Confeco Das Ementas

  • Uploaded by: Sérgio Mateus
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Confeco Das Ementas as PDF for free.

More details

  • Words: 1,475
  • Pages: 6
XXIII ACAREG LISBOA

CONFECÇÃO DAS EMENTAS

1

XXIII ACAREG LISBOA Zezuruz é um planeta desconhecido. Não conhecemos de facto os seus habitantes, os seus costumes, a sua forma de vida. Por muitos estudos que tenhamos feito, o conhecimento que temos de Zezuruz é sempre incompleto. Mesmo as várias sondas que enviámos não nos trouxeram tudo o que queríamos saber. A alimentação dos tripulantes de Allis Ubba é feita com produtos diferentes dos que conhecemos na Terra. Por isso necessitamos de ter extremo cuidado na sua confecção. Os responsáveis pela área do Sustento da Nave Allis Ubba elaboraram um conjunto de conselhos, visando uma óptima confecção de todos os alimentos desejando que todos tenham óptimas refeições em terras de Zezuruz. Estes conselhos devem ser seguidos por todos

1- CUIDADOS PRÉVIOS Antes de iniciar a preparação das refeições deves verificar se tens as mãos lavadas. Todos os alimentos crus devem ser bem lavados e bem cozinhados.

2 - NOTA IMPORTANTE Cada patrulha e equipa devem levar para campo uma geleira com uma capacidade nunca inferior a 18 litros. Esta geleira servira para transportar, em temperatura adequada, os alimentos frescos. Cada geleira deve possuir dois difusores. Em campo haverá várias arcas frigoríficas para recarregar os difusores. Além da geleira, devem igualmente levar uma caixa plástica com tampa para pôr todos os excedentes de produtos não consumidos. Os produtos não consumidos e não cozinhados serão postos nesta caixa e na refeição seguinte devolvidos aos Abastecimentos. Exemplo de geleira e de caixa de plástico

2

XXIII ACAREG LISBOA 3 - INDICAÇÕES GERAIS Refogado: Picar uma cebola juntar azeite ou óleo (+/- 4 a 6 colheres de sopa), levar ao lume até a cebola se apresentar dourada, a seguir junta a polpa de tomate e adiciona dois copos de água. Podes adicionar alguns temperos, se houver, louro, colorau, caldo de carne ou de galinha, etc.

Arroz Branco: Para cada medida de arroz (copo, caneca, tigela), utiliza duas medidas iguais de água. O arroz deve ser sempre lavado e escorrido antes de se cozinhar. Coloca a água num tacho a ferver com sal grosso (pouco), junta azeite ou margarina e um caldo de galinha se houver. Quando a água estiver a ferver junta o arroz mexe muito bem, deixa levantar fervura e baixa o lume até a água secar. Está pronto. Também se pode fritar o arroz no azeite, juntar água a ferver até cobrir o arroz temperar e baixar o lume até a água secar (não se pode juntar água fria, senão o arroz fica cru).

Esparguete Branco: Num tacho com bastante água a ferver junta o esparguete. Deixa ferver mais dez minutos. Desliga o fogão. Escorre a água e passa por água fria. Deixa escorrer, volta a colocar no tacho, tempera com sal e óleo e volta a aquecer, só um pouco, sempre a abanar o tacho para não se pegar ao fundo.

Puré de batata: Para cada 100 gr de flocos de batata coloca num tacho 0,5 Lt. de água, temperada com sal, deixa ferver, retira do lume e adiciona o puré; vai juntando leite frio até obteres a consistência desejada, junta um pouco de margarina e verifica o sal.

4 - CONFECÇÃO

BACALHAU À BRÀS O bacalhau desfiado que vos for fornecido, deve ser muito bem lavado ou demolhado de um dia para o outro e desmanchado o mais possível. Pica uma cebola e dois ou três dentes de alho para dentro de um tacho grande (é necessário mexer muito), junta azeite, cerca de duas colheres de sopa por cada elemento; quando a cebola estiver dourada, junta o bacalhau, mexe muito bem e deixa cozinhar cerca 3

XXIII ACAREG LISBOA de dez minutos, a seguir vai juntando a batata palha e mexendo, quando terminarem as batatas se houver necessidade acrescenta um pouco de água, pouca. Á parte bate um ovo por cada elemento e junta ao bacalhau, mexendo sempre e muito bem. Não deve ser necessário acrescentar sal, mas prova. Deve ser servido de imediato para não ficar seco.

VITELA ESTUFADA COM ESPARGUETE Prepara um refogado. Junta a carne cortada em pedaços e lavada, mexe bem, Acrescenta água deixa ferver até a carne estar cozida. Vai acrescentando água. Quando a carne estiver cozida, junta o esparguete que deve ficar coberto com a água, mexe muito bem, deixa ferver dez minutos, desliga o fogão e deixa repousar cerca de cinco minutos. Está pronto.

