Art Capa

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Art Capa as PDF for free.

More details

  • Words: 655
  • Pages: 1
Informativo Turma do

Informativo do Centro de Convivência Turma do Ique e do Centro de Tratamento da Criança e Adolescente com Câncer Ano 5 - Novembro de 2007

CTCriaC Quem vê o grande prédio do Centro de Convivência da Turma do Ique, localizado à esquerda de quem entra no Campus da UFSM, certamente não imagina a trajetória de trabalho e dedicação iniciadas há mais de 40 anos e que transformaram este projeto de extensão da UFSM em uma das maiores referências de tratamento do câncer infantil em todo o Brasil. Todo o trabalho desenvolvido é baseado no diagnóstico precoce e na melhoria das condições para o atendimento do pacientes numa faixa etária de zero a vinte e um anos de idade. Atualmente são realizadas mais de quatro mil consultas ao ano. A história da Turma do Ique começou em 1966, com o início do Serviço de Hematologia-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), que depois de alguns anos de evolução no tratamento do câncer infantil, ganhou um espaço apropriado e exclusivo: o Centro de Tratamento da Criança e Adolescente com Câncer, ou apenas CTCriaC. Centro de Tratamento da Criança e Adolescente com Câncer ou Turma do Ique? A Turma do Ique surgiu com a criação de um projeto de extensão da UFSM que visou ir além do trabalho clínico desenvolvido pelo CTCriaC , promovendo uma ação multidisciplinar com os pacientes e familiares de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. A iniciativa surgiu em dezembro de 1986, através de um grupo de funcionários do hospital que organizou uma festa de Natal para a integração de pacientes e seus familiares. A partir daí, outras iniciativas foram surgindo, engajando mais pessoas com o propósito de desenvolver um trabalho que aliviasse a tensão da doença, trazendo carinho e esperança.

Entrada do Centro de Convivência da Turma do Ique

O novo Centro de Convivência

Com o passar do tempo, o espaço destinado à Turma do Ique no Hospital Universitário começou a ficar limitado para as inúmeras atividades e projetos. Foi assim que surgiu o projeto do Centro de Convivência da Turma do Ique. A concretização do sonho aconteceu no dia 18 de dezembro de 2006, data da inauguração do Centro, que foi construído em um terreno doado pela UFSM, com recursos não reembolsáveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e da UFSM. Neste prédio é realizado o atendimento ambulatorial dos pacientes e é o local onde os pais e as crianças podem desenvolver diversas atividades, encontrando um espaço de descontração, conhecimento e aconchego.

Brinquedoteca do Centro de Convivência da Turma do Ique

E quem é o Ique?

O tratamento do câncer traz uma rotina nova na vida do paciente e familiares, além de uma série de conceitos e novas informações sobre a doença. A necessidade de informar melhor os pais e as crianças sobre a doença e os tratamentos foi um impulso para a criação de um projeto conjunto entre o Serviço de Hematologia-Oncologia, o curso de Desenho Industrial e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em que foram elaborados manuais de orientação, que tinham como personagem principal o “menino Ique”. Ique é um garoto como tantos outros. Vai à escola e gosta de brincar e de jogar futebol. Um dia, Ique começa a se sentir meio cansado e desanimado. Começa a ter febre e manchas roxas aparecem no seu corpo. Seus pais ficam preocupados e o levam ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), e lá Ique é atendido por um médico. Faz vários exames, e assim o médico descobre que ele está com leucemia. Assim, Ique é submetido ao tratamento contra a doença. Precisa passar vários dias longe de casa, da escola, dos amigos, dos seus brinquedos. Mas Ique está lutando para se curar e poder voltar a fazer tudo que gosta. Sempre busca ver o lado bom das coisas e driblar as dificuldades, olhando para frente com esperança.

Related Documents

Art Capa
July 2020 2
Art Capa Baixa
June 2020 3
Art Capa Copy
July 2020 6
Capa
December 2019 32
Capa
October 2019 37
Capa
November 2019 33