C Iclo Do Azoto

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View C Iclo Do Azoto as PDF for free.

More details

  • Words: 509
  • Pages: 3
C ICLO DO AZOTO Qual a importância do azoto para os organismos vivos? O azoto é importante para a existência na vida na terra e também tem outro papel importante, pois uma boa parte das substâncias orgânicas que constituem os seres vivos, tais como as proteínas e os ácidos nucleicos, incluem átomos de azoto. Faça um resumo da circulação deste elemento químico na natureza. O ciclo do azoto pode ser dividido em etapas. Na primeira, quando os animais e plantas morrem, quando as folhas caem das árvores ou quando um animal excreta produtos tóxicos, os componentes azotados passam para o solo e para a água. Em seguida, as bactérias, no solo ou na água, começam a decompor estes compostos azotados, transformando-os, em grande parte, em amónia. Na água doce e nos oceanos, muitas outras formas de vida, além das bactérias, produzem amónia como produto final do seu metabolismo. Na terceira etapa ocorrem reacções que transformam a amónia em sais solúveis. Os sais ironizam-se produzindo, entre outros, iões amónio. Algumas plantas verdes podem absorver os iões amónio directamente pelas raízes. A etapa seguinte desenrola-se no solo por acção das bactérias nitrificantes: umas transformam os iões amónio em água e nitritos; outras transformam os nitritos em nitratos, que são muito solúveis. Os nitratos, dissolvidos na água do solo, são absorvidos pelas raízes das plantas. O azoto é então utilizado na formação de moléculas de proteínas, aminoácidos, ácidos nucleicos, bases azotadas, etc. Os animais obtêm o azoto a partir das plantas, alimentando-se delas e passando-o ao longo da cadeia alimentar. Finalmente, quando os animais e plantas morrem, são decompostos. As bactérias desnitrificantes libertam o azoto da amónia para a atmosfera na forma de azoto livre, fechando o ciclo.

Qual a função das bactérias nas raízes das leguminosas e dos solos no ciclo do azoto. A função das bactérias nas leguminosas é que estabelecem uma relação de simbiose com algumas espécies de plantas e bactérias que vivem livres no solo. Estes átomos são incorporados na matéria orgânica por absorção do azoto da atmosfera, tarefa que é desempenhada, naturalmente, por microrganismos existentes nas raízes de algumas plantas (leguminosas, por exemplo), que o transformam em compostos azotados. Estes compostos azotados são absorvidos pelas plantas, contribuindo, para o seu crescimento. Após a colheita, as raízes das plantas leguminosas são degradadas nos solos, libertando compostos orgânicos azotados em quantidades suficientes para permitir o bom desenvolvimento de outras plantas em cultivos futuros. Os agricultores aproveitam esta fertilização natural, alternando entre culturas de plantas leguminosas e não leguminosas, minimizando assim o uso excessivo de adubos comerciais, que contribuem de modo significativo para a poluição de lagos e de rios.

Refira de que modo o homem pode interferir no ciclo natural do azoto. Antes do homem intervir no ciclo natural do azoto, este elemento encontra-se escassamente disponível para o mundo biológico. No último século as actividades humanas aceleraram a sua taxa de fixação, alterando toda a dinâmica deste ciclo. Os compostos de azoto mais importantes em termos de poluição atmosférica são o monóxido e dióxido de azoto (NO e NO2).

Related Documents

C Iclo Do Azoto
June 2020 1
Ciclo+do+azoto
June 2020 1
Ciclo Do Azoto
June 2020 2
Azoto
June 2020 1
Cos +azoto+ N
October 2019 5
C-c++
November 2019 73