Escola Superior De Educação do Porto Instituto Politécnico do Porto
Actividades para diversos temas
Disciplina: Expressão Motora Docente: Miguel Nascimento Curso/Ano: 2º ano Educação de Infância Ano lectivo: 2007/2008 Trabalho realizado por: Andreia Patricia Gonçalves
Esquema corporal: Actividade 1: A actividade pode-se desenrolar em duas partes. Na primeira parte, cada criança desloca-se pelo ginásio transportando uma bola. Ao som de uma palma vão rodando a bola à volta da cintura. Ao ouvirem duas palmas passam a bola pelo meio das pernas. Ao som de três palmas lançam a bola o mais alto possivel e tentam apanha-la. Na segunda parte juntam-se dois a dois. Cada par fica com uma bola e ao ouvirem “UM” seguram a bola com a cabeça, ou seja viradas uma para a outra, e deslocam-se pelo espaço sem deixarem cair a bola. Ao som de uma palma colocam a bola noutra parte do corpo e assim sucessivamente. Actividade 2: O objectivo desta actividade é ser a primeira equipa a conseguir que todos os seus elementos passem para o lado oposto do campo, percorrendo o percurso estabelecido e cumprindo todas as regras. A turma será dividida em 3 ou 4 grupos (mais se necessário). Cada grupo colocar-se-à em fila indiana. À sua frente estará um percurso constítuido por cones, bancos, arcos, colchoes, o qual terão de percorrer para chegar à outra parte do campo. Só que o percurso tem algumas regras. Primeiro correm até ao primeiro obstáculo, o cone, dão uma volta sobre ele e vão a saltar ao pé coxinho (com o esquerdo) até ao próximo obstáculo. Chegando aos arcos, que são 4, têm de passar por todos saltando com os pés juntos. Passando por todos, vão de costas até ao banco onde sobem e o têm de percorrer com passos curtos. Ao chegar ao fim do banco saltam apoiando-se só no pè direito. Correm até o proximo arco, passam através dele e vão de cócoras até ao final do percurso. Só quando um chega ao final do percurso é que o outro vai.
Orientação espacio-temporal: Actividade 1: Existe um percurso constítuido por cones. As crianças têm de o percorrer aos ziguezagues, e estar atento à batida das palmas e à voz do professor. Ao ouvirem uma palma percorrem os cones de costas, duas palmas de cócoras, ao ouvirem “MAIS” têm de fazer o movimento mais rápido, ao ouvirem “MENOS” têm de fazer o movimento muito mais lento. Nunca podem derrubar nenhum cone. Partem ao som da palavra “JÁ”.
Actividade 2: A turma é dividida em duas ou mais equipas, que devem formar duas ou mais filas atrás da linha de fundo do ginásio. O primeiro da fila terá os olhos vendados, e ao som de “JÁ” terá que se dirigir até ao local onde estarão colocadas 3 bolas (ele não sabe onde elas estão). Fará este percurso com a ajuda dos colegas, que não saindo do lugar irão ajudar o colega a chegar ás bolas atraves de indicaçoes como: “a frente, atrás, ao lado, á direita, á esquerda”. Chegando às bolas tira a venda, pega nas bolas e dirige-se para a linha verde. À frente dessa linha estará um cone que terá de ser arremassado. A
criança terá 3 tentativas para o tentar derrubar. Quando for a vez da próxima criança as bolas serão colocadas num outro sítio que ela desconhece.
Capacidades motoras: Actividade 1: As crianças formam uma fila de frente para o educador e no meio está um arco, no chão. O jogo consiste em o educador mandar a bola para a crinça que está à frente da fila. A criança apanha a bola com as duas mãos. Ao apanhar a bola a criança manda-a de volta para o educador batendo com a bola uma vez no chão dentro do arco, e passa para o fim da fila. Á medida que este exercício vai sendo bem sucedido pode-se aumentar a distância entre as crianças e o educador. Esta actividade também pode se realizada por pares de alunos. Actividade 2: Um conjunto de arcos ou até pneus estarão espalhados pelo espaço. As crianças deverão percorre-los de diversas formas. Contornam o primeiro, saltam com os dois pés para dentro do próximo, apoiam ambas as mãos no seguinte, no próximo colocam so o pé esquerdo por cima...e assim sucessivamente.
Expressão corporal: Actividade 1: Toda a turma se encontra sentada. A uma criança, escolhida ao acaso, e-lhe dito um animal, um objecto, um profissão sem que os outros ouçam. Essa criança dirige-se para a frente dos colegas e através da mímica deverá fazer a representaçao do que lhe foi dito. As outras crianças terão de advinhar do que se trata. Actividade 2: As crianças organizam-se numa fila, virada para a parede. O último pensa numa sequência de gestos(exemplos coçar a cabeça, levantar o dedo, piscar um olhos...). em seguida toca no ombro do penúltimo que se volta para ele a quem mostra os gestos em que pensou. Este por sua vez toca no ombro do seguinte, que se vira para ele, transmitindo-lhe os gestos que acaba de ver ao colega anterior. E assim, sucessivamente, até ao primeiro que se vira e mostra os gestos a toda a turma.
Recreação: Actividade 1: Num dia de bom tempo a turma desloca-se até um parque ou jardim para observar a natureza envolvente. Ai, nesse esapaço, estará escondido um tesouro. Para que as crianças consigam chegar até ele terão de encontrar pistas que estarão espalhadas pelo parque. Nesses envelopes constarão actividades que as crianças, ou a
criança que o encontrar, terão de a realizar correctamente. Só poderão partir à procura da próxima pista quando a actividade for bem realizada. Se o tempo não estiver convidativo pode-se sempre organizar esta “caça ao tesouro” dentro do ginásio.