FRANGO ESTUFADO COM ESPARGUETE É preparado exactamente igual á vitela com esparguete. A diferença é que o frango coze em cerca de quinze minutos.

ATUM COM FEIJÃO-FRADE Abre as latas de feijão, escorre o melhor possível e despeja para um recipiente. Escorre também as latas de atum, junta ao feijão uma lata de atum por cada elemento, temperem com azeite e vinagre ou com maionese

ALMONDEGAS COM PURÉ Tempera a carne picada com sal, pimentão e alho picado. Mistura bem tira pequenas porções e faz bolas. Prepara um refogado, acrescenta um pouco de água que cubra as almôndegas e vai juntando a carne. Deixa cozinhar cerca de vinte minutos. Acompanha com Puré de Batata.

MASSADA DE PEIXE O peixe deve ser cozido em água a ferver com sal. Depois de pronto cortado à mão em pedaços pequenos e reservado bem como a água. À parte prepara um refogado, junta-lhe a água de cozer o peixe e acrescenta mais se for necessário até 3/3 da panela. Quando levantar fervura junta a massa, deixa ferver dez minutos, acrescenta o peixe, ferve mais

4

XXIII ACAREG LISBOA cinco minutos, desliga o fogão e deixa ficar tapado antes de servir durante +/- sete a dez minutos. Verifica o sal e se houver coentros pica e coloca por cima.

ARROZ DE BACALHAU O bacalhau desfiado que vos for fornecido, deve ser muito bem lavado ou demolhado de um dia para o outro e desmanchado em pedaços pequenos. Preparar um refogado, acrescentar água na proporção do arroz (duas medidas de água para uma de arroz), quando estiver a ferver junta o arroz e o bacalhau, mexe muito bem, deixa levantar fervura novamente, baixa o lume até a água secar.

COSTELETAS COM PURÉ Lava as costeletas. Tempera-as com sal, alho, louro e sumo de limão ou vinagre. Numa frigideira derrete a margarina e frita as costeletas. Quando estiverem todas fritas junta á gordura da frigideira o molho de temperar as costeletas, um pouco de água, deixa ferver um pouco e deita por cima da carne. Acompanha com puré.

ARROZ À VALENCIANA Prepara um refogado. Junta-lhe o frango em pedaços e o chouriço às rodelas. Acrescenta um pouco de água, deixa ferver cerca de dez minutos. Junta água na proporção do arroz, quando levantar fervura junta o arroz, lavado, e as salsichas cortadas às rodelas. Quando a água do arroz tiver quase seca acrescenta as delícias do mar desfiadas. Ferve cinco minutos e desliga o fogão.

SALADA RUSSA COM PESCADA Coloca no fogão uma panela com água e sal a ferver. Quando levantar fervura, junta-lhe a jardineira. Deixa ferver dez minutos, retira da panela. Na mesma água coze os lombos de pescada entre dez a quinze minutos. Quando o peixe estiver cozido desfia-o em pedaços mais pequenos e acrescenta á restante salada. Temperem com azeite e vinagre ou com maionese.

ESPARGUETE À BOLONHESA Prepara o esparguete. 5

XXIII ACAREG LISBOA Faz um refogado. Junta-lhe a carne picada e um pouco de água. Quando a carne estiver pronta, junta-lhe o esparguete e envolve muito bem ou serve o esparguete nos pratos e coloca por cima a carne picada.

ARROZ DE PEIXE O peixe deve ser cozido em água a ferver com sal. Depois de pronto, corta à mão em pedaços pequenos e reserva bem como a água. À parte prepara um refogado, junta-lhe a água de cozer o peixe e acrescenta mais se for necessário na proporção do arroz (duas medidas de água para uma de arroz) e duas a mais para o arroz ficar com algum caldo. Quando levantar fervura junta o arroz já lavado e escorrido, deixa ferver dez minutos, acrescenta o peixe, ferve mais cinco minutos, desliga o fogão e deixa ficar tapado antes de servir durante +/- cinco a sete minutos. Verifica o sal e se houver coentros pica e coloca por cima.

BIFES DE PORCO DE CEBOLADA COM BATATA COZIDA Tempera os bifinhos com sal, alho, louro e sumo de limão ou, se não houver, substitui o limão por vinagre. Descasca e corta as batatas ao meio ou em quatro, lava-as, coloca-as num tacho cobre com água, tempera com sal e põe a cozer, Vai espetando um garfo para verificares se estão cozidas. Quando estiverem prontas escorre a água e tapa até á hora de servir. Num tacho prepara a cebola às rodelas com azeite, um pouco de colorau, deixa a cebola estalar, junta um pouquinho de água, coloca os bifes tapa e deixa cozinhar, vai verificando a água.

6

Related Documents

Confeco Das Ementas
May 2020 9
Ementas
November 2019 7
Ementas
June 2020 12
Ementas
June 2020 5
Ementas
June 2020 7
Geti - Ementas
November 2019 7

More Documents from ""