Boletim Jan Fev 2009

  • Uploaded by: Sir William Crookes
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Boletim Jan Fev 2009 as PDF for free.

More details

  • Words: 2,371
  • Pages: 22
ANO 5 ● Nº 1 ● JAN E FEV 2009

Sir William Crookes Spiritist Society Reg Charity No. 1104534 http://www.sirwilliam.org

Coordenação: Ivonete Jessamy Vice-coordenação: Maria J Barbosa Email: [email protected]

Boletim Informativo Realização: Sir William Crookes Spiritist Society Equipe de edição: Luís del Nero Ivonete Jessamy Davian Jessamy Fernanda Trebien Contato: [email protected]

Endereço: Oxford House, Derbyshire Street Bethnal Green London E2 6HG (Metrô - Bethnal Green)

NESTA EDIÇÃO Editorial Entrevista do Mês Evangelização Palestras Artigos do Mês Notícias da Casa Atendimento Fraterno

Participe da nossa programação dominical (em português): 14:30- 15:30h - Estudos Espíritas 15:30 – 16:30h – Palestra 16:30h – Passe Após combine as delícias brasileiras servidas no café, ao sabor de uma boa leitura. E aproveite para conhecer nossa Biblioteca e Livraria. Convide também suas crianças para a Evangelização Infanto – Juvenil que ocorre aos domingos das 14:30 às 16:45h.

Novidade!!! à partir de

1 DE MARÇO Novo endereço 269 Caledonian Road London, N1 12 minutos a pé de

King's Cross station

ou ônibus 259, 17, 91 saindo da parada G Também ônibus 274. Trajetória: Lancaster Gate - Marble Arch Baker Street - Oxford Circus - Angel/Islington

EDITORIAL

VENCENDO DIFICULDADES

Muitas vezes, as dificuldades se nos apresentam implacáveis e intermináveis. Por mais que tentemos vislumbrar um horizonte mais claro e melhor respirável, parece que elas insistem em se multiplicarem escurecendo nosso campo de ação e asfixiando nossas mais sinceras disposições de melhoria, obstando nossos passos. Manter um bom ânimo nos parece tarefa impossível. O corpo físico, instrumento de evolução na experiência reencarnatória, se nos revela pesado e denso, vulnerável a enfermidades e infecções oportunistas. Os convivas do nosso círculo mais íntimo, muitas vezes se tornam vítimas do nosso mau humor, quando não raro, de agressões de toda espécie. O ambiente de trabalho, que nos garante o sustento e o pão de cada dia, torna-se insuportável, ringue de lutas, competições e disputas condenáveis. O templo, a escola, o local de recreio, se transformam em tediosos sítios de deveres e obrigações sociais. Tudo e todos são pretextos para comportamentos irritadiços, choramingueiros e lamuriosos. Mister se faz vencer as dificuldades com confiança e fé. Humildemente aceitar que elas fazem parte do currículo pedagógico deste grande educandário que e a Terra, onde todos estão matriculados. Por acréscimo da misericórdia divina, aqui volvemos com um propósito de transformação e aprimoramento.

Deus nos cumula de oportunidades, as quais, com oração e vigilância, devemos aproveitar, em benefício propino e dos nossos semelhantes. Dificuldades!? Elas sempre existirão. É para todos. Cabe a nos derriba-las com paciência e otimismo, esperando por dias melhores em que teremos mais facilidade em administra-las e sorver-lhes as lições proveitosas. Esta edição do nosso Boletim Informativo, traz muitas reflexões e informações. Não deixe de ler nossos artigos, preparados com muito carinho por colaboradores daqui e de além-mar. Muita coisa boa acontecendo este ano, que se apresenta bastante promissor para a nossa casa e para todo o movimento espírita da Inglaterra. Destacamos as atividades no campo da arte com o Clube da Arte e o Coral, dirigidos pelo nosso companheiro Diego Carneiro, a retomada das atividades do Grupo de Teatro da BUSS com muitos projetos, sob a inspiração do nosso irmão João Dalledone, sem falar nos eventos como o II Congresso de Medicina e Espiritualidade no próximo semestre, os cursos para a formação de novos evangelizadores e muito mais. Aproveitemos e prestigiemos todas essas atividades e eventos abençoados. Eles são de todos nos e nos dão estímulo para vencer quaisquer dificuldades que se apresentem em nossa caminhada. Muita paz com as bênçãos de Jesus.

