Cantico Irmao Sol

  • Uploaded by: Jean Marconi Carvalho
  • 0
  • 0
  • August 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Cantico Irmao Sol as PDF for free.

More details

  • Words: 476
  • Pages: 2
Cântico do Irmão Sol Histórico: Quase moribundo, compôs São Francisco o Cântico das Criaturas. Até o fim da vida queria ver o mundo inteiro niim estado de exaltação e louvor a Deus. No outono de 1225, edkaquecido pelos estigmas e enfermidades, ele se retirou para São Damião. Quase cego, sozinho, numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos, deixou para a humanidade este canto de amor ao Pai de toda a criação. A penúltima estrofe, que exalta o perdão e a paz, foi composta em julho 1226, no palácio episcopal de Assis, para por fim a uma desavença entre o bispo e o prefeiro da cidade. Estes poucos versos bastaram para impedir a guerra civil. A última estrofe que acolhe a morte, foi composta no começo de outubro de 1226. A oração do Santo diante do crucifixo de São Damião e o Cântico do Sol são as únicas obras de São Francisco escristas em italiano antigo, e por isso, são dos mais importantes documentos literários da linguagem popular. Foi nesta língua que ele certamente ditou a maioria de seus escritos, antes que os irmãos versados em letras os traduzissem para a língua comum da época, o latim.

1. Aitíssimo, Onipotente, bom Senhor Teus são o louvor, a Glória, a Honra E toda a Bênção. 2. Só a Ti, Altíssimo são devidos; E homem algum é digno De Te mencionar. 3. Louvado sejas, meu Senhor, Com todas as Tuas criaturas, Especialmente o senhor irmão Sol, Que clareia o dia E com sua luz nos alumia.

4. E ele é belo e radiante Com grande esplendor: De Ti, Altíssimo, é imagem.

5. Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã Lua e as Estrelas, Que no céu formaste claras E preciosas e belas. 6. Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Vento, Pelo Ar ou Nublado Ou Sereno, e todo o Tempo, Pelo qual hs Tuas criahuas dás sustento.

7. Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã &pa, Que é muito útil e humilde E preciosa e casta. 8. Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Fogo Pelo qual iluminas a noite, E ele é belo e jacundo E vigoroso e forte.

9. Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã,a mãe Terra, Que nos sustenta e governa, E produz h t o s diversos E coloridas flores e ervas. 10. Louvado sejas, meu Senhor, Pelos que perdoam por Teu amor, E suportam enfermidades e tribulações. 11. Bem aventurados os que as sustentam em paz, Que por Ti, Altissimo, serão coroados.

12. Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. 13. Ai dos que morreram em pecado mortal; Felizes os que ela achar Conforme a Tua Santissima vontade, Porque a morte segunda não lhes fará mal !

i

14. Louvai e bendizei a meu Senhor, E dai-Lhe graças, E servi-o com grande humildade.

Related Documents

Cantico Irmao Sol
August 2019 22
Cantico Aleluya.docx
December 2019 10
Sol
May 2020 27
Sol
November 2019 38
Sol
April 2020 12

More Documents from ""

Linguagem Occam
August 2019 15
Sinaisdepista
December 2019 10
Pl-2007-00001
August 2019 12
Exerc2
August 2019 12
August 2019 21
Reage Brasil
August 2019 16