Aprenda A Configurar Redes Sem Fio

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aprenda A Configurar Redes Sem Fio as PDF for free.

More details

  • Words: 781
  • Pages: 4
Aprenda a configurar redes sem fio Por Elaine Martins da Silva segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Aprenda os passos básicos para configurar uma rede wireless. Você já deve ter usado, ou ouvido falar, em redes wireless também chamadas de redes sem fio. O Baixaki já abordou este assunto e explicou com detalhes o significado e como funcionam as redes desse. Clicando aqui é possível acessar o artigo “O que são redes WiFi?“ e ficar ligado nesta nova tendência. Em resumo Você pode utilizar redes sem fio em casa ou no trabalho. Para isso precisará de um roteador especial, que capta toda a banda do seu modem e converte os dados para uma determinada freqüência, que pode ser distribuída entre várias máquinas. Instalando o Roteador Wireless

Normalmente os roteadores wireless possuem uma entrada de rede (Porta Wan) e quatro saídas (Portas LAN). Na porta de entrada deve ser conectado o cabo de rede que sai do modem ADSL, e nas portas de saída os cabos dos computadores que não irão receber o sinal da Internet por meio do sinal wireless. As antenas presentes nos aparelhos são responsáveis por enviar a Internet até os computadores que possuem receptores. Quando você liga o roteador, normalmente sua rede sem fio já está funcionando, mas está desprotegida, aberta para todos que quiserem usá-la. Posicionamento dos aparelhos O local no qual os aparelhos serão colocados interfere diretamente na qualidade do sinal que chega até os computadores. É preferível colocar os equipamentos em locais altos, em um ponto mais central, longe de locais que possam criar interferência no sinal. Em locais com paredes muito grossas poderá ser necessário o uso de um repetido de sinal que, como o próprio nome sugere, recebe o sinal original e o repete com maior intensidades, garantindo que ele chegue em locais mais distantes da fonte original.

Hora de configurar Agora é hora de configurar a rede sem fio através do programa do roteador. Para fazer isso, você abra o seu navegador de Internet favorito e digite o endereço IP do roteador. Normalmente o endereço é 192.168.1.1 ou 192.168.0.1, caso você digite qualquer um dos dois IPs e nada acontecer, consulte o manual de utilização do aparelho para saber qual o endereço correto. Por padrão, o login e a senha solicitados é “admin” (sem as aspas), mas para ter certeza consulte o manual ou entre em contato com a central de atendimento do produto. Antes de continuar com as configurações é preciso ter certeza que sua placa de rede está configurada com IP dinâmico. Acessando o “Painel de Controle” escolha a opção “Conexões de rede”. Na tela seguinte, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão sem fio e clique em “Propriedades”. Na pequena lista de opções que surgir, selecione “Protocolo TCP/IP” e clique em “Propriedades”. Na tela de configurações, tenha certeza que as opções “Obter endereço IP automaticamente” e “Obter endereço dos servidores DNS automaticamente” estão selecionadas.

A melhor forma de descobrir como alterar as configurações da forma correta é procurando no site Google pela marca e modelo do seu roteador. Com certeza diversos fóruns, blogs e sites que possuem dicas valiosas sobre o assunto aparecerão na busca.

PROTEÇÃO Existem várias formas de proteger sua rede sem fio, desde sites que podem ser acessados até computadores que podem utilizar a rede. Duas configurações básicas serão abordadas: Chave de Rede e MAC Address. Chave de Rede Uma chave de rede nada mais é do que uma senha que o usuário deve digitar para poder acessar a rede sem fio. Existem dois tipos de chave de rede: WAP e WEP. A mais indicada é a WAP, pois existem atualmente programas que quebram chaves WEP em menos de dois minutos. Atualmente já existe também chaves WAP2. MAC Address MAC Address é um código através do qual as placas de rede são identificadas. É como se fosse a impressão digital, pois não existe no mundo duas placas com o mesmo código. Como o MAC Address é único, é possível utilizá-lo a fim de garantir a segurança em sua rede, autorizando apenas determinados códigos para ter acesso à rede.

Os MAC Address são compostos por doze números, agrupados em seis duplas. As três primeiras duplas identificam o fabricante da placa, enquanto que as outras três representam o número de série da sua placa. 00

00

5E

00

01

03

Concluindo Cada roteador, computador e placa possuem uma forma distinta de configuração. Por isso é complicado criar um guia passo-a-passo “genérico”. Mas, como supracitado, realizando uma pesquisa em qualquer portal de busca com a marca e modelo do seu roteador você encontra inúmeros sites e fóruns bem conceituados que ensinam nos mínimos detalhes as configurações.

Related Documents