Bancas20092

  • Uploaded by: Departamento de Jornalismo
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Bancas20092 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,877
  • Pages: 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BANCAS DE DEFESA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMESTRE 2009/1

LOCAL: Auditório do CCE (Bloco B) SEGUNDA-FEIRA, DIA 30 DE NOVEMBRO

TERÇA-FEIRA, DIA 1° DE DEZEMBRO

14h

10h

O suicídio na imprensa – reflexões sobre o tratamento jornalístico dispensado pela imprensa catarinense (MONOGRAFIA) Carolina Pompeo Grando Pesquisa sobre como o suicídio é tratado pela imprensa em geral e de que forma esse tabu social é também suplantado pela mídia, com breve panorama da cobertura jornalística de suicídios no jornal Diário Catarinense. Banca: Prof. Dr. Francisco Karam (orientador) Prof. Dr. Jorge K. Ijuim Prof. Dr. Rogério Christofoletti Prof. Dr. Hélio Schuch (suplente)

19h30

Podcast Imediato: um estudo sobre a podosfera brasileira (PRÁTICA EDITORIAL - áudio / podcast) Deborah Silva Alves O trabalho investiga como vêm sendo feitos os podcasts brasileiros, a partir de entrevistas com produtores de destaque. Vencedores do Prêmio Podcast 2008, eles falam sobre dificuldades e superações, perspectivas, interatividade, publicidade e relação do podcast, enquanto micromídia, com a mídia de massa. As conversas são publicadas no Podcast Imediato, programa criado para experimentar, na prática, o tema pesquisado. Banca: Profa. Dra. Raquel Longhi (orientadora) Prof. Ms. Clóvis Geyer Podcaster Beatriz Kunze - convidado externo / comentarista da Rádio CBN-Curitiba Prof. Fábio Mayer - convidado externo / prof. substituto (suplente)

Mãe Terra, Pai Terra: as marcas da disputa fundiária em Mato Grosso do Sul (GRANDE REPORTAGEM EM TEXTO) Cristiane Foroni Barrionuevo Quase cinco anos após a retomada da terra indígena Panambizinho pelos índios Kaiowás, a história da demarcação da área e suas conseqüências são reconstruídas pela voz de pessoas que o Brasil não conhece: agricultores que perderam o direito de propriedade e índios encurralados em condições subumanas. O Panambizinho e seus personagens refletem os conflitos territoriais entre índios e não-índios na região sul do Mato Grosso do Sul, que se prorrogam há mais de 150 anos e estão longe de ter um fim. Banca: Prof. Dr. Mauro César Silveira (orientador) Profa. Dra. Gislene Silva Prof. Dr. Jorge K. Ijuim Prof. Dr. Luiz A. Scotto de Almeida (suplente)

14h

Os sertões como livro-reportagem: a correspondência entre as reportagens sobre Canudos e o livrovingador (MONOGRAFIA) Bárbara A. Ramos Del Fabbro Este trabalho se propõe a estabelecer uma releitura do livro Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha, como livroreportagem, segundo critérios jornalísticos. Para tal, será feita uma análise comparativa entre a linguagem empregada nas reportagens publicadas por Euclides da Cunha no jornal O Estado de São Paulo – em 1897, e, principalmente, na terceira parte do livro Os Sertões: A Luta. Banca: Prof. Dr. Mauro César Silveira (orientador) Prof. Dr. Luiz. A.Scotto de Almeida Prof. Jonas Tenfen - convidado externo / prof. substituto Profa. Dra. Gislene Silva (suplente)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BANCAS DE DEFESA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMESTRE 2009/1

LOCAL: Auditório do CCE (Bloco B)

BANCAS DE DEFESA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMESTRE 2009/1

LOCAL: Auditório do CCE (Bloco B) QUARTA-FEIRA, DIA 2 DE DEZEMBRO

TERÇA-FEIRA, DIA 1° DE DEZEMBRO (CONT.) 16h Azar e sorte no sertão (GRANDE REPORTAGEM EM TEXTO) Manuela Gonzatto Franceschini O azar de não ter petróleo foi a sorte de se ter água e carnaúba no assentamento rural Palheiros III, interior do Rio Grande do Norte. Do poço que a Petrobras abriu, não sai petróleo: por sorte, este foi o assentamento escolhido para inaugurar a primeira bomba de captação de água no país. Por conveniência, serviu de cenário para a festa de lançamento do programa Petrobras Fome Zero. Pelo acaso de uma grande ideia, a exploração de petróleo em terra, que mudou a vida do sertão potiguar, passa pelas mãos de quase 100 mulheres do assentamento. Elas nunca sentiram cheiro de betume, mas trabalham para a quarta maior petrolífera do mundo. Saem de Palheiros III as esteiras de palha de carnaúba que revestem as quilométricas linhas de vapor do Vale do Açu. Banca: Prof.. Dr. Luiz A. Scotto de Almeida (orientador) Prof. Dr. Mauro César Silveira Prof. Dr. Jorge Ijuim Prof. Ms. Ricardo Barreto (suplente)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

