Cântico do Irmão Sol Histórico: Quase moribundo, compôs São Francisco o Cântico das Criaturas. Até o fim da vida queria ver o mundo inteiro niim estado de exaltação e louvor a Deus. No outono de 1225, edkaquecido pelos estigmas e enfermidades, ele se retirou para São Damião. Quase cego, sozinho, numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos, deixou para a humanidade este canto de amor ao Pai de toda a criação. A penúltima estrofe, que exalta o perdão e a paz, foi composta em julho 1226, no palácio episcopal de Assis, para por fim a uma desavença entre o bispo e o prefeiro da cidade. Estes poucos versos bastaram para impedir a guerra civil. A última estrofe que acolhe a morte, foi composta no começo de outubro de 1226. A oração do Santo diante do crucifixo de São Damião e o Cântico do Sol são as únicas obras de São Francisco escristas em italiano antigo, e por isso, são dos mais importantes documentos literários da linguagem popular. Foi nesta língua que ele certamente ditou a maioria de seus escritos, antes que os irmãos versados em letras os traduzissem para a língua comum da época, o latim.
1. Aitíssimo, Onipotente, bom Senhor Teus são o louvor, a Glória, a Honra E toda a Bênção. 2. Só a Ti, Altíssimo são devidos; E homem algum é digno De Te mencionar. 3. Louvado sejas, meu Senhor, Com todas as Tuas criaturas, Especialmente o senhor irmão Sol, Que clareia o dia E com sua luz nos alumia.
4. E ele é belo e radiante Com grande esplendor: De Ti, Altíssimo, é imagem.
5. Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã Lua e as Estrelas, Que no céu formaste claras E preciosas e belas. 6. Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Vento, Pelo Ar ou Nublado Ou Sereno, e todo o Tempo, Pelo qual hs Tuas criahuas dás sustento.
7. Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã &pa, Que é muito útil e humilde E preciosa e casta. 8. Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Fogo Pelo qual iluminas a noite, E ele é belo e jacundo E vigoroso e forte.
9. Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã,a mãe Terra, Que nos sustenta e governa, E produz h t o s diversos E coloridas flores e ervas. 10. Louvado sejas, meu Senhor, Pelos que perdoam por Teu amor, E suportam enfermidades e tribulações. 11. Bem aventurados os que as sustentam em paz, Que por Ti, Altissimo, serão coroados.
12. Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. 13. Ai dos que morreram em pecado mortal; Felizes os que ela achar Conforme a Tua Santissima vontade, Porque a morte segunda não lhes fará mal !
i
14. Louvai e bendizei a meu Senhor, E dai-Lhe graças, E servi-o com grande humildade.