UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI MBA em Marketing
GESTÃO DE PESSOAS – ARROW BRASIL
Gilmar de Carvalho Joyce Rodrigues Rafael Nery Tássia Benevides
São Paulo 2009
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI MBA em Marketing
GESTÃO DE PESSOAS – ARROW BRASIL
Análise de caso da Arrow Brasil apresentado como trabalho final na disciplina Gestão de Pessoas, Professor Marco Antonio Chasles.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 4 2. ARROW BRASIL ......................................................................................................... 5 2.1 Evolução do logo ------------------------------------------------------------------------------------ 5 2.2 Política de qualidade ------------------------------------------------------------------------------- 5 2.3 Visão ---------------------------------------------------------------------------------------------------- 5 2.4 Missão -------------------------------------------------------------------------------------------------- 6 2.5 Valores ------------------------------------------------------------------------------------------------- 6 2.6 Objetivos ----------------------------------------------------------------------------------------------- 6 2.7 Estrutura ----------------------------------------------------------------------------------------------- 7 3. ANÁLISE DA GESTÃO DE PESSOAS NO PROCESSO DE FUSÃO ........................ 8 3.1 O processo -------------------------------------------------------------------------------------------- 8 3.2 O papel do líder no processo de fusão -------------------------------------------------------- 8 3.3 A cultura organizacional e o clima da Arrow Brasil ----------------------------------------- 8 3.3.1 Relacionamento entre funcionários --------------------------------------------------------- 9 3.3.2 Vestimentas dos funcionários ---------------------------------------------------------------- 9 3.3.3 Veículos de comunicação interna ----------------------------------------------------------- 9 3.3.4 Pacote de benefícios para funcionários --------------------------------------------------- 9 3.3.5 Processo de seleção --------------------------------------------------------------------------- 9 3.4 As equipes de trabalho ---------------------------------------------------------------------------- 9 3.5 O papel do RH na condução da mudança e na motivação da equipe --------------- 10 3.6 A comunicação externa e interna no período de fusão ---------------------------------- 10 3.7 O processo de resistência dentro da Arrow Brasil ---------------------------------------- 10 3.8 Resultados ------------------------------------------------------------------------------------------ 10 4.
CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 11
REFERÊNCIA ON-LINE ................................................................................................ 12
INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta o modelo de Gestão de Pessoas desenvolvido, inicialmente pela Panamericana Comercial, posteriormente comprada pela Arrow Electronics Inc., tornando-se uma fortíssima empresa de distribuição de componentes eletrônicos, conhecida como Arrow Brasil. A partir do levantamento dos dados por meio de entrevista com o analista de exportação da Arrow Brasil, pudemos margear as características da empresa e constatar a presença de um modelo de gestão promissor, fazendo com que uma empresa familiar se torne uma empresa de capital aberto, cuja capacidade de reconhecimento no mercado cresça durante os 10 anos de fusão.
4
2. ARROW BRASIL A Arrow Brasil está presente no mercado brasileiro de componentes eletrônicos desde 1971, quando começou suas operações como Panamericana Comercial.
Líderes de mercado, em 1999 passaram a fazer parte da empresa americana Arrow Electronics Inc., referência mundial na distribuição de componentes eletrônicos, uma empresa com a estrutura, a tecnologia e a identidade de princípios necessários para atender aos desafios do mundo tecnológico e globalizado.
Com esta associação, foram ampliadas franquias e linhas de produtos, desenvolvidas com serviços de padrão internacional.
2.1.
Evolução do logo
2.2.
Política de qualidade
Buscar continuamente a excelência em Gestão Empresarial, propiciando a satisfação dos clientes, fornecedores e colaboradores, contemplando a harmonia e felicidade de todos.
2.3.
Visão
5
Distribuir com qualidade componentes eletrônicos, entendendo e atendendo as necessidades dos clientes e fornecedores.
2.4.
Missão
A busca contínua da excelência, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e acionistas.
2.5.
Valores
"A busca contínua da excelência, contribuindo para o sucesso dos nossos Clientes, Colaboradores, Fornecedores e Acionistas."
2.6.
Objetivos
Possuir excelência em serviços;
Adquirir produtos de qualidade indiscutível;
Manuseá-los e armazená-los de acordo com as conformidades exigidas;
Praticar preços compatíveis com a realidade de mercado;
Estar sempre atualizada com a tecnologia e novos lançamentos;
Treinar funcionários constantemente, bem como mantê-los em alto grau de motivação;
Honrar os compromissos assumidos;
Contribuir na melhoria social de nossa comunidade
6
Ser reconhecida como líder de mercado;
Ter "a visão" vitoriosa do futuro;
Ser criadora de oportunidades. 2.7.
Estrutura
Edifício localizado em região estratégica para acesso a qualquer local da cidade, bem como aos principais aeroportos e rodovias.
Área com mais de 500m2 de estoque para armazenagem de mercadoria.
Mais de US$ 2 milhões em componentes eletrônicos para pronta entrega.
Auditório para 30 pessoas confortavelmente sentadas, onde promovemos treinamentos, seminários e workshops.
Sala de gravação de memórias, microcontroladores e outros circuitos integrados programáveis.
Estacionamento privativo para clientes e fornecedores.
Salas de reuniões climatizadas, com telefone e acesso a internet para clientes e fornecedores.
7
3. ANÁLISE DA GESTÃO DE PESSOAS NO PROCESSO DE FUSÃO 3.1.
O processo
A empresa Arrow Brasil tem origem familiar e nacional. Ela nasceu em 1971 como Panamericana Comercial e em 1999 foi comprada pela americana Arrow Eletronics Inc. transformou-se em Arrow Brasil.
