Nome do autor/ Livro/ Texto: Apostila criada pelo Dr. Erick Nielsen Data: 20/04/2008 – Belo Horizonte Título: Desenvolvimento Humano Idéia Principal/ Palavra Chave: Desenvolvimento Humano PNL Facilitar a comunicação entre as duas partes. Corrente de estudos sobre o comportamento humano. Estudo de como a linguagem-verbal e não verbal – afeta nosso sistema nervoso. As pessoas, na verdade neurologicamente compram um estado mental. Trabalha diretamente com estados mentais. Grande ferramenta, gerando vantagem competitiva no mundo dos negócios.
Rapport Pessoas igualam seus estados internos; têm características fisiológicas e atitudes comportamentais. É relação; transmite às pessoas uma sensação recíproca de confiança. Permite maior fluidez na comunicação. Para se comunicar bem é preciso espelhamento. Espelhar nos gestos, no ritmo da respiração, no tom de voz, na postura. Sorrir, otimismo, tratar o outro pelo nome, paciência. (Produzem) Carranca, pessimismo, olhar o relógio, interromper a fala do outro. (Quebra)
Sist. Rep. cerebral
Person. Diferentes
Ancoragem
Metamodelo de linguagem
Nós não temos registrado em nossa mente a vida como ela é e sim a representação que fazemos dela.
Cada relação é uma relação. Não se pode tratar todos da mesma forma.
É um processo neurológico que regula a ligação entre um estado interno de qualquer natureza a um estímulo externo de qualquer natureza.
Padrões de Omissão
Visuais – Imagem, Brilho, Beleza.
A flexibilidade é a grande arma do comunicador. Metaprogramas
Auditivas – Melodia, Som, Harmonia.
Buscar ou fugir
Cinestésicas Sentir, Saudade.
Autoridade – delegam a outros a autoridade de decidir.
– Dor,
Inespecíficas – Úmido, Tocar, Firme. Filtro é a percepção da realidade – compreensão, crença, valores e traumas.
Introvertidos e Extrovertido – Tendem a tomar atitudes que venham a agradar a si mesmos ou os outros. Semelhanças diferenças
e
Necessidade possibilidade
e
Entramos e saímos desse processo o tempo todo.
Generalização Distorção Nem sempre transmitimos corretamente com palavras o que lhe vai na mente e as pessoas comumente recebem as informações como elas foram transmitidas. Comunicadores de sucesso sabem as falhas na comunicação de seus clientes e as usam como técnica de persuasão e influência.