Aprenda A Reaproveitar Os Alimentos

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aprenda A Reaproveitar Os Alimentos as PDF for free.

More details

  • Words: 1,300
  • Pages: 4
Colégio Estadual Joaquim de Macedo Barra do Piraí, 13 de junho de 2008. Professora Marise Brandão Turma 401

Aprenda a reaproveitar os alimentos

O reaproveitamento dos alimentos leva a uma economia mensal de 20%. O segredo é não desperdiçar nada do que é comprado. As pessoas precisam se conscientizar da riqueza que jogam no lixo, e que podem ser aproveitadas em sopas, bolinhos, bifes, souflês, sucos, doces, chás, etc. As receitas além de reaproveitar as sobras ainda fazem bem à saúde, pois a grande parte dos nutrientes dos legumes e das verduras se concentra nos talos. Podemos aproveitar: −Os talos: da couve, do brócolis, da couve-flor, do espinafre, do agrião, da beterraba, da cenoura, etc. −As cascas: da abóbora, da banana, da batata-inglesa, da batata doce, do abacaxi, da maçã, da laranja,

da

berinjela e outras mais. −As folhas: do brócolis, da beterraba, da couve-flor,etc. O importante em todo o processo é higienizar bem os legumes e as verduras antes de usá-los. Caso você não vá usar as cascas, as folhas e o talos naquele momento, guarde-os no congelador para usá-los quando necessário, o sabor não será alterado. Ao reaproveitar os alimentos, pense que você vai utilizar o que tiver e, que seu alimento, feito com carinho, estará sempre convidativo, aos olhos e ao paladar. Reciclar os alimentos é uma necessidade e uma atitude de respeito à humanidade e ao meio ambiente.

1 – Aproveitamento de sobras de pão: O pão pode ser de qualquer tipo,não havendo problema em misturar casquinhas e miolos. Para emudecer o pão, bata no liquidificador: 2 xícaras de chá de leite 1 pitada de sal Se quiser cobrir o pão, bata junto o que quiser: Um pouquinho de espinafre – pão verde ( Sanduíche de Marciano). Um pouquinho de beterraba – pão roxo Maria Sílvia Chaves Ferraz Guimarães, professora e Gestora em Hotelaria e Turismo, formada pela UGB.

Um pouquinho de cenoura – pão laranja Após molhar o pão, mistura-se as sobras do que tiver de frango, carne, peixe ou lingüiça e mais os talos e folhas de legumes e verduras, cortados bem fininhos. Bate-se 1 ou 2 ovos, primeiro a clara e depois acrescenta-se a gema e mistura-se no pão. Não precisa colocar fermento. Leva-se ao forno e quando crescer e dourar, está bom. 2 – Rocambole de batata com recheio de talos e folhas de legumes e verduras: Materiais: sobras de frango, carne, peixe, etc. Massa: 1 kilo de batatas cosidas e espremidas 1 colher de sopa de margarina 1 colher de sopa rasa de fermento 1 ovo inteiro 3 colheres de sopa de farinha de trigo Modo de fazer: Unte um tabuleiro e coloque a massa de batatas para assar, pincele com gema ou nata de leite. Após assada, vire-a em cima de um pano limpo ou papel manteiga, coloque o recheio e é só enrolar. Recheio: Fazer um refogado à gosto com alho e cebola, coloque ossos de frango para ferver e retire um caldo, que é a base do recheio. Engrosse-o e reserve-o. Desfiar sobras de frango, ou carne ou peixe e acrescentar ao caldo. Caso use peixe, o caldo poderá ser feito com a cabeça e o rabo. Aproveite, então, todos os talos e folhas que tiver, pique tudo bem pequeno e acrescente no ao caldo reservado. Se quiser dê uma fervura e prove os temperos. Logo que o rocambole esteja enrolado, está pronto para ser consumido. Enfeite o rocambole com raminhos verdes de verduras ou rodelinhas coloridas como as de tomate, cenoura, pimentão, etc.

3 – Arroz tipo à Grega ( Com aproveitamento de talos e folhas de verduras e legumes variados) : Refogue o arroz como de costume, usando alho, cebola e uma pitada de sal. Ao acrescentar a àgua, coloca-se os talos e folhas de legumes e verduras, picados pequenos e mais a cenoura ralada grossa ou picada em quadradinhos, e mais o que você gostar, tipo pimentão verde, vermelho, milho verde, etc. Você terá uma arroz bonito, bem colorido, com bastante fibra, saboroso e nutritivo.

