Manual do Portal Responsabilidades, atribuições e padrões
Março de 2005
Sobre o portal
Missão
Objetivos
Informar, difundir a cultura e a educação, a produção científica e a pesquisa acadêmica a partir de preceitos éticos e de cidadania.
Estimular a troca de experiências e ser uma ferramenta útil a estudantes, professores, funcionários da UnB, brasileiros que vivem no país ou fora dele e estrangeiros residentes no Brasil ou no exterior. Ao portal cabe impulsionar o avanço tecnológico e atuar na vanguarda das novas tecnologias da informação para, e a partir delas, situar-se como referência para a comunidade que acredita ser a internet um ambiente adequado de intercâmbio, debate livre e democrático e de fortalecimento dos valores humanos universais.
Manual do Portal da UnB
Responsabilidades
A administração geral do www.unb.br é de competência da Assessoria de Comunicação da UnB (ACS). A estrutura de gerenciamento técnico apóia-se no Laboratório de Redes (LabRedes), no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e no Centro de Processamento de Dados (CPD), que elaboram e executam projetos de manutenção, desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, proteção e modernização do sistema hard. Tais processos são supervisionados pela ACS.
Jornalístico
A veiculação de reportagens, releases, fotos ou ilustrações produzidos pela Assessoria de Comunicação da UnB é de responsabilidade da ACS. A reprodução de textos e imagens por terceiros é livre, desde que citada a fonte. Não é permitida a manipulação do conteúdo original sem prévia consulta.
Manual do Portal da UnB
Responsabilidades
Institucional
Acadêmico
A publicação de informativos internos ou externos, comunicados, mensagens, leis, editais, orientações ou determinações que tenham caráter estritamente institucional é de exclusiva responsabilidade de seus autores, órgãos ou seções de origem.
É de inteira responsabilidade de seus autores a produção, a veiculação, a modificação e o suporte técnico de todo e qualquer conteúdo que tenha caráter acadêmico ou que seja veiculado por sub-sites acadêmicos linkados ao www.unb.br. Departamentos, Faculdades e Institutos, Centros, Núcleos e Laboratórios, por exemplo, contam com páginas-próprias e sobre elas têm plena autonomia.
A veiculação, a atualização e o suporte desse conteúdo em páginas-próprias, idem. Em páginas-modelo, contam com o acompanhamento e, eventualmente, com o apoio da ACS.
Estudantil Não é foco de atuação dos administradores do Portal.
Sindical Não é foco de atuação dos administradores do Portal.
Manual do Portal da UnB
Responsabilidades
Páginas-modelo
Páginas-próprias
É a classificação dada a sites que respeitam uma série de critérios estéticos definidos segundo o novo projeto gráfico levado ao ar a partir de 2005. A ACS supervisiona (e quando necessário executa) ações de atualização e manutenção.
Sites que desfrutam de autonomia visual, conceitual e técnica. Departamentos, Faculdades, Institutos, Centros, Núcleos e Laboratórios são responsáveis por todo e qualquer conteúdo publicado em seus domínios, assim como links sugeridos, sua manutenção e atualização.
Os botões do menu superior esquerdo da primeira página do portal, a própria primeira página, o site Conheça Brasília, os sub-portais Serviços, Temas, Eventos, Oportunidades, Admissão, Convênios, Editais, Legislação, Links Destaques, UnB em Números, Portal Estatísticas e Sobre o Portal são consideradas páginas-modelo.
Manual do Portal da UnB
Arcabouço tecnológico
Quem é quem
Software livre
A equipe de desenvolvimento do portal da UnB zela pela qualidade do serviço oferecido, garante segurança ao conteúdo veiculado e, de forma simples, transparente, amigável, objetiva e coesa, organiza os dados armazenados no ambiente virtual.
Como parte de um movimento que ganha força em todo o mundo, a UnB decidiu construir sua nova base tecnológica a partir do uso de softwares livres.
Os profissionais responsáveis pela área técnica estão baseados no Laboratório de Redes de Comunicação. A infra-estrutura que suporta o www.unb.br concentra-se no CPD. O papel de ambos não se restringe apenas a manter a estabilidade do serviço. É função desse grupo, em conjunto com a Assessoria de Comunicação da UnB, buscar e estudar alternativas e inovações que propiciem o melhor uso do portal.
No Brasil, tal diretriz tem sido fortemente incentivada pelo Estado. Políticas públicas direcionadas e o intercâmbio entre órgãos oficiais que se beneficiam dessas experimentações contribuem para o sucesso desse e de outros projetos nas mais diversas áreas. As tecnologias adotadas para o desenvolvimento do Portal são: - Servidor e ambiente de desenvolvimento Web Zope - Gerenciamento de Conteúdo (CMS) Plone - Linguagem de Scripts Phyton, JavaScript - Banco de Dados Mysql 4.0 - Linguagem de Programação Dinâmica HTML,PHP
Manual do Portal da UnB
Arcabouço tecnológico
Assistência técnica
Assistência operacional
A assistência técnica é de responsabilidade do CPD. A principal atribuição dos profissionais responsáveis é gerenciar a infra-estrutura aplicada ao portal, seus servidores e conexões.