Leonardo Novellino

ENTREVISTA DO MÊS

Nosso Boletim este mês traz uma entrevista com o companheiro Joao Vicente Dalledone (nosso querido “Joca”), presidente da BUSS (British Union of Spiritist Societies). Com amor e determinação ele comanda a “Casa Mater” do Espiritismo aqui no Reino Unido e é responsável por nortear os caminhos do nosso Movimento Espírita. Boa Leitura!!! 1- Joca onde você nasceu? Quando e como você veio parar aqui na Inglaterra? R- Nasci em Curitiba, Paraná - Região Sul do Brasil. Vim para a Inglaterra em 1991 em busca de aprimoramento, estudo e trabalho dentro da minha área profissional. \a 2- Qual a sua formação e atual profissão? R- Sou formado em Música pela City University e pós-graduado em Educação pela Greenwich University e Goldsmiths College, Reino Unido. Sou atualmente professor de música em duas escolas primárias (um do Estado e um particular) e dou aulas particulares de piano e canto.

3- Como você conheceu o Espiritismo? R- Inicialmente tive conhecimento do Espiritismo através de minha mãe , cujo pai (meu avô) fundou um centro espírita em Curitiba. Mais tarde, já aqui em Londres, me tornei mais ativo através do convite de Kleber Celadon, que tocava no mesmo grupo musical que eu na época e era dirigente do Fraternity Group.

4- Quando você assumiu a presidência da BUSS? Como foi o processo de transição? Quem era o presidente de então? R- Assumi a presidência da BUSS em 2004. De início o processo foi tranqüilo mas quando começamos a fazer mudanças que achávamos necessárias, encontramos naturalmente algumas dificuldades e resistências. A presidente era a valorosa companheira Edna Galman.

5- Qual a maior dificuldade que você enfrenta para desenvolver seu trabalho como presidente? R- Acredito que vivemos um momento muito bom para o Movimento Espirita neste pais. Vejo os grupos e espiritas genuinamente mais maduros e relativamente mais unidos, o que não ocorria alguns anos atras. Mesmo aqueles que discordam de nossas decisões, o fazem com respeito, não atrapalhando o avanço do movimento. Se posso citar uma das nossas preocupações e que ainda não esta havendo uma iniciativa mais determinada de fazer trabalhos em inglês na maioria dos grupos. Muitas vezes ha a iniciativa mas as pessoas se desanimam logo, pela falta de integrantes e desistem em vez de tentar encontrar soluções. Gostaria de ver os grupos mais preocupados com isso, mas não nos compete “violentar consciência alguma” como no diz Bezerra de Menezes. 6- Você sempre teve o apoio da sua família? R- Sem o apoio da minha família, esse trabalho seria impossível de se cumprir. O santuário doméstico nos dá a base necessária para enfrentarmos os obstáculos com confiança. Me sinto muito grato e privilegiado pela família que Deus me agraciou. Como a maioria sabe sou casado com Francini Marchesine e temos duas filhinhas: Alanis, seis anos e Larissa um ano, que me fazem extremamente feliz. 7- O Espiritismo já criou raízes aqui na Inglaterra? R- Está começando a criar. Não e mais tão desconhecido como anos atrás. Iniciativas como a luta pela sede permanente da BUSS, a banca de livros espíritas na Brick Lane Market, congressos e conferências com palestrantes e médicos britânicos ajudam nesse processo. A tendência agora e só crescer, e num ritmo acelerado, o que já esta ocorrendo. 8- Você pessoalmente, acredita que já existam substitutos para o seu trabalho como presidente da BUSS? R- Sempre haverão substitutos. Ninguém e insubstituível. Não pretendo ficar demasiadamente no cargo. A renovação sem precipitação é sempre positiva.