4 – Quibe de umbigo de bananeira: O umbigo da bananeira tem muita proteína e pode substituir a carne moída.

Maria Sílvia Chaves Ferraz Guimarães, professora e Gestora em Hotelaria e Turismo, formada pela UGB.

Modo de fazer: Lave o umbigo, pique-o miudinho e deixe-o de molho em um pouco de vinagre por uma hora e meia. Firva-o, trocando a água por 3 vezes. Fica igual a carne moída e então é só temperar a gosto. Massa: 500 g de trigo para quibe – molhar com 1 litro de água fervente e acrescentar: −cebola picada a gosto( não ralar para não amargar) −hortelã picada a gosto −azeite a gosto e 400 gramas de umbigo de bananeira −pimenta síria a gosto( não é preciso usar alho no quibe). Unte um pirex ou tabuleiro com óleo, espalhe a massa, risque-a coma faca quadriculando-a e reguea com um pouco mais de azeite. Asse-a. Caso queira fazer o quibe frito, então, é necessário amassar bastante ou moer na máquina de moer carne.

5 – Brigadeiro de casca de Banana: Ingredientes: 12 casacas de banana nanica madura 6 colheres de sopa de farinha de trigo 6 colheres de sopa de leite em pó 1 xícara de Nescau ou chocolate em pó ou achocolatado 1 colher de sopa de margarina 1 copo tipo requeijão grande de açúcar cristal Modo de fazer: Picar a aferventar as cascas. Trocar a água e cozinhá-las por mais ou menos 20 minutos com água suficiente para o cozimento. Bater no liquidificador utilizando um copo e meio de água do cozimento. Acrescentar os ingredientes, deixando a margarina para o final e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Quando estiver em ponto de brigadeiro coloque a margarina. Despejar em superfície untada e deixar esfriar. Enrolar e passar em granulado( mais ou menos 200 gramas).

6 – Cocadinha com casca de Abóbora: Ingredientes: 500 gramas de casca de abóbora já triturada 500 gramas de açúcar cristal 1 pitada de sal 1 colher de sobremesa de caldo de limão 3 cravos e pedacinhos de canela em pau. Modo de fazer:Antes de descascar a abóbora lave-a bem com escova. Pique-a em pedaços pequenos e bata-os no liquidificador com água filtrada o suficiente para bater. Escorra e esprema a polpa triturada. Leve-a ao fogo brando em panela grossa, acrescente a pitada de sal, o limão e o açúcar cristal, mexendo de vez em quando. O ponto é obtido quando começar a açucarar em volta da panela. Despejar em superfície untada, cortar e deixar secar.

7 – Suco de Inhame: ( Fica parecido co suco de coco) Ingredientes 3 colheres de sopa de leite em pó 1 copo( tipo requeijão) de inhame cru Maria Sílvia Chaves Ferraz Guimarães, professora e Gestora em Hotelaria e Turismo, formada pela UGB.

3 colheres de sopa de suco de cajú Meia xícara de açúcar de adoçante a gosto 1 litro de água. Modo de fazer: Bater no liquidificador com um pouco da água e ir completando o litro.

8 – Suco de Capim Limão: Ingredientes: 1 copo(tipo requeijão) de capim limão picado 1 litro de água Mais ou menos meio copo de suco de cajú Açúcar ou adoçante a gosto Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador, coar e está pronto para consumir. NOTA: O objetivo deste pequeno trabalho é colaborar com pais e mães, os donos da casa, que precisam fazer mágica no dia-a-dia pra viver melhor. “Nós somos o que comemos”, dizem os japoneses, então, porque não sermos os melhores e tornarmos a nossa comida mágica, rica em verduras, legumes, frutas e fibras, que nos trarão saúde e bem estar.

Receitas: Estas receitas foram retiradas de apostilas do Senai, Sesc, Senac e Pastoral da Criança.

Maria Sílvia Chaves Ferraz Guimarães, professora e Gestora em Hotelaria e Turismo, formada pela UGB.

Related Documents

Aprenda A Relaxar
November 2019 17
Aprenda A Delegar
June 2020 13
Aprenda A Costurar
June 2020 13
Alimentos
November 2019 61