Ciclo Do Azoto

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ciclo Do Azoto as PDF for free.

More details

  • Words: 422
  • Pages: 2
STC – Sociedade, Tecnologia e Ciência Ruralidade e Urbanidade Formadora: Patrícia Espadinha Formanda: Alice Martins

Ciclo do azoto Questões:

1. Qual a importância do azoto para os organismos vivos? O ciclo do azoto é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres, porque é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas conjuntas e que são necessárias ao seu desenvolvimento, tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.

2. Faça um resumo da circulação deste elemento químico na natureza. O ciclo do nitrogénio ou ciclo do azoto é o processo pelo qual o nitrogénio ou azoto circula através das plantas e do solo pela acção de organismos vivos. O ciclo do azoto é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O azoto é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas que são necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos. O principal depósito de azoto é a atmosfera (78% desta é composta por azoto) onde se encontra sob a forma de gás (N2). Apesar de extremamente abundante na atmosfera o azoto é frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas. Isto acontece porque as plantas apenas conseguem usar o azoto sob duas formas sólidas: ião de amónio (NH4+) e ião de nitrato. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a fixação e nitrificação. Os decompositores e as bactérias nitrificantes do solo desempenham os papéis mais importantes no ciclo do azoto.

3. Qual a função das bactérias nas leguminosas e dos solos no ciclo do azoto.

raízes

das

As bactérias ajudam a formar certos compostos, enquanto as outras não, ou seja, têm a capacidade de capturar moléculas de azoto e transformá-las em componentes úteis para os restantes seres vivos, mas também existem bactérias que acabam por ter uma relação de simbiose com algumas espécies de plantas (como é o caso das leguminosas) e bactérias que vivem livres no solo.

4. Refira de que modo o homem pode interferir no ciclo natural do azoto. A interferência humana no ciclo natural do azoto tem a ver com o resultado da utilização intensiva de fertilizantes e da poluição resultante dos veículos e centrais energéticas. Assim, o homem aumentou significativamente a taxa de produção de azoto utilizável biologicamente. Esta alteração leva a alterações da concentração deste nutriente, nomeadamente em depósitos de água (através da eutrofização), e ao excessivo crescimento de determinadas espécies danificando assim o ambiente que as rodeia. Portanto, podemos assim concluir que com a poluição do ar, a composição da atmosfera vai assim ficar bastante afectada.

Related Documents