Jornal do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre - Ano XXIII - Edição 271
CAMPANHA SALARIAL
Grande ato unificado será realizado em Guarulhos no dia 1º Para dar força à proposta dos trabalhadores, os sindicatos cutistas de aeroviários e o Sindicato Nacional dos Aeronautas realizam, no dia 1º de dezembro, ato unificado da campanha salarial, em Guarulhos, no aeroporto de Cumbica, a partir das 9 horas. As entidades não descartam greve das categorias, caso as empresas não ampliem sua proposta durante as negociações. A próxima reunião com o SNEA está prevista para o dia 2/12. TÁXI AÉREO - O Sindicato participou, no dia 24/11, de rodada de negociação com o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi
Aéreo (SNETA). A entidade patronal, no entanto, apenas quis definir um calendário de reuniões, agendadas para os dias 1º e 10 de
Sindicato e TAP M&E discutem plano de cargos e de saúde A direção do Sindicato participou de teleconferência com a vicepresidente de finanças da TAP M&E Brasil, Gláucia Loureiro, no dia 23. Segundo ela, já foram encaminhadas 650 reclamações formais de trabalhadores sobre o Plano de Cargos. Os questionamentos serão transformados em um documento com 15 perguntas e respostas que será encaminhado aos aeroviários até esta sexta-feira (27/11). O Sindicato ressalta que o número de reclamações não reflete o real descontentamento da categoria, que é bem mais expressivo. Os trabalhadores podem ainda formalizar seu descontentamento no setor de RH da empresa. Sobre o aumento de 45% no plano de saúde, Gláucia informou que irá esclarecer os motivos do reajuste também através de documento. O Sindicato solicitou acesso aos contratos e tabelas do plano anterior e do atual, para avaliá-los e repassar informações à categoria. A entidade também reivindicou que a TAP M&E amplie sua participação no custeio do plano de saúde, para que seja reduzida a contrapartida dos trabalhadores.
dezembro. O Sindicato conseguiu garantir a data-base da categoria. O SNETA, aparentemente numa tentativa de ganhar tempo, não apresentou nenhuma consideração sobre a proposta dos trabalhadores. A posição das empresas é esperada para o dia 1º. Aviação Regular - Nas reuniões dos dias 18 e 25 de novembro, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) foi intransigente em defender um reajuste igual à inflação deste ano. A previsão é de que o INPC acumule 4,2% em 2009. Os sindicatos de trabalhadores questionaram a proposta, defendendo 10% de reajuste para garantir ganho real às categorias. E argumentaram sobre o crescimento dos lucros das empresas do setor, tanto das maiores companhias (TAM e Gol) como das demais. As empresas também querem ampliar de 30 para 60 dias o período para compensação de horas extras. AUXILIARES - O Sineata, que representa as empresas de Serviços Auxiliares, nega-se a negociar com os sindicatos de aeroviários. A campanha deve ir parar na Justiça como dissídio.
Trabalhadores reúnem-se com novo AGU José Cruz/ABr
O presidente do Sindicato e da Fentac/ CUT, Celso Klafke, participou nesta terçafeira (24/11) de reunião com o novo Advogado Geral da União, Luís Inácio Adams (foto), em Brasília. O objetivo da reunião foi a apresentação do relatório parcial do Grupo de Trabalho que analisa a proposta de acordo sobre o Aerus. Também participaram a secretária-geral de Contencioso da AGU, Grace Maria, a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Graziella Baggio, o advogado dos sindicatos cutistas Castagna Maia, o diretor do SNA em Brasília, Henrique Jr.,
e o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas da Transbrasil (AAPT), Francisco Thomaz. O documento aponta para a não viabilidade de um acordo com a União que beneficie o Aerus. Os representantes dos trabalhadores questionaram a ausência, no relatório, da extinção ilegal da terceira fonte do Aerus, da ação que originou a SL 127, dos créditos de ICMS da Varig, e a discrepância entre os números da AGU e os calculados pela Varig e Aerus na ação de defasagem tarifária. O ministro-chefe concedeu à Fentac/CUT e ao SNA a possibilidade de questionar formalmente o relatório.
Um ano de 14 Bis O Espaço Cultural 14 Bis completou um ano de atividade no último dia 21. A iniciativa e concepção do espaço foi coordenada pela Diretoria de Cultura e Lazer do Sindicato. O local estará aberto nesta sexta-feira (27/11), a partir das 17 horas, para happy hour. O espaço é destinado a sócios, seus dependentes e convidados que não sejam da categoria. O espaço tem sido muito utilizado para comemorações de aniversários. A cerveja Skol sai por 3 reais.
Daiani Cerezer/CUTRS
“Viva a unidade da classe trabalhadora”
EXPEDIENTE
Marchas passaram pelo Largo Glênio Peres e Palácio Piratini
Apesar da chuva, cerca de três mil trabalhadores foram as ruas na última sexta-feira (20/11), na realização da 14ª Marcha dos Sem e da III Marcha Zumbi dos Palmares. As marchas unificadas denunciaram a corrupção no governo estadual e defenderam o Fora Yeda, a redução da jornada para 40 horas, o fim do fator previdenciário, o Pré-sal, o fim da criminalização dos movimentos sociais e do extermínio da juventude negra, a Petrobrás 100% estatal, a soberania dos povos, as reparações, a aprovação do estatuto da igualdade racial original, as reformas urbana e agrária e os direitos sociais.
RECADASTRAMENTO - Os participantes do Aerus devem acessar o site www.aerus.com. br, para efetivar seus cadastros, ou consultar a situação do seu processo. Quem não tiver seu recastramento aprovado até 30 de novembro terá seus pagamentos suspensos a partir de dezembro.
Curtas MISSA ECUMÊNICA - Os sindicatos cutistas e a Fentac/ CUT promovem, nos dias 26/11, 1º/12 e 4/12 missas, em sete cidades do país, em memória dos aposentados e pensionistas já falecidos do Aerus e Aeros e de intenção ao restabelecimento dos enfermos. O Sindicato está em busca da confirmação de disponibilidade do Salão Nobre da Câmara de Vereadores de P. Alegre. Mais informações na próxima edição. PNEUS - O Sindicato firmou convênio com a Bellenzier Pneus, revendedora oficial Goodyear, para oferecer descontos e condições especiais aos associados, inclusive cortesias. Em Porto Alegre, as lojas ficam nas avenidas Dom Pedro II, nº 1168, e AJ Renner, nº 200. Mais informações sobre o convênio no site www.aeroviarios.org.br. ADV. PREVIDENCIÁRIO - O atendimento dos advogados previdenciários, na sede do Sindicato, é nas quartas-feiras, das 16h30min às 18 horas, por ordem de chegada. COOPTRANS - A cooperativa de crédito solidário dos trabalhadores dos Transportes convida os aeroviários a participarem da iniciativa. Mais informações no Sindicato, à tarde, ou pelo tel. 3343-8552.
Aerofolha é uma publicação do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre Rua Augusto Severo, 82 - São João - Porto Alegre - RS - CEP 90240-480 - Fone/Fax: 51 3343-4302 www.aeroviarios.org.br -
[email protected] - Diretor de Imprensa: Henri Rupp (
[email protected]) Projeto gráfico e editoração: Agência Virya (www.virya.net -
[email protected] - Tel.: 51 4062-9991). O conteúdo deste veículo é de inteira responsabilidade da direção do Sindicato. Editado em 25/11/2009. Tiragem: 1,5 mil exemplares.