Blocos Supranacionais

  • Uploaded by: mdtanos
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Blocos Supranacionais as PDF for free.

More details

  • Words: 985
  • Pages: 17
BLOCOS SUPRANACIONAIS Prof.: Weliton

UNIÃO EUROPÉIA Criação do Benelux Cooperação econômica de matéria-prima (carvão e aço)  1952 CECA – Cooperação siderúrgica aproveitando recursos minerais da Alsácia e Lorena na França e o carvão mineral da região do Vale do Ruhr.  Membros: Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.  1957 – Tratado de Roma cria o MCE Europa dos seis. 

 1959 – Criada a Aelc ou EFTA (Associação Européia de Livre Comércio. Liderada pelo Reino Unido caracterizava-se pela existência de duas liberdades: Livre circulação de mercadorias e capitais.  1973 – Europa dos nove: Integraram-se ao MCE Reino Unido, Dinamarca e Eire.

 1981 – Foi admitida a Grécia e em 1986 Portugal e Espanha – Formando a Europa dos doze.  1991 Tratado de Maastricht (1993) Criação da União Política e Monetária  1995 – Foram admitidas Suécia, Finlândia e Áustria.

 Em 2001 a Grécia passou a usar o Euro e em 2002 Reino Unido, a Suécia e Dinamarca decidiram não adotar o Euro.  Em 2004 dez novos países europeus passaram a integrar a UE – antigas repúblicas socialistas: Chipre, República Checa, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia Eslováquia e Eslovênia.  2006 – Turquia recebe ajuda financeira da UE.  2007 – Ingresso da Bulgária e da Romênia.

PROBLEMAS NA UNIÃO EUROPÉIA

 CRISE NA UE – O projeto de Constituição da UE foi rejeitado em plebiscito por alguns paises membros: França e Holanda.

 Por que o “não”? – Franceses usaram o plebiscito para manifestar o descontentamento com o governo do presidente Jaques Chirac, defensor do “sim”; e o medo de que as políticas neoliberais do bloco acabem com o bem-estar-social vigente no país.

 A crise foi agravada por divergências entre França e Reino Unido sobre o orçamento do bloco para os próximos anos.

 Futuro – O texto pode ser abandonado, colocado novamente em votação, onde foi rejeitado,

COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA ÁSIA E DO PACIFICO APEC Surgiu em 1993 como um projeto para criar até 2020, a maior zona de livre comércio do mundo.  A região irá reunir + de 20 países, que em 2000 responderam em conjunto por nada menos do que 47% de todas as mercadorias exportadas.  Um dos problemas do bloco é que os países são muito diferentes entre si.  No bloco estão EUA, Malásia, Canadá e Vietnã entre outros que apresentam características muito distintas.  Uns possuem industria extremamente avançada, e outros são países de mão-de-obra barata ainda

APEC





CEI – Comunidade dos Estados Independentes O principal fator que levou a formação da CEI foi a grande interdependência das ex-repúblicas soviéticas, que, sob o domínio da URSS haviam desenvolvido uma economia fundamentada na complementaridade de recursos A CEI é uma organização de cooperação entre antigas repúblicas na transição do socialismo para o capitalismo. A instituição previa também a centralização das Forças Armadas e o uso de uma moeda comum o rublo.

Várias questões impedem o funcionamento amplo da CEI    

A disputa pelo controle do arsenal bélico Constantes conflitos internos Discussões sobre a repartição das dívidas deixadas pela URSS A crise econômica que afeta a Rússia e, consequentemente enfraquece sua liderança na CEI.

ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático 

Surgiu em 1967 a partir de um acordo entre Tailândia, Indonésia, Filipinas e cingapura para assegurar o desenvolvimento econômico e a estabilidade política da região. Mais tarde Maláisia, Brunei, Mianmar, Laos, Vietnã e Camboja foram admitidos no bloco.

Blocos Econômicos Africanos SADC – Comunidade para o desenvolvimento da África Austral Criada em 1992 para incentivar as relações comerciais entre seus 14 membros. Tem o objetivo de criar um mercado comum a longo prazo. Ainda, promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na conturbada região meridional da África. Paises membros: África do Sul, Angola Botsuana, Lesoto, Malavi, Ilhas Mauricio, Moçambique, Namíbia, Rep. Dem. do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

UMA – União do Magreb Árabe (1917 Tratado de Marrakesh)

Seu objetivo é reforçar os laços que unem os estados membros e seus povos, consolidar a paz, perseguir uma política comum e permitir a livre circulação de pessoas, serviços bens e capitais. Paises membros: Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia.

BLOCO ECONOMICO DA OCEANIA

Acordo comercial sobre relações econômicas entre Austrália e Nova Zelândia - ANZCERTA  



Seu objetivo é criar uma zona de livre comércio entre Austrália e Nova Zelândia. Criada em 1983, até 1999 o bloco elevou as relações comerciais australiano-neozelandesas em mais de 400%. Além do protocolo geral destinado a acelerar o livre comércio de mercadorias entre os dois países, o ANZCERTA destaca-se pelo seu protocolo sobre livre comércio na área de serviços, o primeiro do mundo desenvolvido.

MERCOSUL Criado em 1991 pelo Tratado de Assunção Em 1995 instalou-se uma zona de livre comércio O bloco adotou a TEC Tarifa Externa Comum e passou a constituir uma União Aduaneira O bloco tem atravessado várias crises o que dificulta uma integração efetiva.

NAFTA Acordo de Livre Comércio da América do Norte O acordo foi assinado em 1988 e assinado em 1991.

O Nafta entrou em vigor 1994, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegári

O acordo não tem o objetivo de aprofundar a integraçã eus principais objetivos:

Eliminar tarifas alfandendegárias bstáculos para acirculação de bens serviços.

Garantir condições de cometição leal, para mão-de-obra specializada.

ALCA Área de Livre Comércio das Américas  A idéia foi lançada pelos EUA em 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os trinta e cinco países americanos, exceto cuba.  A Alca enfrenta a oposição para sua implementação, tanto do congresso dos EUA, quanto dos demais países da América.  A proposta era a abertura total dos mercados em 2005.  O Brasil e o Mercosul prevêem grande dificuldade na adaptação de suas economias a essa proposta de integração.

Related Documents


More Documents from ""

Blocos Supranacionais
April 2020 10