Ano XXII - Edição 225
Aeroviários decidem nesta quinta sobre PLR da TAM Assembléia itinerante será realizada, no dia 13, nos três turnos, no Aeroporto Salgado Filho
A nova proposta da TAM para o PLR 2008 reduz a participação do Índice de Satisfação do Cliente (NPS) nos cálculos do pagamento do plano de 50 para 30%. Nela, o lucro bruto (EBIT) passa a representar 70% do cálculo. Pela proposta, o máximo a ser distribuído será 6,98% do
EBIT e, em um cenário com resultados mínimos, o PLR ficará equivalente a 34,9% do salário. Para que os trabalhadores deliberem sobre o tema, os sindicatos cutistas convocam os trabalhadores para assembléia, no dia 13 (quinta-feira), nas principais bases do país. Em Porto Alegre, ela será itinerante,
Táxi Aéreo: “zero não vai dar” Segundo SNETA, empresas alegam não poder reajustar salários. Posição não é oficial. Sindicatos de trabalhadores rechaçam crise nessas proporções.
Os sindicatos cutistas de aeroviários e aeronautas e a Fentac/CUT participaram, esta tarde (12/11), de reunião com o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA). O encontro, na sede da Federação, é o segundo junto à entidade patronal para negociação da campanha salarial deste ano. Os representantes do SNETA afirmaram que a crise econômica mundial irá prejudicar as negociações. Muitas empresas do segmento dizem não ter condições de pagar reajustes aos trabalhadores, mas essa posição ainda não é a oficial do sindicato
patronal. Como contraponto, os sindicatos de trabalhadores e assessorias econômicas ressaltaram que, até o terceiro trimestre do ano, a situação do setor era de crescimento de demanda e lucro das empresas. “(...) o que permite uma negociação em melhores condições”, afirmam. Eles reforçaram a necessidade de aumento de todos os itens econômicos, conforme a proposta dos trabalhadores. A próxima reunião de negociação com o SNETA será no dia 26.
nas dependências do Aeroporto Salgado Filho, durante os três turnos de trabalho. As entidades seguem lutando junto a empresa por um PLR de, no mínimo, um salário. Para os sindicalistas, “a nova proposta da TAM continua essencialmente igual a anterior, muito distante da vontade dos trabalhadores”.
Sata é denunciada por atrasos junto à SRTE A Sata deveria, até o dia 7 de novembro, realizar as rescisões dos trabalhadores demitidos. Contudo, não o fez. Em resposta, o Sindicato assessorou vários trabalhadores, que já ingressaram com ações judiciais visando o pagamento do Fundo de Garantia (FGTS) e Seguro Desemprego. A entidade orienta a todos a buscar seus direitos, em casos de omissão da empresa. Os salários deste mês, que também deveriam ter sido pagos até o dia 7, seguem em atraso. O Sindicato já encaminhou denúncia à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Presidente do Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco sofre atentado Na manhã do dia 6 de novembro, o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco, Luiz Pedro de Lucena, sofreu um atentado em frente à sede da entidade. Por volta das 9h30min, ele foi atingido por vários tiros, disparados por dois homens em uma moto. Na mochila que trazia tudo ficou intacto, o que confirma a hipótese de tentativa de execução. Lucena está hospitalizado, em estado grave, e já foi operado para a retirada dos projéteis que o atingiram. Os dirigentes sindicais cutistas do setor aéreo ficaram chocados com o crime. A Fentac/CUT, a CNTT/CUT e sindicatos filiados
exigiram do governo de PE a rápida apuração dos fatos, para que o crime não fique impune. Consternados, uma das maiores preocupações dos sindicalistas é de que, como a execução foi frustrada, os criminosos façam novo atentado contra o dirigente. Por isso, eles buscam junto ao governo a garantia de segurança e proteção de Lucena até a solução do caso. Os sindicatos já encaminharam ofício à Secretaria de Segurança Pública de PE e ao gabinete do governador. Para os sindicalistas, é um absurdo admitir que, num Estado democrático, crimes dessa ordem, absolutamente covardes, ainda aconteçam.
Aeromot Aeronaves/Aeroespaço constrange e atrasa novamente salários O Sindicato já encaminhou, junto à SRTE (antiga DRT), denúncia contra a Aeromot Aeronaves/Aeroespaço pelo não pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês. É o terceiro mês consecutivo em que a empresa atrasa os pagamentos dos funcionários. A folha foi paga no dia 10, mas deveria ter sido paga até o dia 7
deste mês. O repasse dos valores para o Sesi também não foi respeitado pela empresa. Com isso, alguns funcionários foram constrangidos ao tentar utilizar o cartão Sesi e descobrir que o mesmo estava bloqueado no caixa das lojas da rede de serviços. Segundo a empresa, a situação já foi regularizada.
Fentac promove evento de formação sobre NTEP e Saúde no Trabalho A Fentac/CUT realiza, na próxima semana, o seminário “Desenrolando o NTEP”, sobre o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, em parceria com o INST-CUT, e apoio da DGB Bildungswerk. A atividade acontece no dia 19, das 8h30 às 16h30, no Centro de Eventos do hotel Arcos Rio Palace, no Rio. No dia 20, no local, é realizada oficina do projeto Vida Viva, sobre saúde e segurança no Trabalho. Mais de 60 sindicalistas das seis entidades filiadas à Federação estão confirmados. Informações pelo fone (21) 2232.9385.
Espaço 14 Bis é inaugurado no dia 21 Os ingressos para a inauguração do Espaço Cultural 14 Bis já estão disponíveis na sede do Sindicato. O local comporta 150 pessoas e os convites serão distribuídos de forma antecipada. Sócios e dependentes podem retirálos mediante apresentação da carteirinha. A inauguração será no dia 21 de novembro, às 20h30min. Não haverão ingressos na hora do evento.
EDITORIAL
O Sindicato alerta aos trabalhadores da Aeromot Aeronaves/Aeroespaço que não há PDV ou vantagens oferecidas pela empresa a quem quiser ser dispensado. O que vem ocorrendo é o anúncio de que quem quer sair tem esse direito e pode encaminhar-se para o setor de RH. Mas afinal – ponderam os sindicalistas – esse direito todos sabem que têm, uma vez que não são propriedade, servos ou escravos desta e de nenhuma empresa. Portanto, o PDV na Aeromot traduz-se como uma falácia, um assédio, uma intimidação da empresa junto aos seus funcionários. A constituição brasileira garante que os cidadãos do país são livres. A Aeromot não deveria usar desse expediente para iludir os trabalhadores.
A Swissport realiza, no dia 5 de dezembro, eleição para a escolha dos representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa. O período de inscrição das chapas vai do dia 7 ao dia 22 de novembro. A posse dos eleitos está marcada para 7 de janeiro de 2009.
Expediente
Falácia ou ironia
Swissport realiza eleições da CIPA
Aerofolha é uma publicação do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre
Rua Augusto Severo, 82 - São João - Porto Alegre - RS - CEP 90240-480 - Fone/Fax: 51 3343-4302 www.aeroviarios.org.br -
[email protected] - Diretor de Imprensa: Henri Rupp (
[email protected]) Projeto gráfico e editoração: Agência Virya (www.virya.net -
[email protected] - Tel.: 51 4062-9991). O conteúdo deste veículo é de inteira responsabilidade da direção do Sindicato. Editado em 12/11/2008. Tiragem: 1,5 mil exemplares.