fontes de informação; promove as possibilidades de trabalho facultadas pela BE. O professor bibliotecário e a equipa formam os alunos para o uso da BE, para as diferentes literacias e acompanham-nos em trabalho orientado na BE. O professor bibliotecário e a equipa trabalham articuladamente com outras BE/escolas e com o exterior.
Registos do número de utilizadores
Grelhas de observação Planificações específicas PAA Questionários aos alunos (QA4) Relatórios de actividades
Página Web; Blogues das BE e do Agrupamento
O professor bibliotecário e a sua equipa trabalham com o objectivo de integrar a BE na comunidade educativa, como pode ser observado através das percentagens dos níveis atribuídos na grelha da pergunta 3 do QD3 (descrição dos resultados da análise da grelha). Descrição dos resultados das grelhas usadas para observação e registo da forma como os alunos fazem uso da BE. O professor bibliotecário e a sua equipa dinamizam um programa de formação para as literacias (número de acções realizadas) e articula com os docentes (indicação das áreas e projectos realizados), com o objectivo de melhorar as aprendizagens dos alunos e respectivo sucesso escolar. Questionário dos alunos (QA4) 4. – Descrição das percentagens de alunos que atribuem os respectivos níveis a quase todos os itens desta pergunta – Ex: % dos alunos avalia como Bom / Suficiente / Pouco / Nada a participação em sessões de trabalho organizadas pela equipa e destinadas a usar a BE ou a consultar, pesquisar e produzir informação. São elaborados Relatórios das actividades realizadas e procede-se
à sua divulgação através dos Blogues, Página da internet e Jornal do Agrupamento.
D.2.3 Adequação da BE em termos de espaço às necessidades da escola/ agrupamento.
A BE reflecte e integra os normativos definidos pelo ME/RBE. A BE disponibiliza condições de espaço capazes de responder, no seu funcionamento, às solicitações da comunidade escolar e a uma utilização diversificada. A organização do espaço e dos recursos permite uma utilização integrada e flexível e o trabalho individual e em grupo. O mobiliário é adequado em termos de ergonomia, quantidade, cor, altura à faixa etária e necessidades dos alunos, proporcionando boas condições de acomodação e o acesso livre dos utilizadores à documentação.
D.2.4 Adequação dos computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho da BE e dos utilizadores na escola/ agrupamento.
Os equipamentos são suficientes para as necessidades locais e para responder aos serviços de biblioteca que a BE realiza no agrupamento. Os equipamentos respondem em actualidade, adequação e funcionalidade aos desafios que o paradigma actual coloca e ao trabalho e uso da documentação em diferentes suportes.
Documentos caracterizadores da BE (planta, equipamentos, outros). Registos de observação do funcionamento. Questionários dos docentes (QD3) Questionários dos alunos (QA4)
Inventário de equipamentos existente. Questionários dos docentes (QD3) Questionários dos alunos (QA4)
Plantas da BE’s com a devida legendagem, distinção das várias áreas e mobiliário, que podem ser consultadas na base de dados da RBE. A maioria (ou não) dos docentes refere a boa qualidade da organização do espaço e adequação do mobiliário, como pode ser observado no QD3 – 2.2: % de docentes atribui o nível 4 / 3 / 2 / 1 à área, organização do espaço, mobiliário existente e condições de acomodação nas deslocações com alunos. Em relação ao mesmo assunto, podemos verificar no QA4 – 4.2: % dos alunos atribui o nível 4 / 3 / 2 / 1 à adequação da área da BE para circular à vontade e realizar bem os trabalhos. Questionários de docentes e alunos: Descrição das percentagens atribuídas aos respectivos níveis dos seguintes itens: QD3: 2.3, 3.6 e 3.9 QA4: 4.3, 4.6 e 4.9. Registo da utilização dos computadores (média diária, semanal e mensal do nº de
Os equipamentos de leitura áudio/Mp3 e vídeo/ DVD são adequados em número e condições de funcionamento às necessidades dos utilizadores. O número de computadores responde à procura e às solicitações da escola /agrupamento. O hardware está actualizado e o software responde às exigências das solicitações. O professor bibliotecário rentabiliza possibilidades de afectação de recursos e de trabalho no contexto do desenvolvimento do PTE ou de outros projectos na área das TIC. A BE funciona em rede (Intranet e Internet) e explora as potencialidades que as redes facultam. A BE recorre a diferentes tipos de ferramentas: WEB, plataformas (LMS) ou outros dispositivos da WEB2, para incentivar o diálogo e desenvolver processos formativos ou criativos com os utilizadores e com o agrupamento.
Braga, 29 de Novembro de 2009 Maria Helena da Mota Rodrigues
Regimento da BE (equipamento tecnológico)
utilizadores e número de computadores por aluno)
Registos de observação
A equipa da BE articula o uso das TIC com coordenador PTE, rentabilizando equipamentos e possibilidades de trabalho (Regimento da BE).
Registos de utilização
Plano de actividades da BE Ferramentas Web: moodle, página, blogues
- nº de computadores na BE; - nº de computadores portáteis para uso interno, em actividades curriculares e extra-curriculares; - nº de scanners para digitalização de documentos; - nº de áudio/Mp3 e vídeo/ DVD A BE recorre a ferramentas Web ( Blogues, Página da Escola e das BE’s, Moodle, E-mail), para incentivar o diálogo e desenvolver processos formativos, de produção e criativos com os utilizadores. Todos os computadores funcionam em rede (internet e intranet) e os alunos são constantemente motivados para a exploração das potencialidades que as redes facultam (ver registos de utilização e análise).