19h Bleu et Rouge (DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO, 40’) Juliana Silva Sakae Documentário sobre a cultura haitiana na comunidade Toberck, a 120 quilômetros da capital Porto Príncipe, do conflito e da presença militar brasileira. Nove adolescentes com câmera e microfone na mão entrevistam músicos, vuduístas, cozinheiros e jornalistas para mostrar às crianças brasileiras quem são e, através da diferença, saber mais sobre suas próprias identidades. Banca: Profa. Dra. Aglair Bernardo (orientadora) Profa. Dra. Raquel Longhi Profa. Ms. Bárbara Arisi - convidada externa / profa. substituta Prof. Áureo Moraes (suplente)

10h Proposta de um suplemento para o jornal Valor Econômico que aborde o tema da inovação em micro e pequenas empresas de base tecnológica (PRÁTICA EDITORIAL - suplemento para jornal) Cora Ribeiro do Valle Dias O Valor Inovação, título da publicação proposta, aponta tendências, cases, políticas públicas e perspectivas de inovação para empreendedores de micro e pequenas empresas de base tecnológica, no Brasil. Levando-se em consideração a linha editorial, o projeto gráfico e o público leitor do Valor Econômico, o suplemento contém temas e reportagens que possivelmente seriam publicados nesse veículo. Banca: Profa. Dra. Tattiana Teixeira (orientadora) Prof. Dr. Jorge K. Ijuim Prof. Dr. Luiz Otávio Pimentel - convidado externo / Depto. de Inovação da UFSC Prof. Dr. Mauro César Silveira (suplente)

14h Consários digitais (GRANDE REPORTAGEM EM TEXTO) Thiago Machado Santaella Os piratas de hoje não usam tapa-olho ou perna de pau. Aqui o papagaio desses piratas é completamente diferente, um computador. Ao contrário dos antigos corsários que saqueavam navios e cidades em busca de ouro, os novos saqueiam os arquivos de grandes produtoras e gravadoras para distribuir na internet o blockbuster antes de sua estréia no cinema e a música antes de seu lançamento em CD. Quem são e como agem os novos inimigos da indústria cultural, esse é o tema dessa reportagem. Banca: Prof. Dr. Jorge K. Ijuim (orientador) Profa. Dra. Tattiana Teixeira Prof. Dr. Mauro César Silveira Prof. Dr. Rogério Christofoletti (suplente)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BANCAS DE DEFESA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMESTRE 2009/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BANCAS DE DEFESA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMESTRE 2009/1

LOCAL: Auditório do CCE (Bloco B)

LOCAL: Auditório do CCE (Bloco B)

QUINTA-FEIRA, DIA 3 DE DEZEMBRO

SEXTA-FEIRA, DIA 4 DE DEZEMBRO

14h Entrada proibida: uma história do combate à imigração na Itália (LIVRO-REPORTAGEM) Graziele Meire Frederico Quando escolhi a viagem, fiz meu caminho. Tenho que seguir, não posso voltar para trás. Seria um desperdício de tempo.” Dagmawy Yimer é um refugiado político que saiu da Etiópia no final de 2005. Entregou sua vida nas mãos de traficantes sudaneses e líbios. Foi preso e torturado. Um ano depois chegou à Lampedusa, a porta de entrada da Itália. A partir de 2009, outros como ele tentaram a travessia, mas não puderam desembarcar – a ilha siciliana está fechada para os imigrantes africanos. Banca: Profa. Dra. Tattiana Teixeira (orientadora) Prof. Dr. Luiz A. Scotto de Almeida Jornalista Juliana Kroeger - convidada externa Prof. Dr. Jorge K. Ijuim (suplente)