3.2.
O papel do líder no processo de fusão
O principal líder da até então, Panamericana Comercial, tinha como objetivo potencializar a empresa para que uma grande empresa de distribuição de componentes eletrônicos tivesse interesse em adquiri-la. Foram contratados dois diretores com experiência em engenharia de processos para potencializar a empresa no mercado.
3.3.
A cultura organizacional e clima da Arrow Brasil
A cultura da empresa gira sempre em torno do desenvolvimento e retenção de talentos, primeiramente trabalha-se no desenvolvimento e capacitação do profissional para poder atribuir aos poucos responsabilidades de processos, clientes, departamentos e fornecedores a sua rotina de trabalho. A empresa tem muito foco na elaboração de processos e controle de qualidade, por isso também investe em auditoria de processos, e no controle de qualidade dos mesmos. O clima da empresa, por inicialmente ser de origem familiar, torna-se um ambiente mais tranqüilo para se trabalhar, porém com muitas cobranças sobre resultados, excelência na gestão de processos. É realizado de forma anual, uma pesquisa de clima organizacional, pelo RH da empresa, onde são pontuados fatores empresa x funcionários, e a partir de seus resultados, é medido o clima da empresa como feedback aos líderes da organização.
8
3.3.1. Relacionamentos entre funcionários Dentro da empresa, não há regras explicitas sobre proibições de relacionamentos entre funcionários. Apenas o que se cobra é discrição e não se tem registros de problemas ocorridos neste âmbito, pelo contrário, já houve até casamentos.
3.3.2. Vestimentas dos funcionários Na Arrow Brasil também não há regras quanto as roupas utilizadas por seus funcionários. Normalmente usa-se jeans, camisetas, camisas e tênis, somente em dias que algum funcionário participa de reunião o traje é social.
3.3.3. Veículos de comunicação interna Atualmente não há nenhum veículo de comunicação interna formatado na Arrow Brasil. O que se utiliza é o MSN Corporativo e um espaço destinado para os fumantes, onde é possível perceber a comunicação boca a boca.
3.3.4. Pacote de benefícios para funcionários O que se tem na Arrow Brasil é a participação nos lucros, porém isso não ocorre todos os anos. Também pode-se pagar graduações, cursos de inglês e técnicos, dependendo da função de cada um.
3.3.5. Processo de seleção Pelo fato de ter origem familiar, ainda é muito forte dentro da Arrow Brasil, a questão de indicações de novos funcionários por parte dos que já são da casa. É dessa forma que são contratados a maioria dos funcionários.
3.4.
As equipes de trabalho
A estrutura é enxuta e bem diversificada, o que possibilita um aproveitamento de conhecimentos técnicos de cada individuo, porém um ponto negativo, é que cada colaborador que deixa a empresa, leva retido um grau elevado de conhecimento da empresa como um todo. 9
E pelo fato de a estrutura ser enxuta, existe a vantagem de se ter um contato direto entre gestores e seus subordinados, tornando o relacionamento bem estreito, e possibilitando o acompanhamento dos processos pelos gestores. Cada gestor é responsável por oferecer suporte ao funcionário, e também passar feedback das tarefas realizadas, os departamentos também tem reuniões semanais, para discussão de assuntos relativos aos processos.
3.5.
O papel do RH na condução da mudança e na motivação da equipe
O principal desafio e meta do RH foi de trabalhar no treinamento e na retenção de talentos existentes na empresa, por isso foram feitos acompanhamentos de cada funcionário pelo gestor de cada área, para identificar pontos fortes e fracos de cada funcionário para que a empresa possa auxiliar no desenvolvimento dessas novas competências.
3.6.
A comunicação externa e interna no período de fusão
A comunicação deu-se de forma muito natural. A impressão que a empresa passou aos funcionários e ao mercado é que a cultura continuaria a mesma, e passou para o mercado que a fusão só tinha a agregar aos negócios entre ambas as partes, e que na prática acaba realmente ocorrendo para todas as partes.
3.7.
Os processos de resistência dentro da Arrow Brasil
A Arrow Brasil tratou desses problemas com naturalidade, mantendo um diálogo claro com os funcionários e usando a fusão como motivação para funcionários que se sentiam estagnados na mesma posição e buscavam novas oportunidades dentro da empresa.
3.8.
Resultados
O processo de fusão foi extremamente positivo. A empresa cresceu em 10 anos 100% de seu capital, aumentou qualidade em processos, e passou a desenvolver talentos e a captar muito mais oportunidades no mercado.
10
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o desenvolvimento deste trabalho pudemos notar o sucesso e progresso presente nas ações da Arrow Brasil, que reverberam o potencial da Gestão de Pessoas, em que a compra da empresa familiar, conhecida como Panamericana Comercial, pela Arrow Electronics Inc. fez aumentar, em 10 anos, 100% do capital da empresa. Por ser uma empresa com uma estrutura enxuta, a possibilidade em gerar acesso direto aos gestores, da Arrow Brasil, fez com que os funcionários se sentissem a vontade e seguros, além de passar para o mercado a visão de que a empresa se manteria constante e preservaria os seus valores. Desta forma a fusão e a resistência interna foram mínimas, dando somente trabalho a necessidade de manter “na casa” os grandes talentos existentes na Panamericana Comercial. O sistema familiar, mesmo sendo extinto com a abertura de capital, permaneceu na postura dos seus colaboradores, mostrando que o potencial de cada um quando bem explorado trazem frutos e conservam uma empresa, elevando-a a um patamar superior no mercado.
11
REFERÊNCIA ON-LINE Arrow Brasil. Sobre a Arrow. Disponível em: . Acesso em: 15/05/09.
12