Carta Aberta Aos Coordenadores

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Carta Aberta Aos Coordenadores as PDF for free.

More details

  • Words: 1,018
  • Pages: 4
Caros amigos e Coordenadores: Passado a alegria e o estresse, em alguns casos, das eleições, é chegada a hora de continuarmos a nossa caminhada. Graças a Deus, todas as equipes já têm seus líderes, portanto, “mãos a obra”! Tantas coisas a fazer, a continuar fazendo e aperfeiçoar. Viva a vida ! Não há dúvida que todos os coordenadores têm vidas agitadas, atarefadas e não comumente ouviremos: “Não há tempo”! “Não tenho tempo”! Creio que organizar o nosso tempo é o primeiro desafio desta nova Coordenação (núcleo), pois muitos são os desafios e sonhos a serem alcançados porque a construção do Reino de Deus que requer amor, dedicação e trabalho. Nós somos o senhor do nosso tempo como já dizia um provérbio popular: “Tempo não se tem, tempo se faz”. Temos a sorte de vivermos no século XXI, com meio de comunicação eficaz em tempo real, internet etc. O Diácono João Manoel dizia que basta quinze minutos por dia, pensando no grupo, nas coisas da Igreja, para resolvermos tudo. Acrescento: Reserva trinta minutos por dia, ou melhor, utiliza apenas trinta minutos do teu tempo gasto na internet em prol do grupo e já resolveremos muita coisa. Sustento que a nossa Coordenação (ministérios também) utilize a internet, as mensagens por celular, orkut, blog do grupo etc. Resolveremos muita coisa e economizaremos tempo, o que mais nos falta. Neste diapasão comunico: A nossa primeira reunião de núcleo será domingo às 18:30h para resolvermos, em caráter de urgência, A NOSSA SUPOSTA VIAGEM PARA MARTINS/RN, dentre outras coisas em pauta. Ainda em homenagem ao princípio da celeridade e economia de tempo, peço aos novos coordenadores: 1) A relação dos integrantes do seu ministério que pretendem viajar conosco para Martins, bem como o nome de parentes e amigos do grupo que também desejam viajar. Em proposta a ser estudada, ventilou-se a possibilidade de ficarmos em uma pousada em Porta Alegre/RN, super agradável, conhecida por Maninho, que oneraria a viagem em, mais ou menos, R$ 50,00. Tudo isso será exaustivamente discutido e pouparemos tempo se você (coordenador) trouxer a lista dos que pretendem viajar, incluindo aqueles que não têm condições financeiras e que, eventualmente, precisariam de ajuda do grupo.

2) O nome do integrante do seu ministério que participará da comissão de eventos, como também da comissão responsável pela nossa página na internet (blog); 3) Relação dos nomes dos integrantes do seu ministério com o número do telefone celular e email; Abaixo encaminho algumas metas a serem apresentadas a todos vocês (coordenadores) e que representam o “esqueleto”, podendo ser modificado, do que pretendemos fazer nos próximos dois anos com a ajuda do núcleo. METAS A SEREM ALCANÇADAS ADMINISTRATIVAS: 1. Organizar a secretaria e todos os serviços que demandam registro da história do grupo (documentos, livros, fotos etc.); 2. Convocar uma assembléia para ouvirmos o nosso grupo antes de apresentarmos as nossas metas. Seria um encontro democrático (uma mesa redonda) que serviria para ouvir todo o grupo, substituindo um eventual questionário, onde as pessoas no anonimato escrevem o que querem, pois não tem o compromisso de “pegar no batente”. Quem exigir atitude, também será dele exigido conduta proporcional a sua cobrança; É mais uma maneira de impulsionar as pessoas a participarem; 3. Convocar assembléia para implementar modificações em nosso regimento. (acho que serviria também para as pessoas lembrarem dos nossos compromissos no grupo); 4. Escolher Tesoureiro e Secretária; 5. Confeccionar uma nova camisa no grupo; 6. Cuidar de nossa assiduidade na Missa; 7. Organizar a nossa escala de faxina (sugestão: mudar a escala por ministérios e voltar a ser nominal. Vantagem: Além de facilitar as trocas, fará com que componentes de outras equipes se conheçam e convivam entre si); 8. Ver a questão financeira do grupo, observando quem pode contribuir com mais etc;

9. Escolher de antemão as nossas “prioridades” para o biênio, criando uma maneira racional e motivacional para arrecadarmos dinheiro, envolvendo todo o grupo; 10. Escolher o nosso padrão e filosofia de “Formação” do grupo para os próximos dois anos, bem como tentando estruturar as nossas reuniões de “grupão”; 11. Organizar momentos de lazer e cultura para o nosso grupo e que sirvam como momentos de fraternidade do grupo (viagens, cinema, passeios em nossa cidade etc.); 12. Prever metas estipuladas entre as equipes e Coordenação para serem alcançadas nestes próximos dois anos. Estas metas seriam apresentadas para todo o grupo da seguinte forma: A Coordenação diria as suas metas a serem alcançadas, bem como cada equipe do grupo também o faria. Guardaremos estas intenções e daqui a dois anos viríamos o que tínhamos conseguido; 13. Operacionalizar o acesso a nossa futura sala de computação, bem como terminar a reforma da sala, colocando o piso (com nosso dinheiro ou com a ajuda da paróquia a definir e lutar); 14. Atualizar e aprimorar o nosso “Site” ou “blog” como instrumento evangelizador e divulgador de nossas atividades; SOCIAS: 1. Aperfeiçoar e continuar com os projetos “Cinema na Comunidade” e “Palestras” voltadas a comunidade; 2. Criar uma forma de cursinho ou aulas preparatórias para concursos voltadas para pessoas carentes de nossa comunidade; 3. Trabalhar em nossa comunidade o tema “Meio Ambiente”; 4. Inteirar-se com os problemas de nossa cidade que envolvam educação, saúde, meio ambiente, moralidade com a coisa pública ( dia global do voluntariado, Natal Voluntários, Conselho Comunitário, atividades arquidiocenas etc.); 5. A equipe de Visitas ou Ação Social organizar e promover no grupo a experiência constante da vivência da caridade através da visita (asilos, hospitais, creches, delegacias etc.) e organização de campanhas (arrecadação de alimentos, brinquedos, livros etc).

ACHO QUE NÃO PENSEI EM TUDO, COM CERTEZA! PENSO QUANTA COISA HÁ PARA SE FAZER, MAS LEMBRO A TODOS: “NÃO SOMOS NÓS COORDENADORES APENAS QUE FAREMOS ISSO E MUITO MAIS QUE VOCÊS PROPUSEREM. O NOSSO PAPEL PRINCIPAL É MOTIVAR E DELEGAR ESTAS FUNÇÕES PARA PESSOAS CAPAZES DE TORNÁ-LOS REALIDADE. A NOSSA MAIOR RESPONSABILIDADE E FAZER COM QUE AS PESSAS ENTENDAM QUE SÃO IMPORTANTES ESTAS METAS (ALCANÇARMOS REPRESENTA UMA ATITUDE CONCRETA DE AMOR) E ESCOLHERMOS AS PESSAOS CERTAS PARA OS LUGARES CERTOS. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

Natal, 06 de agosto de 2007.

Luiz Teixeira.

Related Documents

Carta Aberta
May 2020 14
Carta Aberta
May 2020 6
Carta Aberta
November 2019 17
Carta Aberta
April 2020 14