Atividade II
Fonte: PARANÁ, 2006, p. 42. Nas interações entre dois objetos sempre ocorre uma mudança no movimento de cada um. Nadar ou remar, por exemplo, é empurrar a água para trás. Quanto mais água é jogada para trás, mais rapidamente o nadador ou o barco avançam. Quando afirmamos que um nadador empurra a água para trás e avança para frente e, que quanto mais água ele empurra, maior será a sua velocidade, estamos afirmando que a velocidade do nadador tem uma direção e um sentido enquanto a velocidade da água tem a mesma direção, mas sentido oposto. Da mesma forma podemos dizer que a velocidade de um avião tem a mesma direção que a velocidade do ar que ele desloca, porém o sentido de suas velocidades é oposto. Essas considerações permitem-nos atribuir à quantidade de movimento uma direção e um sentido. Isso porque leva em conta a direção e o sentido da velocidade dos objetos. O momentum de uma partícula (ou quantidade de movimento) é uma grandeza física vetorial, pois como a velocidade, necessita de informações a respeito da direção e do sentido além da intensidade para ficar perfeitamente caracterizado. (Fonte: PARANÁ, Secretaria do Estado da Educação. Física, Curitiba: SEED-PR, 2006)
Relacione mais quatro grandezas físicas que sejam vetoriais e dê a definição de cada uma delas.
Força: Qualquer agente externo que modifica o movimento de um corpo livre ou causa deformação num corpo fixo. Pode ser definido também como: Todo agente capaz de alterar o estado de movimento ou repouso de um corpo, imprimindo-lhe uma aceleração a favor ou contrária ao movimento. Velocidade: É a grandeza vetorial que consiste em calcular a distância percorrida num determinado intervalo de tempo – a rapidez com que um móvel se desloca. É a relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto no percurso. Torque: Mede a intensidade de uma força capaz de fazer um movimento de giro, por exemplo no movimento de rotação do volante de um carro. A grandeza é dada por Newton/metro. Também pode ser definido como a componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central, que é chamado de pivô ou ponto de rotação. Impulso: é a grandeza que mede a variação da quantidade de movimento de um objeto. É causada pela ação de uma força atuando durante um intervalo de tempo.
Mede o esforço necessário para colocar um corpo em movimento. É a relação direta entre força e o tempo em que ela foi aplicada durante a atuação sobre um corpo que teve seu movimento modificado.
José Eduardo Jardim Campinas, 06 de outubro de 2017