Art Capa Baixa

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Art Capa Baixa as PDF for free.

More details

  • Words: 821
  • Pages: 1
Informativo

Informativo do Centro de Convivência Turma do Ique e do Centro de Tratamento da Criança e Adolescente com Câncer

Turma do

Ano 7 - Agosto de 2009

CTCriaC

Os nossos voluntários Nesta edição do Informativo Turma do Ique vamos falar sobre os voluntários, um grupo muito especial que realiza atividades com as crianças em tratamento ambulatorial. Fazem o que podem, com toda a dedicação e amor. No fim das contas, o trabalho é até remunerado. Só que o pagamento nunca é em espécie. Vem na forma de sorrisos, às vezes até risadas dos pequenos pacientes. Se você não sabe o valor disso, deveria vir até o campus da UFSM e conhecer a nossa turma. Voluntários em ação na Confraternização de Natal de 2008.

Márcia Moraes Já tem 10 anos de voluntariado. Assumiu a cozinha do Centro de Convivência da Turma do Ique há dois meses; é a responsável pelas compras e preparo do almoço servido para as crianças em tratamento ambulatorial no CTCriaC e seus familiares. Márcia também recebe, faz a triagem e a distribuição das roupas que são doadas para as crianças. No final do ano em oficinas para as famílias confecciona arranjos natalinos. Senhorinha Dulce Marine (Dulcinha) Há três anos atuando como voluntária no Centro de Convivência. Ela pega dois ônibus para chegar até o campus e ensinar às mães dos pacientes tear e pintura em panos de prato com aplicação de crochê. O aprendizado acaba tornando-se uma fonte de renda extra: algumas mães já vendem peças produzidas no tear. Rosane Feltrin A costureira Rosane é funcionária do Hospital Universitário e desde 2008 está atuando no Centro de Convivência. Além das suas tarefas, ela ainda ajuda nos almoços de quarta-feira e oferece cursos de fuxico, bordado de chinelos e técnicas de costura para os pacientes e seus familiares. Os interessados em mantas de fuxico, já sabem onde encontrar.

Veraci Cauduro Zerbini Na Turma do Ique é a Chica, voluntária que está em atividade desde 1995. Ela começou como doadora de sangue e plaquetas e conhecendo o trabalho da Hemato-Onco, passou a conseguir mais doadores para as crianças. Uma vez por semana, levava ao HUSM alguma atração e conseguia doações para o Projeto Momento da Música. Hoje, com cerca de 30 voluntários, é a responsável pelo almoço servido na confraternização natalina. O evento reúne mais de 350 pessoas: pacientes, familiares, voluntários, artistas, médicos, enfermeiros, técnicos, além de autoridades da UFSM e de Santa Maria. Mesmo com o Natal ainda longe, a Chica está sempre por perto. Professor Edenir Dal Bem e os alunos do Colégio Santa Maria Essa turma faz um trabalho muito legal. Eles estão ligados à entidade Parceiros Voluntários e uma vez por semana promovem atividades recreativas com as crianças em tratamento na unidade de internação do CTCriaC. Lourdes Morales Dallacosta A Lourdes, além de envolvida nas atividades da Biblioteca, ainda forma grupos de poesia e declamação com mães e crianças.

Oficina de artesanato.

Dimas Alves e Jean Diniz Estes alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFSM são nota 10 em solidariedade. Dimas ensina violão a três pacientes, todas as quartas-feiras. Jean formou um Grupo de Chula com os pacientes e ensina a gurizada um pouco das tradições gaúchas.

Bruna Tarnoz Machado, Brenda Balck Almeida e Cibele Mello Viero Estudantes do Curso de Enfermagem, essas meninas trabalham no laboratório de Informática do Centro de Convivência, desenvolvendo um projeto de Inclusão Digital entre os pacientes.

Jocelaine Prevedelo e Maria Antonieta Baldissera Artesãs de mão cheia! Oferecem oficinas de confecção de caixas com pintura em pátina nas terças e sextas-feiras e ensinam artesanato no Centro de Convivência Turma do Ique.

Alda Niederauer A auxiliar de enfermagem Alda há quatro anos atua no CTCriaC nas quartas-feiras.

Hamilton Nunes da Cunha O policial rodoviário Hamilton está sempre disponível para ajudar a equipe do Centro de Convivência, faz com rapidez e bom humor a tarefa que lhe for confiada. Todos os meses, além da participação nas festas e atividades da Turma do Ique, ele doa o leite para o café da manhã dos pacientes. Roberta de Quadros e Tatiane do Nascimento Essas duas acadêmicas do Curso de Educação Física realizam um trabalho de desenvolvimento de auto-estima com exercícios no CTCriaC. Participam das atividades, os pacientes em tratamento e seus familiares.

Neivacir Borges Severo A Tia Vacy, como é conhecida no CTCriaC, dedica o sábado ou o domingo às crianças internadas. Ela organiza a mensalmente a festa dos aniversariantes e está sempre disponível para dar apoio aos familiares. Renato Serig (Pingo) e Ceni Becker dos Santos Há muito tempo estes dois voluntários estão sempre que podem conosco. Renato ensina fotografia às crianças e Ceni põe a “mão na massa” em qualquer atividade, está sempre pronta para colaborar. E ainda existem muitos outros, que ajudam na organização dos eventos, que oferecem recreação para os pacientes, que se envolvem com as atividades do Centro de Convivência. Enfim, grandes pessoas que realizam um grande trabalho.

Related Documents

Art Capa Baixa
June 2020 3
Art Capa
July 2020 2
Art Pag04 Baixa
June 2020 3
Art Pag03 Baixa
June 2020 3
Art Pag02 Baixa
June 2020 5
Art Capa Copy
July 2020 6