CRISE Todas as situações em nossas vidas têm no mínimo dois lados. Um positivo e outro negativo, a forma como lidamos com elas é que faz toda a diferença. Pensemos então na crise, independentemente da sua natureza, financeira, familiar, pessoal, social. Os momentos de crise poderão ser uma oportunidade, uma ocasião favorável para a aprendizagem e mudança. Podemos olhar para a situação como vítimas das circunstâncias, com um olhar pessimista e achar que estamos acabados, que é o fim, ou entendermos que podemos ser agentes e que podemos agir e tirar o melhor proveito da situação. É a oportunidade que temos de reflectir, repensar e agir. Muitas pessoas só têm esse tipo de atitude em situações em que perdem a zona de conforto para a zona de pânico. Crises são oportunidades para se descobrir coisas novas, fazem parte da vida! A pior é sempre aquela que a gente está a passar agora. As que já passaram, foram ultrapassadas bem ou mal. Ficar sentado, reclamando da vida e não fazer nada, não vai mudar nada! É preciso ter coragem e agir. Momentos de crise permitem-nos:
Ter a possibilidade de rever processos e procedimentos;
Adaptar-nos a novos tempos e necessidades;
Flexibilizar, abandonar posições para procurar interesses;
Rever a questão do ser/estar; Entrar em contacto com a humildade, para reconhecer que novas oportunidades, mesmo que sejam muito diferentes das que foram vividas, são oportunidades para aprender e conhecer coisas e pessoas novas;
Estar mais aberto a rever paradigmas. Problemas novos ou antigos, que exigem novas soluções;
TAGS, vamos aproveitar esta oportunidade que nos foi dada. Curso EFA de Técnicos de Apoio a Gestão e tirar o melhor proveito que este nos pode oferecer, contribuindo assim para a transformação e revisão da nossa sociedade. Mãos à obra!
Anabela Vital