Boletim - Agosto 2009

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Boletim - Agosto 2009 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,230
  • Pages: 2
Página |1

Parlamentar de

Posição ANO I - № 008

Arcoverde, agosto de 2009. Boletim mensal do mandato popular do vereador Jairo Freire – PSB

Parceria – Diretório Acadêmico (AESA-ESSA)

Editorial No mês de agosto inicia-se o segundo semestre legislativo na Câmara de Vereadores de Arcoverde. É tempo dos vereadores e vereadoras fazerem uma auto-avaliação para corrigir rumos e não deixar que em Arcoverde se repitam os atropelos que ocorrem no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas e em diversas Câmaras de Vereadores, Brasil afora. Também é tempo de sermos avaliados, pela população, pelo que fizemos ou deixamos de fazer no exercício de nossos mandatos, durante os primeiros seis meses. O mandato popular do Vereador Jairo Freire tem procurado fazer jus à representatividade que parcela da população de Arcoverde lhe confiou quando o elegeu vereador, em outubro de 2008. Assim, tem buscado ir aonde o povo vive e sente os seus problemas quotidianos, sem rodeios e sem arestas, sem embromação nem buscando cooptar ninguém, mas cooperando para que, juntos, se apresentem soluções possíveis de se realizar. Por esta prática, o Vereador Jairo Freire tem sido continuamente procurado por diversos grupos sociais: professores, camponeses, estudantes da faculdade de Arcoverde, moradores de diversos bairros, grupos de idosos, etc., que o identificam como um parlamentar coerente, que assume e defende na Câmara de Vereadores as posições discutidas com eles e aprovadas por todos. Quem tem acompanhado na Câmara ou por este Boletim, o mandato popular do Vereador Jairo Freire, pode comprovar pelos projetos de Lei, requerimentos, e pela prestação de contas que ele faz, inclusive, ilustradas com fotografias, que o “dever de casa” tem sido feito e todos têm, pelo menos, aprendido alguma coisa com isso: que nem tudo está perdido e que outra política é possível.

Visite nosso Blog: www.vereadorjairofreire.blogspot.com

Em reunião conjunta com o Diretório Acadêmico (DA) dos cursos de Enfermagem e Educação Física da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, o Vereador Jairo Freire discute iniciativa de projetos que aproximem os futuros profissionais da saúde das comunidades, numa relação onde todos ganham. Os universitários, pelo aprendizado prático e a população de Arcoverde, pelos serviços de saúde preventiva e curativa a que terão acesso.

Esta iniciativa partiu dos próprios alunos que buscam apoio legal para que as comunidades sejam extensões da faculdade e esta interação entre futuros profissionais e a população esteja cada vez mais presente no dia a dia de todos. Charges

“Gente infeliz, essa que se valoriza pelo que possui. Quando não tens nada, pensas que não vales nada”. Lamento de uma mulher em Montevidéu – Uruguai. Quando a dor de já não poder ser, dá lugar à vergonha de não ter. _________________________________________

Contato eletrônico: [email protected] BLOG: www.vereadorjairofreire.blogspot.com

Página |2

Dando conta do recado Na busca contínua pela melhoria da qualidade de vida da população do município de Arcoverde, o Vereador Jairo Freire fez diversos requerimentos ao Poder Executivo. Eis as solicitações de agosto: Dia 03/08/2009: Construção de um Posto de Saúde da Família na Vila da Malhada II. Justificativa: O PSF da vila Malhada II encontra-se funcionando em uma casa alugada com várias improvisações, infringindo, dessa maneira, todas as condições de higiene e segurança tanto dos pacientes quanto dos médicos e enfermeiros atendentes. Falta d’água encanada; salas improvisadas para atendimentos dos pacientes, onde a separação do médico atendente e enfermeira, dos pacientes a serem atendidos é através de uma cortina de tecido; e com as condições gerais de higiene deixando muito a desejar. Vejam as fotos do PSF Malhada II. (Aprovado).

Dia 03/08/2009: Aquisição de um Data Show para Câmara de Vereadores de Arcoverde. Justificativa: será de grande utilidade nos trabalhos onde exija uma maior transparência e entendimentos nas Audiências Públicas e Atos Públicos. (Aprovado).

