Comunidade, Sociedade E Cidadania

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Comunidade, Sociedade E Cidadania as PDF for free.

More details

  • Words: 704
  • Pages: 11
COMUNIDADE, SOCIEDADE E CIDADANIA Carlos Rodrigues Aula 7

COMUNIDADE CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE Nitidez – São os limites territórios da comunidade.  Pequenez – A comunidade é uma unidade de pequenas dimensões, limitando-se quase sempre a uma aldeia ou conjunto de aldeias.  Homogeneidade – As atividades desenvolvidas por pessoas de mesmo sexo e faixa de idade, assim como seu estado de espírito são muito parecidos entre si; o modo de vida de uma geração é semelhante ao da precedente.  Relações pessoais – Em comunidade, as pessoas se relacionam por meio de vínculos pessoais, diretos e geralmente de caráter afetivo ou emocional. 

A INTERNET E AS COMUNIDADES VIRTUAIS 





Nessas novas “comunidades” ocorre a inversão do processo de formação de afinidade social. As primeiras interações são realizadas a partir de interesses comuns, previamente determinadas. A presença física deixa de ser, assim, uma das precondições para a realização do contato.

O QUE MANTÉM AS COMUNIDADES 



As comunidades se mantém unidas mais por uma necessidade imposta socialmente – quando não por coerção – do que por aquilo que seus integrantes tinham em comum. O desaparecimento gradativo das formas de comunicação tradicionais e de um modo de vida comunitário obriga as pessoas a criar novas formas de relacionamento, novas associações, um outro tipo de organização social.

SOCIEDADE Sociedade seria uma associação humana caracterizada por relações baseadas em convenções e não em laços afetivos.  Segundo o sociólogo alemão Ferdinand Tönnies (1855-1936), enquanto a comunidade está ligada internamente por uma vontade coletiva natural, na sociedade predomina a vontade artificial, deliberada, proposital.  Veja o box da página 47 do livro didático Introdução à sociologia – série brasil. Autor: Pérsio Santos de Oliveira, Ed. Ática. 

SOCIEDADE SOCIETÁRIA 



Ao nos referirmos às comunidades camponesas que serviam de fonte de observação para Ferdinand Tönnies, utilizamos a expressão sociedade comunitária. Em oposição a ela, alguns sociólogos utilizam o conceito de sociedade societária, para designar as sociedades modernas. Outros, contudo, preferem manter as designações tradicionais de comunidade e sociedade.

Na sociedade societária, os interesses comuns muitas vezes entram em conflito, e perde-se em grande parte a força da tradição.  Os mores (do latim, costumes) são enfraquecidos e a lei formal emerge para regular o comportamento e governar o intercâmbio social. 

UMA TRANSIÇÃO DOLOROSA 



Com o avanço da industrialização e da globalização, as sociedades comunitárias tendem a se transformar rapidamente em sociedades societárias. Tais mudanças conduzem, de um lado, ao conflito, à instabilidade, à ansiedade e às tensões psicológicas; de outro, à liberação dos sistemas de controle e de coerção, e as novas oportunidades para o desenvolvimento humano.

A CULTURA DO INDIVIDUALISMO 



Um exemplo de um novo tipo de vida, que se baseia em relações sociais acentuadamente indiretas, são os chamados singles (pessoas que preferem viver sozinhas). A tendência para o autoisolamento vem se verificando principalmente nas cidades grandes: é cada vez maior o número de pessoas que moram sozinhas.

UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA DA “TENDÊNCIA SINGLE”  1. 2.

3.

4.



Constatações sociais que fomentam a tendência single: As pessoas se casam menos e com mais idade; Cerca de 150 mil pessoas se divorciam anualmente no Brasil; O aumento da expectativa de vida do brasileiro faz com que o número de idosos também aumente; Os próprios singles confessam certa intolerância para com o outro, prevalecendo o egoísmo. O sociólogo alemão Stefan Hradil afirma que eles são os “sismógrafos” do nosso tempo: “Os singles colocam em relevo a relação extremamente instável que é própria das sociedades contemporâneas em geral (...).

INDAGAÇÕES, MUDANÇAS E DESAFIOS   





Como será a sociedade no futuro? Qual será a base do consenso e da estabilidade na sociedade pós-industrial urbana? Será necessário, para resolver nossos problemas econômicos e sociais, retornar os valores tradicionais e os modos mais antigos de organização? Serão as formas sociais alternativas (como a dos singles) apropriadas a uma sociedade complexa como o a nossa, com valores muitas vezes conflitantes, como o da liberdade, da oportunidade e da individualidade? Será possível conciliar, de alguma forma, os diferentes e, muitas vezes, conflitantes tipos de vida que se estabelecem no centro e nos bairros das grandes metrópoles e em suas periferias?

Related Documents

Etica E Cidadania
May 2020 16
Cidadania Tambem E Beleza
November 2019 14
Cidadania E Cultura
April 2020 15
Cidadania
August 2019 26