As Drogas

  • Uploaded by: isa_diogo8170
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View As Drogas as PDF for free.

More details

  • Words: 565
  • Pages: 27
Escola E.B. 2,3 de S.Lourenço - Ermesinde

Trabalho feito por : -Ana Soares, nº4 -Andreia Brandão, nº7 -Daniela Paiva, nº10 -Joana Loureiro, nº13

O que é a droga? Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções.

O termo droga envolve os analgésicos, alucinógenos e tranquilizantes, além do álcool e substâncias voláteis.

Exemplos: A nicotina (presente no tabaco)

A nicotina é um composto orgânico, e é o principal alcalóide do tabaco. A nicotina está presente em toda a planta do tabaco, mas principalmente nas folhas, correspondendo a 5% em peso da planta.

A nicotina altera a maneira como o seu cérebro e o seu corpo funcionam. Os resultados disso são um tanto quanto paradoxais: a nicotina pode tanto estimular quanto relaxar um fumante, dependendo de quanto e com que frequência ele fuma.

O ópio (na papoila)

O ópio é extraído da papoila Papaver Somniferum que cresce no Médio e Extremo Oriente e mais recentemente, nos Estados Unidos. São necessárias, em média, 3000 plantas para obter um quilo e meio de ópio.

O ópio reduz a capacidade de trabalho e provoca enfraquecimento físico: o farmacodependente fica preguiçoso e sem ambição; magro, fraco, não tem mais desejo sexual.

THC tetrahidrocanabiol (da cannabis)

Cannabis é o género botânico de algumas plantas, das quais a mais famosa é a Cannabis sativa, da qual se produz o haxixe e a maconha. Além desta, são também conhecidas a Cannabis indica e a Cannabis ruderalis, sendo esta última, com muito menor quantidade de THC.

O consumo agudo de cannabis pode desencadear efeitos cerebrais adversos, nomeadamente psicóticos, ao nível do controlo psicomotor e da cognição.

A Metanfetamina

A metanfetamina (MA) é uma droga estimulante do sistema nervoso central muito potente e altamente viciante, cujos efeitos se manifestam a nível central e periférico.

Os efeitos desta droga são aparentemente agradáveis, intensos tais como a euforia, aumento do estado de alerta, da auto-estima, do apetite sexual, da percepção das sensações e pela intensificação de emoções. Por outro lado, diminui o apetite, a fadiga e a necessidade de dormir.

Existem algumas indicações terapêuticas para a MA, nomeadamente narcolepsia, défice de atenção hiperactiva em crianças e obesidade mórbida.

Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injecção intravenosa.

As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das actividades mentais…

Estimulantes

As drogas estimulantes mais conhecidas são as anfetaminas, a cocaína e seus derivados. As anfetaminas podem ser ingeridas, injectadas ou inaladas.

Sua acção dura cerca de quatro horas e os principais efeitos são a sensação de grande força e iniciativa, excitação, euforia e insónia. Em pouco tempo, o organismo passa a ser tolerante à substância, exigindo doses cada vez maiores.

A médio prazo, a droga pode produzir tremores, inquietude, desidratação da mucosa (boca e nariz principalmente), taquicardia, efeitos psicóticos e dependência psicológica.

Depressores

No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas são o álcool, os sonoríferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios ansiolíticos e anti depressivos (barbitúricos) e seus derivados.

Perturbadores

As drogas perturbadoras produzem alteração do nível de consciência e podem induzir a delírios e alucinações.

Consequências do consumo da droga Afecta o juízo e a memória; Doenças mentais; Danos no fígado, pâncreas, estômago, nervos e outros órgãos; Causa dependência e conduz ao alcoolismo; Muitas vezes obriga à prostituição para conseguir dinheiro.

Related Documents

As Drogas
April 2020 5
Drogas
November 2019 41
Drogas
April 2020 28
Drogas
April 2020 22
Drogas
November 2019 37
Drogas
May 2020 19