OUTROS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE Tribunal de Contas da União (TCU) – julga a boa e regular aplicação dos recursos públicos federais e auxilia o Congresso Nacional no controle externo da administração federal e no julgamento das contas do Presidente da República. Tribunais de Contas dos Estados (TCE) – existem em todos os estados. Fazem fiscalizações e auditorias, por iniciativa própria ou por proposta do Ministério Público, além de examinar e julgar a regularidade das contas dos gestores públicos estaduais e municipais (nos estados onde não existem Tribunais de Contas de Municípios). Esses gestores podem ser governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, ordenadores de despesas e dirigentes de autarquias, fundações, empresas públicas ou sociedades de economia mista. Tribunais de Contas dos Municípios (TCM) – existem apenas em quatro estados (Bahia, Ceará, Goiás e Pará) e em dois municípios específicos (Rio de Janeiro e São Paulo). Analisam e julgam anualmente as contas das prefeituras. Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público da União (MPU) – os promotores de justiça, integrantes do Ministério Público, defendem os interesses da sociedade, portanto também recebem e investigam denúncias de desvios de dinheiro público e denunciam os envolvidos à Justiça para o julgamento e a punição. Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas – fiscalizam as prefeituras e os governos estaduais, recebem e apuram denúncias e podem até afastar administradores envolvidos em corrupção (prefeitos, governadores, secretários, etc.) Poder Judiciário (juízes e Tribunais de Justiça) – são eles que dão a última palavra: decidem quem vai ou não para a cadeia, quem perde ou não o mandato, etc. Mas eles só podem agir se forem acionados por alguém: pelo promotor de Justiça, por exemplo, ou por qualquer pessoa, mas neste caso precisa ser assistida por um advogado.

Prestação de Serviços O Conselho dos consumidores de energia elétrica do Estado de Pernambuco informa esclarecimentos à população:

Dia 10/08/2009: Solicita votação do Projeto de Lei que isenta de pagamento de aluguel e taxas, pela utilização do espaço físico e instalações do Esporte Clube Municipal de Arcoverde. Justificativa: Projeto apresentado desde 18 de maio de 2009. (Aprovado). Dia 10/08/2009: Solicita cópia da Lei que Regulamenta a Concessão dos Alvarás de licenciamento dos Moto-taxistas. (Aprovado). Dia 17/08/2009: Solicita execução dos requerimentos aprovados e não concluídos no primeiro semestre de 2009. (Aprovado). Dia 31/08/2009: Votado e aprovado Projeto de Lei que isenta de pagamento de aluguel e taxas, pela utilização do espaço físico e instalações do Esporte Clube Municipal de Arcoverde.

1)

Existe uma taxa especial para quem trabalha com irrigação? Se existe, qual o procedimento para conseguir o benefício, Resposta- Se cadastrar na CELPE para colocar um novo medidor irrigante. Período de irrigação durante à noite, com 90% a menos no valor da conta, no horário de 20:00hs às 06:00hs da manhã, horário Verde.

Ainda no mês de agosto o Vereador Jairo Freire realizou nos dias: Dia 08/08/2009: Viagem à Afogados de Ingazeira representando a Câmara de Vereadores em Reunião da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). Dia 20/08/2009: Viagem à Caruaru participando do 2º Encontro Regional do Conselho dos Consumidores de Energia do Estado de Pernambuco.

Atendimento Emergencial - CELPE Tel. 0800.081.0196 Falta de luz; incêndio; desabamento; furto de condutores; fio partido; vazamento de corrente; podação de arvore; iluminação pública apagada. Atenção! Melhores esclarecimentos, procurar o Vereador Jairo Freire – Representante deste Conselho em nosso município.

2)

Qual o procedimento para troca de lâmpada comum por lâmpadas econômicas PL e troca de geladeiras? Resposta – Se cadastrar na CELPE, comprovar baixa renda, e será feita a troca das lâmpadas e geladeiras. Atendimento Comercial – CELPE Tel. 0800.081.0120 Alteração; data vencimento; correção de endereço; inspeção do medidor; endereço para entrega da conta; religação; atualização cadastral.

Related Documents