Leonardo Novellino

9- Qual o trabalho desenvolvido na sua gestão que você mais se orgulha e considera como um legado para o porvir? R- Vários projetos foram bem sucedidos pela união dos trabalhadores espíritas, me orgulho por ser uma pequena parte dessa maravilhosa equipe. Tivemos vários marcos, projetos ambiciosos que nunca se tinha tentado antes com a peça teatral “Two Thousand Years Ago” (Há 2000 Anos), dirigida pelo nosso querido Lindon Johnson, com mais de 30 pessoas envolvidas de quase todos os centros de Londres. O Congresso de Medicina e Espiritualidade que demarcou uma nova fase no movimento, com o reconhecimento e envolvimento de britânicos de expressão, dentro dessa sociedade, o que nos deu mais credibilidade, confiança e certeza de estar seguindo no caminho certo. A luta pela aquisição da sede própria, a banca de livros na Brick Lane, iniciada pela nossa incansável companheira Elsa Rossi, o trabalho com as crianças da Evangelização, que vem se consolidando pouco a pouco com o esforço de várias companheiras como Zezé Barbosa, Jaque, etc. A conferência conjunta com outra entidade britânica (Spirit Release Foundation) ocorrida em outubro último, etc. Tem sido sem dúvida alguma, um esforço conjunto, o “feixe de varas” que ninguém consegue quebrar, no dizer do eminente espírito espírita Bezerra de Menezes. 10- E os projetos para o futuro? R- Esse ano teremos o II Congresso de Medicina e Espiritualidade, estamos ampliando o setor de Serviço Assistencial, coordenado por Antônio Leal, na busca do nosso reconhecimento como Entidade Filantrópica (Registered Charity), o reconhecimento do Espiritismo como religião oficializada dentro do Reino Unido, são alguns de nossos projetos para o futuro e contamos com a ajuda de todos para estes e muitos outros, com as bênçãos de Jesus.

Evangelização

A Importância da Frequência dos Filhos Dentro da Evangelização Queridos Pais e Amigos, Dentro do nosso trabalho na casa espírita, uma das grandes dificuldades que enfrentamos atualmente é conscientizar as crianças e adolescentes da necessidade de moralização espiritual. Esse trabalho começa com os pais, pois não é possível fazer o trabalho de evangelização dos filhos sem o apoio dos mesmos. Nós até diríamos que esse trabalho começa com a conscientização dos próprios pais, que necessitam dar continuidade ao trabalho com as crianças dentro de casa. Uma das formas que os pais podem utilizar para ajudar a fixar o aprendizado é incentivar os filhos a falarem sobre a aula e explicarem o que foi aprendido. Pode-se pedir exemplos práticos do dia-adia, para que eles possam associar a doutrina a realidade atual. Outra forma a ser considerada é o próprio exemplo moral. A frequência do aluno as aulas semanais é imprescindível. Sabemos que muitos pais tem dificuldade de ir todos os domingos a casa espírita devido a compromissos de trabalho, mas sabemos que disciplina se faz essencial na educação do indivíduo. Já dizia Emmanuel: "Disciplina, disciplina, disciplina". Temos que considerar isso para o melhor desenvolvimento dos nossos filhos, pois o aprendizado que eles internalizam agora, fica para toda a sua existência. Portanto, meus amigos, procurem trazer os seus filhos com a maior frequência possível a casa!

Carolina von Scharten Equipe de Evangelização Sir William Crookes Spiritist Society

PALESTRAS

FEVEREIRO Dia 01 14:30 às 15:30hs – Estudo – Evangelho de Jesus 15:30 às 16:30hs – “Mediunidade – Ferramenta de dois gumes” - Ivonete Jessamy

Dia 08 14:30 às 16:30hs – “O Combate Interior” - Fernando Galda Espelho

Dia 15 14:30 às 15:30hs – Estudo – Evangelho de Jesus 15:30 às 16:30hs – “A Prece” - Ivonete Jessamy

Dia 22 14:30 às 15:30hs – Estudo – Evangelho de Jesus 15:30 às 16:30hs – “Compreender e Perdoar” - Ivonete Jessamy

ARTIGOS DO MÊS Por favor clique no link abaixo para acessá-los: Compromiso con la fe espírita - Ivone Molinaro Ghiggino (en español) http://sirwilliam.org/documents/artigos/Compromiso_con_la_fe_espirita__Ivone_Ghiggino.doc

Só o amor nos liberta - Ivone Molinaro Ghiggino http://sirwilliam.org/documents/artigos/So_o_amor_nos_liberta__Ivone_Ghiggino.doc

Victor Hugo e o Espiritismo - Manuel Portásio http://sirwilliam.org/documents/artigos/Victor_Hugo_e_o_Espiritismo__Manuel_Portasio.doc

***

Avante - Damasceno Vieira / Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira http://sirwilliam.org/documents/artigos/Avante__Damasceno_Vieira.pdf

