Apostila Transform An Do Carnes De Segundas E Carnes Nobres

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Apostila Transform An Do Carnes De Segundas E Carnes Nobres as PDF for free.

More details

  • Words: 400
  • Pages: 2
Transformando carnes de segundas e carnes nobres As carnes de segunda Afinal, o que é uma carne de segunda? Para generalizar, podemos definir que são carnes bovinas ou bubalinas (búfalo) que estão no dianteiro do animal, como o corte feito ate a quinta vértebra de sua espinha dorsal, ou aquelas mais duras do traseiro (perna) do animal (chão-de-fora ou coxão duro). São também as carnes que possuem um teor de colágeno mais alto em relação aquelas ditas de primeira, que possuem um teor de colágeno moderado. A melhor palavra, porem, para definirmos carne de segunda seria DUREZA. Entende-se por carne de segunda: carne dura. Há os que dizem que não existe carne de segunda, pois, se pegarmos um novilho precoce, todos os cortes dele retirados estarão macios, o que realmente se justifica, pois o animal viveu pouco e não desenvolveu/enrijeceu muito o tecido muscular, que conhecemos popularmente como carne. Só que essa não é a realidade da maioria do gado ofertado no Brasil e em muitos outros países do mundo. Esse gado precoce é comercializado no mercado com um afio entre 30% a 50%, fazendo com que apenas uma pequena camada da população e/ou alguns restaurantes consigam adquiri-lo. Há alguns fatores que influenciam a qualidade e a dureza da carne, como: Idade do animal – Animais precoces, menos erados, ou seja, abatidos com idade entre 18 e 24 meses, fornecem carnes mais macias. Formação de criação – O fato de o animal ser criado extensivamente (solto), intensivamente (confinado) ou semi-intensivamente. Determina o ponto de maciez de carne. Como estamos lidando com músculos, quanto maior o deslocamento do gado, mais desenvolvidos, estará os músculos e, por conseguinte, mais dura estará a carne. Topografia da fazenda – Se o fado é criado em local plano, ele não ira fazer grandes esforços para subir e descer, influenciando também o FAU de maciez final da carne. Melhoramento Genético – A melhoria genética é, hoje, uma realidade entre os criadores de gado, haja vista o milionário mercado de semens e embriões de gados campeões, na busca sempre de melhorar e aumentar a produtividade e a qualidade do plantel e, conseqüentemente, das carnes fornecidas pelo animal.

Abate humanitário – A forma de abate também tem papel preponderante na qualidade final de carne, pois faz baixar o nível de estresse do animal, sem o excesso de violência muitas vezes praticado em abates clandestinos.

7 PAGINAS DE XEROX

Related Documents

Carnes
October 2019 16
Carnes
April 2020 9
Livreto Carnes
December 2019 17
Recetas De Carnes
April 2020 4
Haccp Carnes
October 2019 23