Na sua origem, o latim, a expressão significa percurso de vida. É um documento tão importante que já suscitou inúmeras publicações e até instituições públicas e privadas relacionadas com o emprego criaram cursos para o ensino da redacção de um CV. Com efeito, Catherine Huget afirma na sua obra Como redigir um curriculum vitae: «Pode sem exagero dizer-se que o CV se tornou no actual elemento que permite entreabrir — digase mesmo abrir — as portas mais estreitas e difíceis do mercado de trabalho.» Assim o curriculum vitae é uma primeira forma de comunicação a um eventual empregador daquilo que um potencial empregado sabe ou pode aprender a fazer. O curriculum terá pois como primeira finalidade estabelecer um desejo do empregador de continuar a contactar com o candidato, pelo que a sua primeira finalidade é conseguir uma entrevista. Elaborar um bom curriculum será conseguir apresentar uma síntese daquilo que é positivo na formação, experiência, características de um indivíduo de forma sintética, clara e interessante.
O curriculum poderá ser enviado em resposta a um anúncio, a um concurso público ou de forma espontânea em que o candidato oferece os seus serviços a uma empresa.
Curriculum cronológico — apresenta a experiência profissional, descrevendo as funções desempenhadas ao longo do tempo, da mais antiga para a mais recente.
Curriculum funcional — descreve a experiência profissional, apresentando blocos de actividades ou de funções semelhantes.
1. Identifica a situação ilustrada pela vinheta. 2. Quais dos seguintes adjectivos te permitem caracterizar a situação? Formal Descontraída Familiar Profissional
3. Dá um outro título à ilustração. 4. Quais os elementos não verbais que remetem para a situação de comunicação ilustrada? 5. De que forma é introduzido o elemento cómico?
Distingue os objectivos próprios de cada interveniente numa entrevista de emprego.
EMPREGADOR Confirmar impressões que obteve com a leitura de candidatura, resposta a anúncio ou leitura de curriculum.
Verificar se o posto de trabalho corresponde aos seus interesses.
«Vender» os seus serviços.
Fazer valer as suas competências.
Verificar se o perfil de alguém em termos de capacidades, competências e motivações se adequa a determinado trabalho/função.
Solicitar documentos que provem determinadas informações lidas anteriormente.
Convencer o empregador a admiti-lo na empresa.
CANDIDATO