Contra Proposta Do Spe-fenprof

  • Uploaded by: Professores no Mundo
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Contra Proposta Do Spe-fenprof as PDF for free.

More details

  • Words: 437
  • Pages: 2
Sua Referência: Nossa Referência: FP-027/2009 Data: 27/02/2009

Exmº Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação Ministério da Educação Av. 5 de Outubro, 107 1069-018 LISBOA

Assunto: Parecer da FENPROF relativo à actualização das tabelas de vencimento dos professores no EPE.

Senhor Secretário de Estado,

Em relação ao Projecto de Despacho entregue na reunião de 26 de Fevereiro de 2009, entre o ME e a FENPROF, relativa a assuntos do Ensino Português no Estrangeiro, manifestamos as seguintes propostas: – O ponto 2 do Despacho refere que é atribuído um subsídio de refeição de montante idêntico e nas mesmas condições ao atribuído ao pessoal docente em exercício de funções nos estabelecimentos de ensino públicos. Todavia, o subsídio englobado no salário previsto no anexo 1 será tributado em sede de IRS o que, salvo melhor opinião, constitui, por si só, uma ilegalidade, dado que se trata de um subsídio e como tal não pode ser alvo de tributação, conforme o disposto no Decreto-lei nº 57-B/84, de 20 de Fevereiro que, no artigo 5º nº 2, determina que o subsídio de refeição está isento de quaisquer taxas, contribuições ou impostos e é inalienável e impenhorável. – Relativamente aos montantes plasmados na tabela salarial ora apresentada só têm em consideração o aumento de 2,9% previsto para o ano de 2009 não tendo sido observados para o seu cálculo, os aumentos parcelares incidentes sobre a tabela de 2006, o que se traduz numa desvalorização salarial efectiva e inferior à dos docentes que exercem funções, quer em Portugal, quer nos países onde os docentes em serviço no EPE estão colocados: a) 2007 – 1,5%; b) 2008 – 2,1%. Verifica-se ainda que os aumentos são idênticos para todos os países quando na realidade a inflação foi diferente em cada um deles.

2

Se analisarmos o estudo da OCDE – nível de preços comparados, referente a Dezembro, notamos as grandes diferenças verificadas para os diversos países onde funciona o EPE. Outro dado que se observa é o facto de não terem sido considerados os reajustamentos devidos à flutuação cambial para os países fora da zona euro. Por tudo quanto ficou exposto a FENPROF considera, no mínimo, como da mais elementar justiça que se aplique aos professores em funções no EPE a tabela que se junta abaixo e que, ao contrário da proposta conjunta dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Administração Pública e da Educação, contempla as actualizações salariais em falta desde o ano de 2006, bem como a inclusão do subsídio de refeição.

Anexo: Fundamentação da proposta de tabela salarial acima apresentada.

Com os melhores cumprimentos O Secretariado Nacional

Mário Nogueira Secretário-Geral

Related Documents

Proposta Do Show
June 2020 7
Proposta Do Stc
May 2020 10
Proposta 4001
November 2019 20

More Documents from ""

Acordo Epe
April 2020 28
Fenprof_4071
April 2020 7
April 2020 3