Notícias da Casa Arts Club No dia 18 de Janeiro de 2009 em Bethnal Green, tivemos o lançamento do Arts Club com um Concerto Musical e a participação de visitantes músicos que vieram prestigiar o trabalho do músico e maestro Diego Carneiro de Oliveira. O Programa apresentou: Alçar Vôo (conto) – Espírito Jesus Gonçalves Leonardo Novellino Suite / Preludio – Johann Sebastian Bach Diego Carneiro Sunset – Martino Scovaccrichi Na Montanha – Martino Scovaccrichi Martino Scovaccrichi O Trenzinho do Caipira – Heitor Villa-Lobos Martino Scovaccrichi Diego Carneiro My favourite things – Richard Rogers Alanis Dalledone Your Song – Elton John Joca Dalledone Carinhoso – Pixinguinha Martino Scovaccrichi Diego Carneiro Joca Dalledone Fireworks – Peter Cowdrey The Hen – Rameu Peter Cowdrey

(continuação) The Magic Forest – Conference of Birds Jennifer Raven Peter Cowdrey Diego Carneiro Poesia – aberta participação do público presente Ave Maria – Schubert / Bach / Gonoud Diego Carneiro Joca Dalledone A Casa Espírita ficou lotada com aproximadamente 70 pessoas, que aplaudiram entusiasticamente os músicos. Neste mesmo dia foi aberto as inscrições para o Coral Karitato, como a primeira atividade do Arts Club. As aulas iniciaram-se no dia 23 do mesmo mês e é todas as quintas-feiras das 19.30 às 21.30hs. A princípio estamos tendo o estudo básico sobre música e canto. O Coral esta aberto ao público interessado e cantará músicas em inglês e português. Obrigado Companheiros! O trabalho de vocês foi de grande valia e não será esquecido por nós e pelos trabalhadores espirituais.

Leo Novellino

Joca Dalledone / Martino Scovaccrichi / Diego Carneiro

Peter Cowdrey (piano) / Diego Carneiro (cello) Jennifer Raven (flauta)

Joca Dalledone / Diego Carneiro / Martino Scovaccrichi Peter Cowdrey / Jennifer Raven

Agradecimento É com muito carinho e respeito que os representantes e membros do Sir William Crookes Spiritist Society agradece a colaboração do companheiro Andrew Torz e Lafayete de Oliveira pelo esforço empreendido na busca, com ÊXITO, de um local para o grupo se reunir. Gostaríamos de demostrar todo o nossa gratidão e reconhecimento pela imensa conquista, que começou com a procura do lugar apropriado como tambem fazendo as negociações necessárias dentro dos interesses honestos do grupo. Obrigado Companheiros! O trabalho de vocês foi de grande valia e não será esquecido por nós e pelos trabalhadores espirituais.

Biblioteca Religiosa Foi lançada em setembro de 2008 a formação da nossa biblioteca religiosa. Continuamos com os esforços para a aquisição de livros religiosos em diferentes línguas para podermos no futuro beneficiar a sociedade nas pesquisas sobre religião. Agradecemos a todos que fizeram doações de livros e aguardamos a participação de muitos outros companheiros como também de outros grupos religiosos.

ArtClub Projeto Karitato

Coral

Inscreva-se Tel: 07878 760 609 Quintas-Feiras

19:30h Sala 8 – Oxford House à partir do 1 de março - novo endereço

Endereço: Oxford House, Derbyshire Street Bethnal Green London E2 6HG (Metrô - Bethnal Green)

Biblioteca Religiosa

Participe doando livros em diferentes línguas e religiões

Teatro Quakers Meeting House 59 Wandsworth High Street Wandsworth (oposto do Wandsworth Town Hall) transporte ônibus de Clapham Junction sentido Wandsworth Town Hall informações com Leo Rodrigues: 07760 234 838

Sábados – 17 às 19hs

Cri tiq ue s e tõ

ni õe s

op i ta Em i



s e g su

PARTICIPE!!!!!

Escreva para nós

[email protected]

Related Documents

Boletim Jan Fev 2009
June 2020 5
Boletim Fev 2009
December 2019 4
Ferreirinha Jan-fev 2009
December 2019 10
Boletim Jan 2009
December 2019 4
Boletim Inf 2 Fev 2006
June 2020 12

More Documents from "Sir William Crookes"