Actos De Fala_finf

  • Uploaded by: Helena Maria
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Actos De Fala_finf as PDF for free.

More details

  • Words: 338
  • Pages: 2
ACTOS DE FALA ACTO ILOCUTÓRIO: aquele em que um acto discursivo não só produz um enunciado, mas realiza também uma acção.

1. ACTOS ASSERTIVOS: expressam a relação entre o locutor e a verdade do enunciado, por outras palavras, no acto assertivo, o locutor acredita que aquilo que diz é verdade. Exprime uma certeza. São assertivos os seguintes actos: afirmar, negar, informar, descrever, concordar, discordar, responder... Ex: a) A Maria fez o almoço. b) O dia amanheceu cinzento.

2. ACTOS DIRECTIVOS: quando o locutor pretende levar o interlocutor a realizar uma acção. Pode traduzir-se em sugestões, perguntas, ordens, avisos, pedidos, etc. Exprime uma ordem ou pedido. São directivos os seguintes actos: perguntar, ordenar, pedir, implorar, convidar, permitir, aconselhar, avisar, atrever-se a, desafiar... Ex: a) Seria melhor fazeres o exame. b) Despacha-te! c) O que achaste do encontro?

3. ACTOS COMPROMISSIVOS: quando o locutor se compromete com o desenrolar futuro de uma acção expressa no enunciado. Exprime um compromisso futuro. São compromissivos os seguintes actos: prometer, comprometer-se, garantir, assegurar, afiançar, jurar, apostar...

Ex: a) Vou realizar uma grande viagem! b) Lá estarei à hora combinada.

4. ACTOS EXPRESSIVOS: quando o locutor expressa as suas atitudes ou o seu estado psicológico. Transmite uma expressão emocional. São actos expressivos: agradecer, congratular, pedir desculpa, dar boas-vindas, apresentar condolências, felicitar, saudar... Ex: a) A reunião correu bem! b) Bom dia!

5. DECLARAÇÕES: quando o locutor faz com que o conteúdo do enunciado coincida com a realidade. Ex: a) Está aberta a sessão. ( Só é uma declaração, se uma reunião ou uma assembleia for a iniciar e for proferida pela pessoa que preside à reunião.) b) Declaro-vos marido e mulher. (casamento e padre)

6. DECLARAÇÕES ASSERTIVAS: o locutor, pelo seu estatuto social ou profissional, está em condições de criar uma nova realidade, mas surge directamente implicado na verdade do enunciado que produz. Ex: a) É a resposta do João que está certa. (é uma declaração assertiva se o enunciado for proferido, por exemplo, por um professor.) b) É fundamental que deixe de fumar. (médico)

Related Documents

Actos De Habla 2.06
May 2020 12
Actos De Fala_finf
June 2020 3
Actos De Habla1
May 2020 5
Programa De Actos 2006
October 2019 14
Programa De Actos
May 2020 4
Actos De Habla
June 2020 9

More Documents from ""

June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0
June 2020 0