INSTITUTO NÁUTICO BRASILEIRO – INABRA Técnico em Eletrotécnica PROJETO DE INSTALAÇÃO E CONSTRUÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL – PICER CASA INTELIGENTE PROFESSOR: JOSÉ BAETAS DE OLIVEIRA
Belém, 28 de Agosto de 2008
PROJETO DE INSTALAÇÃO E CONSTRUÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL – PICER
Apresentação: Dyego, Fagner, Marlon e Rafael
INABRA - 2008
SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – CASA INTELIGENTE 3 – ALGUNS EQUIPAMENTOS QUE SÃO USADOS 4 – EXEMPLO DE CASA INTELIGENTE 5 – REFERÊNCIA
INABRA - 2008
INTRODUÇÃO Nesta pesquisa veremos o avanço da tecnologia mundial, graças aos estudiosos ferrenhos do assunto, conseguiremos descobrir que estamos mesmos na era da informação e da tecnologia avançada. Veremos então um breve desenvolvimento sobre o assunto, e alguns equipamentos técnologicos desenvolvidos para o total conforto de todos, e que, com toda certeza são fantásticos de se ver ou até ter o privilégio de usá-los algum dia em nosso conforto pessoal.
INABRA - 2008
• CASA INTELIGENTE:
Define-se Casa Inteligente como um ambiente composto por uma série de sistemas, que podem agir de forma centralizada ou descentralizada, buscando trazer conforto, segurança e praticidade através da realização de diversas tarefas que nas casas convencionais ficariam a cargo de seus moradores.
INABRA - 2008
• ALGUNS EQUIPAMENTOS QUE SÃO USADOS: Detector de Inundação Instalado em áreas úmidas como lavanderias, por exemplo, o detector é acionado quando a água atinge seus eletrodos, detectando um vazamento. Se integrado à automação residencial pode interromper o fornecimento de água e avisar ao morador por e-mail ou telefone.
Dimmer (Variador de luminosidade) Varia a intensidade luminosa de uma ou mais lâmpadas, tornando o ambiente mais agradável e economizando energia.
Detector de Monóxido de Carbono Sua principal função é alertar sobre o possível acúmulo prejudicial do gás, que não é percebido pelas pessoas. O detetector analisa constantemente o ambiente e quando a concentração de gás no ambiente atinge 100 ppm(partes por milhão), ele emite um alarme sonoro (bip) e visual (led). Pode ser usado para acionamento de alarmes externos visuais ou sistemas de ventilação.
Interruptor Automático por Presença Ao detectar a presença de pessoas ou animais (por variações de temperatura), liga automaticamente a iluminação das áreas de passagem rápida, como halls, corredores e garagens.
Interruptor por Cartão Gerencia a iluminação através de um cartão plástico. Quando esse cartão é retirado, automaticamente todo o sistema é desligado, evitando que lâmpadas e outros equipamentos fiquem ligados sem necessidade. Ideal para hotéis, flats, academias etc.
INABRA - 2008
Controle Remoto O controle remoto do IHC permite comandar 16 funções da automação por meio de 9 botões, simples e fácil de usar.
Placa-Suporte para Áreas Úmidas Permite acionar o interruptor sem necessidade de abrir a tampa de filme plástico resitente aos raios UV, oferecendo segurança ao usuário em áreas úmidas como piscinas, lavanderias e saunas.
• EXEMPLO DE CASA INTELIGENTE: Cansado, voltando do trabalho, tudo que quero é relaxar. No meio do engarrafamento teclo o número de casa e programo a banheira de hidromassagem para a temperatura de 42°C. Quando meu carro se aproxima de casa, o chip localizado no veículo o identifica. Coloco o polegar no identificador de digitais, ao lado do portão, e ele abre. Os sensores de alarme são desligados. As luzes até a entrada da casa acendem. Entro, o portão fecha. Entro em casa e começa a tocar o CD que gosto de ouvir quando chego. Coloco uma lasanha congelada no forno mas não ligo o aparelho. Vou até a banheira: está cheia, a água perfeita. Mais tarde, ainda da banheira, pego o controle remoto que comanda a casa e ligo o micro-ondas. Curto mais alguns minutos de relaxamento. Saio do banho, me visto e a lasanha está pronta. Janto e vou deitar assistindo a um filme novo, baixado da internet pela casa, que sabe muito bem o tipo de história que gosto. INABRA - 2008
• REFERÊNCIA •
www.schneider-electric.com.br
INABRA - 2008