Exploração da actividade Teste
Actividade TESTE A actividade teste permite criar e configurar testes. As perguntas são guardadas por categorias, numa base de dados, e podem ser reutilizadas noutros testes. A configuração dos testes compreende, entre outros, a definição do período de disponibilidade, a apresentação de feedback automática, a possibilidade de diversas tentativas. Tipos de perguntas: - Calculada; - Descrição; - Ensaio; Correspondência correcta; - Escolha múltipla; - Verdadeiro / falso; - Resposta curta; - Resposta curta aleatória.
Começar um teste... Clique em Adicionar uma actividade e, de seguida, escolha a opção Teste. Surge uma janela com vários campos, que devem ser preenchidos/configurados. Nome: nome do teste
Introdução: texto introdutório do teste
Abrir o teste: data a partir do qual o teste estará disponível para os alunos
O teste termina: data em que o teste deixará de estar disponível para os alunos
Centro de Competência de Tecnologias Educativas da UA
Milena Jorge
1
Exploração da actividade Teste
•
Tempo limite: um teste por defeito não tem tempo limite para ser realizado. Se for especificado, neste campo, um tempo limite, aparece um cronómetro na janela do teste, mostrando o tempo que resta para a conclusão do mesmo. Quando o tempo terminar as respostas do aluno são enviadas automaticamente para o ambiente, com as respostas respondidas. Se um aluno tentar enviar as respostas após terminado o tempo, a nota será automaticamente zero.
•
Perguntas por página: permite definir o número de perguntas que o aluno verá por página, se numa só página, com barras de deslocamento, ou se várias perguntas por página. Por defeito, o moodle, coloca as perguntas numa só página.
•
Perguntas misturadas aleatoriamente: permite definir se a ordem das perguntas é a mesma para todos os alunos, ou se numa ordem aleatória escolhida pelo sistema para cada aluno.
•
Baralhar dentro das perguntas: quando uma pergunta do teste tem várias alternativas, essas alternativas podem ser apresentadas aos alunos sempre na mesma ordem ou numa ordem aleatoriamente determinada pelo sistema.
•
Tentativas permitidas: o professor decide se o aluno pode tentar responder o teste um número limitado ou ilimitado de vezes.
•
Cada tentativa é construída a partir da última: se for permitida mais de uma tentativa para realizar o teste, então o professor decide se o aluno poderá completar o teste em várias etapas (da segunda vez em diante o sistema mostrará as respostas das tentativas anteriores) ou se a cada tentativa o teste deverá ser completamente respondido.
•
Modo adaptável: se escolher a opção Sim, para este campo, então, o aluno poderá tentar responder a mesma pergunta, mais de uma vez, na mesma tentativa de responder o teste. Se ele respondeu erradamente a uma das questões ele poderá tentar respondê-la novamente com uma penalidade no valor da questão a cada nova tentativa. O valor da penalidade é estabelecido no próximo campo da janela de configuração.
Centro de Competência de Tecnologias Educativas da UA
Milena Jorge
2
Exploração da actividade Teste •
Método de avaliação: sendo permitidas múltiplas tentativas, existem diferentes formas de avaliação para calcular a classificação final do aluno no mini-teste. - Nota mais alta: a classificação final é a mais elevada (melhor) em qualquer tentativa. - Nota média: a classificação final é a média (simples média) de todas as tentativas. - Primeira nota: a classificação final é a que se obtém na primeira tentativa (as outras tentativas são ignoradas). - Última nota: a classificação final é aquela que é obtida apenas na última tentativa.
•
Aplicar penalizações: se um teste tiver modo adaptativo, então, permite-se que o aluno corrija a resposta que deu a uma questão na mesma tentativa de responder ao teste. Neste caso pode-se impor uma penalidade com um valor de penalidade definida para cada questão. Esse valor é subtraído do valor original da questão.
•
Algarismos decimais nas notas: número de casas decimais na nota final do teste.
•
Os alunos podem fazer revisão: Este campo permite controlar se o aluno pode rever suas tentativas de resposta a um teste.
•
Mostrar teste numa janela segura: A janela segura tenta fornecer alguma segurança aos testes (tornando a cópia e fraude mais difíceis) restringindo algumas acções do navegador usado pelo aluno. O que acontece é que: -
Javascript é obrigatório no navegador; O teste aparece numa janela sem a barra de ferramentas; Algumas acções do rato ficam desactivadas; Alguns comandos de teclado ficam bloqueados.
Centro de Competência de Tecnologias Educativas da UA
Milena Jorge
3
Exploração da actividade Teste
•
Exigir palavra chave: é possível estabelecer uma senha para que o aluno tenha acesso ao teste. Essa senha é transmitida aos alunos
pelo professor. •
Exigir endereço de rede (IP): se o professor desejar que os alunos façam o teste na sala/laboratório de informática (como uma prova, por exemplo) é possível especificar o endereço IP do laboratório e o teste só poderá ser acedido se o aluno estiver num computador dessa sala/laboratório.
•
Tipo de Grupo: se os participantes da disciplina estiverem divididos em grupos, pode-se decide se o teste destina-se a um grupo, a nenhum grupo (sem divisão em grupos) ou se todos os membros de todos os grupos podem ver e responder ao teste.
•
Visível: enquanto o teste estiver a ser elaborado (pelo professor) é desejável que ele esteja oculto para os alunos. Depois de um aluno responder ao teste não se pode acrescentar ou remover questões. Apenas alterar a resposta certa de uma ou mais questões.
Pode, ainda, definir os feeback, em níveis de avaliação:
Centro de Competência de Tecnologias Educativas da UA
Milena Jorge
4