CAULE O caule é um órgão vegetal que origina e suporta folhas, flores frutos e eventualmente, raízes adventícias. Sua função é de auxiliar na reprodução, na fotossíntese e na defesa contra predadores. Há inúmeros tipos de caules, perfeitamente adaptados à diversidade de ambiente e vegetação.
TRONCO: • Tipos de caule aéreo que se destaca por ser lenhoso, rígido, de grande dimensão e ramificado a certa altura do solo.
Haste: Tipos de plantas herbáceas ou arbustivas são verdes e pouco lenhosas, desenvolvidas, às vezes com entrenós muito curtos.
Estipe: • Caule aéreo típico das palmeiras e dos coqueiros, sua única ramificação é o eixo que suporta as flores e os frutos.
Colmo: Caule aéreo caracteriza-se por apresentar nós e entrenós nítidos, com folhas invaginantes, podem ser oco ou cheio.
Trepador: Tipo de caule que se apóiam em suporte como cercas, muros e outras plantas para subir, podem ou não apresentar gavinhas.
Rastejantes: Caules aéreos que se prostam no solo, incapazes de permanecer eretos.
Cladódio: Caule modificado com aspecto de folha, clorofilado, com função fotossintética e de reserva de água.
Estoloníferos: • Caules aéreos, subterrâneos ou aquáticos que se desenvolvem como rastejantes, formando pequenas plantas ligadas pelo caule.
Tubérculo:
• Caule que acumula reservas nutritivas, hipertrofiado, formato arredondando ou oval, e é geralmente subterrâneo.
Bulbo: • Caracteriza-se pela existência de um eixo caulinar denominado prato, do qual originam folhas subterrâneas. Pode subdividir-se em três tipos: Bulbo Tunicado, Bulbo Escamoso, Bulbo Cheio.
Rizoma: Caule morfologicamente semelhante à raiz, subterrâneo ou aéreo, aclorofilado, ramificado ou não, com folhas escamiformes.