17h Assessoria de impressa para AAHU (PRÁTICA EDITORIAL - assessoria de imprensa) Lívia Allgayer Freitag e Celso de Castro Rondon Filho Planejamento, coordenação e execução de atividades de Assessoria de Imprensa, tendo como cliente a Associação Amigos do HU, entidade sem fins lucrativos que atua na humanização do atendimento aos pacientes do Hospital Universitário. Elaboração de mailing list, criação de veículos de comunicação (suporte impresso) dirigidos aos públicos interno e externo, reestruturação de website, implantação de políticas de relacionamento com a imprensa. Banca: Prof. Áureo de Moraes (orientador) Prof. Dr. Jorge K. Ijuim Prof. Fábio Mayer - convidado externo / prof. substituto Profa. Dra. Maria José Baldessar (suplente) 19h Cidades pequenas (PRÁTICA EDITORIAL - fanzine) Daniela Simardi Cuccolicchio Mello Fanzine de crônica, perfil, fotografia e literatura, produzido em cidadezinhas interioranas de até 35 mil habitantes. Confecção artesanal mais uso de tecnologias. Duas edições, 100 exemplares cada. Distribuição gratuita e dirigida a moradores de cidades grandes e fanzineiros. Banca: Prof. Dr. Jorge K. Ijuim (orientador) Profa. Dra. Gislene Silva Prof. Ms. Ricardo Barreto Prof. Ms. Clóvis Geyer (suplente)

10h Vida boêmia: uma incursão pelos bares do centro de Florianópolis (LIVRO-REPORTAGEM) Matheus Francislau Joffre Com histórias contadas pelas pessoas que frequentam os bares do centro de Florianópolis, a reportagem mergulha no universo boêmio e revela a vida que pulsa na região. Regado a muito álcool - da pauta à edição - o livro promete embriagar qualquer leitor. Banca: Prof. Dr. Mauro César Silveira (orientador) Prof. Dr. Jorge K. Ijuim Prof. Dr. Hélio Schuch Prof. Dr. Francisco Karam (suplente)

14h Até que a igreja os separe (GRANDE REPORTAGEM EM TEXTO) Fernanda Dutra B. de Oliveira Em 1969, gays, lésbicas e transsexuais revidaram à violência policial nos conflitos de Stonewall Inn, bar em Nova York. O incidente motivou a criação de grupos ativistas em um movimento chamado de liberação gay. A grande reportagem conta a história dos primeiros ativistas norte-americanos e a partir do ponto de vista deles faz um panorama do movimento gay atual. A relação entre as lutas do século XX e XXI é contrastante: há 40 anos, a liberação gay buscava uma identidade gay positiva, descolada da sociedade heterossexual, independente de instituições como a Igreja e o Estado. Hoje, o movimento gay luta pela criação de leis que os insira igualmente na sociedade. Banca: Profa. Dra. Gislene Silva (orientadora) Prof. Dr. Mauro César Silveira Profa. Dra. Sonia Maluf - convidada externa / profa. Depto. de Antropologia da UFSC Prof. Dr. Jorge K. Ijuim (suplente)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BANCAS DE DEFESA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMESTRE 2009/1

LOCAL: Auditório do CCE (Bloco B) SEXTA-FEIRA, DIA 4 DE DEZEMBRO (CONT.) 19h Um outro olhar para o fotojornalismo esportivo: ação e contexto como elementos de informação jornalística (PRÁTICA EDITORIAL - encarte fotográfico) Lucas César de Medeiros Sampaio Inspirado no trabalho European Fields, do fotógrafo holandês Hans van der Meer, este trabalho pretende refletir sobre a linguagem atual do fotojornalismo esportivo e propor diferentes formas de ler e interpretar a fotografia de esportes. Através da mudança do ponto de vista do repórter fotográfico e da perspectiva como elemento de contextualização, o objetivo é privilegiar o momento decisivo da ação como informação jornalística. Banca: Prof. Dr. Mauro César Silveira (orientador) Prof. Ms. Ivan Luiz Giacomelli Fotojornalista Antônio Carlos Mafalda - convidado externo / Mafalda Press Profa. Cristiane Fontinha Miranda - convidada externa / profa. substituta (suplente)

19h30 - sala 143 Em luta pela terra sem mal (LIVRO-REPORTAGEM) Juliana Schwartz Dal Piva Suas mãos eram grandes com unhas curtas e levemente sujas de terra. As veias grossas, como as de um homem. Uma mão passava sobre a outra esfregando-se, talvez pelo frio ou quem sabe por inquietude. Os cabelos tinham um negro intenso. Ela é Andrea Cerezo, guarani e escrava por 34 anos. Como ela, estima-se que existem outros oito mil Indígenas na mesma situação dentro de fazendas na região do chaco boliviano. Banca: Profa. Dra.Tattiana Teixeira (orientadora) Prof. Ms. Ricardo Barreto Prof. Dr. Pedro Ortiz - convidado externo / Cásper Líbero Prof. Dr. Luiz A. Scotto de Almeida (suplente)

Related Documents

Bancas20092
June 2020 3

More Documents from "Departamento de Jornalismo"

May 2020 2
Bancas_a3
May 2020 2
June 2020 2
Regulamento_versao02
June 2020 0
Bancas20092
June 2020 3