Formado com o intuito de garantir as melhores soluções ao ambiente www da Universidade de Brasília, foi criado o Núcleo de Gestão do Portal. Dele fazem parte a Assessoria de Comunicação, o Laboratório de Redes de Comunicação do Departamento de Engenharia Elétrica, o Núcleo de Tecnologia da Informação e o CPD. Seu compromisso é manter e desenvolver sistemas de informação, propor alterações, modernizações, avançar no sentido de estimular o uso da internet como ferramenta de cidadania.
Manual do Portal da UnB
Arcabouço tecnológico
Sistema de busca
Criação e concessão de domínios
O portal conta com um sistema de busca que facilita a procura de páginas e documentos de forma direta e prática.
A criação e a concessão de domínios dentro do ambiente www da UnB é de responsabilidade do Núcleo de Gestão do Portal.
É possível realizar pesquisas utilizando palavras-chave conhecidas, títulos de documentos, nomes de menus. Na página, o usuário pode escolher em qual sistema prefere fazer a busca: Google ou phpdig. O primeiro é a ferramenta de procura mais utilizada na internet. O segundo é o caminho, que depois de sucessivos testes, mostrou melhor desempenho para as necessidades do portal.
Solicitações para a hospedagem e a liberação de páginas no universo unb.br são avaliadas de acordo com critérios que levam em conta, entre outros, os seguintes aspectos: - Viabilidade técnica - Público-alvo - Atualização periódica do conteúdo
Manual do Portal da UnB
Arcabouço tecnológico
ZOPE
Tecnologia Plone
O Z Object Publishing Environment ou "Ambiente Z de Publicação de Objetos" (ZOPE) representa um dos principais sistemas de gerenciamento de conteúdo e servidores de aplicativos de web que possui código-fonte aberto. É o sistema utilizado no portal.
O Plone é um sistema gerenciador de conteúdo livre e de código aberto, cujo objetivo é valorizar cada nível de uma organização.
O software livre ZOPE foi criado especialmente para sistemas de publicação baseados em web.
Esse software carrega consigo um sistema de padrão de gerenciamento de conteúdo denominado workflow, segurança e funções previamente configuradas, um conjunto de tipos de conteúdos e também um suporte em várias línguas.
Uma das maiores vantagens desse sistema é o fato do seu gerenciamento acontecer por meio da web e em um ambiente gráfico, o que facilita a administração das páginas. Outra característica é o fato do ZOPE utilizar objetos na construção de páginas. Isso reduz o tempo de construção de uma página, bem como o controle dessas páginas. A tecnologia possui ainda uma linguagem própria proporcional ao HTML e Scripts prontos na linguagem Phyton. O ZOPE é compatível com os diversos bancos de dados utilizados em aplicativos web, tais como Mysql, PostgreSql e outros.
É um sistema open source em ambiente web de código aberto baseado em CMS.
Um sistema de gerenciamento de conteúdo ou CMS (Content Management System) permite manipular conteúdo para um web site. O CMS tem por objetivo principal permitir a fácil criação de conteúdo, publicação e retorno de conteúdo que se ajustem às necessidades requeridas.
Manual do Portal da UnB
Arcabouço tecnológico
Algumas características de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo são:
Criação de Usuários com permissões distintas, cada integrante da equipe pode ficar responsável por uma determinada seção do site.
Criação de Conteúdo os usuários podem criar o conteúdo diretamente na ferramenta, utilizando mecanismos similares às de qualquer editor de texto para formatação. A autoria do conteúdo pode ser feita em um editor de texto e simplesmente colada no CMS.
Separação de conteúdo e forma o sistema de CMS permite que vários modelos de páginas sejam cadastrados, oferecendo muitas opções de layout para qualquer página a ser publicada. Havendo a necessidade de alterar o layout, basta escolher outra opção no sistema e o conteúdo se adapta automaticamente.
Criação de metadata Metadata é a informação “invisível”, mas necessária para indexar corretamente as páginas. Informações como autor do conteúdo, palavras-chave, descrição da página, entre outras, são controladas individualmente e de forma integrada ao sistema. Fácil e eficiente.
Fluxo de Trabalho
Interface Simples
o conteúdo precisa ser revisado antes de ir para o ar? Com o CMS é fácil submeter artigos, notícias ou qualquer outra página à revisão de um editor.
Todo o processo é controlado com a ajuda de interfaces amigáveis, minimizando a curva de aprendizado e oferecendo real poder à equipe.
Manual do Portal da UnB