Cluster Cluster é um sistema que compreende dois ou mais computadores , muitas vezes constituído de computadores convencionais (pc’s), que tem por objetivo realizar processamento pesado. Cada computador de um cluster é chamado de nó ou nodos, os quais são ligados em rede e comunicam-se através de um sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Essa rede precisa funcionar de uma forma que permita a inclusão ou exclusão de um nó, sem interromper o funcionamento do cluster. O sistema operacional usado nos computadores deve ser de um mesmo tipo, porque existem particularidades em cada sistema operacional que poderiam impedir seu funcionamento. Também é necessário o uso de um software que será responsável pela distribuição do processamento. Qualquer tipo de aplicação que não podem parar de funcionar ou não podem perder dados podem utilizar as tecnologias de cluster. São exemplos de aplicações de cluster: previsão meteorológica, renderização de efeitos especiais (muito usado em filmes), simulações financeiras, distribuição de carga, etc.
Tipos de Cluster: - Cluster Beowulf: o cluster Beowulf tem uma grande capacidade de processamento e possui o código-fonte livre, que além de ser gratuito, permite que o recurso seja melhorado para uma finalidade específica. - Cluster para Alta Disponibilidade: são clusters utilizados para base de dados de missões críticas, correio, servidores de arquivos e aplicações pois seus sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição e conseguem detectar erros protegendo-se de possíveis falhas. - Cluster para Balanceamento de Carga: se refere à distribuição equilibrada de processamento aos nós do cluster. É muito usado na Internet, em servidores de e-mail, comércio eletrônico e em
sistemas de lojas. Neste tipo de cluster, é necessário que haja monitoração constante da comunicação e mecanismos de redundância. Caso contrário, qualquer falha pode interromper o funcionamento do cluster.
Exemplo de aplicação de Cluster: Um exemplo no Brasil, é um cluster que foi desenvolvido em 2003 por um aluno da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de São Paulo. Baseado no tipo Beowulf, este cluster ficou bastante conhecido, por ajudar na pesquisa de medicamentos para o tratamento da tuberculose. O valor gasto neste projeto foi 60 mil reais. Se tivesse sido utilizado um supercomputador de capacidade equivalente, os gastos seriam até 17 vezes maior.
Concluindo... As tecnologias de Clustering possibilitam a solução de diversos problemas que envolvem grande volume de processamento. As aplicações que um cluster pode ter são diversas, indo desde a simples melhora no desempenho de um determinado sistema ou a hospedagem de sites, até o processo de pesquisas científicas complexas. A principal vantagem do cluster então, é a alta capacidade de processamento a baixo custo, o que se fosse feito com Mainframes teria um custo muito mais elevado.
Fonte: Info Wester - http://www.infowester.com/cluster.php Clube do Hardware - http://www.clubedohardware.com.br/artigos/153 Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/w
Universidade Metodista de São Paulo São Bernardo do Campo - Março de 2009
Módulo: Sustentabilidade
Aluno: Gabriele Lopes nº24 RA 148418 – ADM turma 2 Professor: André Luis Pelarin