16 Contracapa Florianópolis, abril de 2009
Pão sem circo
Às 11h50, o aluno do curso de Engenharia de Produção Elétrica, Heitor Dal Poggeto Ribeiro, chega ao Centro de Convivência da UFSC para comprar passes do Restaurante Universitário, almoçar e voltar para a sala de aula. ZERO acompanhou o processo que durou 1h20 Amanda Busato com reportagem de Pedro Santos� Fotos: Alexandre Lunelli
Hoje existe um único ponto de vendas de passes, no BESC do Centro de Convivência, aberto das 10h30 às 12h50. Deise de Oliveira Rita, diretora do RU, acha a situação inaceitável e acredita que em breve deve haver uma tercerização da venda de passes. Sem data para o início das atividades, uma empresa ainda não esco-lhida deverá realizar o serviço das 9h às 17h reduzindo a fila.
Durante a Semana do RU, promovida pelo DCE de 30 de março à 3 de abril, 200 estudantes se reuniram em assembléia pública com o reitor Álvaro Prata e oficializaram a Comissão Permanente de Acompanhamento do Restaurante Universitário. “As pessoas têm razão de reclamar, já está na hora de abrirem a terceira ala”, diz Heitor.
O restaurante tem 920 lugares divididos em duas alas. A Comissão propôs a criação de uma terceira no espaço físico já existente atrás de um dos refeitórios. O RU atende por dia aproximadamente 4.100 pessoas. Com a ampliação da cozinha e abertura do novo espaço este número deve aumentar para 6 mil.
Heitor almoça no Restaurante uma hora depois de entrar na fila da compra do passe. Para o próximo semestre ele poderá criar esperança de aguardar menos tempo pelo almoço. Prata garantiu o início das obras da terceira ala para 2009/2.
Na saída do RU, Heitor reclama da substituição das bandejas pelos pratos na ala A, que acontece desde o início do semestre e atrasa ainda mais o retorno para a aula. Deise afirma que os pratos foram uma medida acertada contra o desperdício. Ela aguarda um estudo da Nutrição que será divulgado no início de maio e trará dados concretos sobre as novidades.